MATO GROSSO DO SUL
Setesc realiza Encontro de Gestores Públicos Municipais para alinhar diretrizes em cultura, esporte e turismo
![](https://minhatreslagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a4c1641efece90a153d08503bc6ff106.jpeg)
A Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) promoverá, entre esta quarta-feira (5) e sábado (8), o Encontro de Gestores Públicos Municipais. O evento, que ocorrerá no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, tem como objetivo apresentar as principais diretrizes da Setesc e de suas fundações para o ano de 2025, promovendo a troca de experiências entre os gestores municipais das áreas de cultura, esporte e turismo.
Com a recente mudança de administrações municipais – mais de 70% das prefeituras do estado passaram por alterações nas últimas eleições – o encontro se torna uma oportunidade fundamental para que os novos gestores compreendam as políticas públicas estaduais e alinhem suas estratégias de atuação com as diretrizes do Governo de Mato Grosso do Sul.
Cada setor terá um encontro específico para abordar suas respectivas pautas. Nesta quarta-feira (5), a Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) apresentará seus editais e políticas de promoção dos destinos turísticos do Estado.
Na quinta (6) e na sexta-feira (7), a FMCS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) tratará de temas como leis de incentivo, convênios, estratégias de comunicação, patrimônio cultural e economia criativa. Já a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) promoverá o V Fórum Estadual de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, nos dias 7 e 8 de fevereiro.
Durante o fórum esportivo, gestores municipais terão acesso ao planejamento estratégico da Fundesporte para 2025, incluindo o calendário esportivo e as diretrizes para firmar parcerias e acessos a convênios. Além disso, o evento contará com a palestra do professor doutor Philipe Rocha de Camargo, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), sobre planejamento estratégico na gestão esportiva.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, reforça a importância do evento para a gestão municipal. “O Encontro de Gestores é uma oportunidade essencial para integrar os gestores municipais com as políticas estaduais e fortalecer as áreas de cultura, turismo e esporte em Mato Grosso do Sul. Acreditamos que a construção coletiva dessas políticas resultará em um estado mais conectado e eficiente”.
Confira a programção completa:
Turismo – 5 de fevereiro
14h – Apresentação das ações da Fundtur para 2025
15h – Editais da Fundtur
15h30 – Políticas públicas do Turismo
16h – Ações de promoção dos destinos turísticos de MS
Cultura – 6 e 7 de fevereiro
06/02
8h – Abertura
9h – Estrutura organizacional da FCMS
9h30 – Leis de incentivo e convênios
10h30 – Comunicação e aplicação de marcas
11h – Programa estadual de artesanato e moda
14h – MS Cultural e festivais
16h10 – Economia criativa
07/02
8h – Sistemas de bibliotecas, museus e arquivos
9h – O Iphan e o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural
10h30 – Empreendedorismo no setor cultural
11h – Parcerias estratégicas e municipalismo
Esporte – 7 e 8 de fevereiro
07/02
13h30 – Credenciamento
14h00 – Abertura
14h30 – Organograma e funcionamento da Fundesporte
15h00 – Lei de Incentivo ao Esporte
16h00 – Convênios e parcerias
17h30 – Unidade de Capacitação
08/02
08h00 – Diretoria de Formação
10h15 – Diretoria de Vivência
11h00 – Programa MS Desporto Escolar
13h30 – Diretoria de Excelência
15h30 – Palestra sobre planejamento estratégico (Prof. Dr. Philipe Rocha de Camargo – UFMS)
17h30 – Encerramento
Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto: arquivo/Setesc
Fonte: Governo MS
![MINHA TRÊS LAGOAS](https://minhatreslagoas.com.br/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://minhatreslagoas.com.br/wp-content/uploads/2020/07/728x90-1.jpg)
MATO GROSSO DO SUL
Curso de Auditoria Baseada em Riscos é ministrado para servidores da CGE-MS
![](https://minhatreslagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2a6b5e0921f6b7644c32d0cb2ab792ce.jpeg)
A iniciativa faz parte do Plano Anual de Capacitação e tem foco no aprimoramento dos trabalhos da Controladoria.
Na manhã de hoje (4), servidores da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) lotados na Auditoria-Geral do Estado (AGE) – área responsável pelo gerenciamento das atividades de auditoria, fiscalização, orientação e acompanhamento em órgãos estaduais – participaram da abertura do curso Auditoria Baseada em Riscos. A iniciativa faz parte do Plano Anual de Capacitação (PAC), que visa o aprimoramento técnico de servidores do Órgão.
Ministrado pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson Souza, o curso tem duração de 20 horas e será desenvolvido até a próxima sexta-feira (7). Segundo ele, além de gerar mais valor para as entregas estaduais, a iniciativa estimula a capacitação dos servidores para melhor aplicação de recursos públicos em benefício da sociedade.
“Trabalhamos o processo da Auditoria Baseada em Riscos com fundamento nas normas nacionais e internacionais, que garantem qualidade e credibilidade para a atividade de auditoria interna. O objetivo, portanto, é obter maiores resultados em trabalhos que geram mais efetividade para a Administração Pública. Consequentemente, isso se converterá em melhores serviços de saúde, educação e segurança para a população”, destacou.
Por meio de avaliações e consultorias, a auditoria interna envolve processos de planejamento, testes, inspeções físicas e exames documentais. “O objetivo do curso é aprimorar a competência dos auditores, que já utilizam a abordagem baseada em riscos na definição do escopo e extensão dos procedimentos das auditorias que realizam. A expectativa é de amadurecimento no desenvolvimento dos trabalhos de maneira a torná-los cada vez mais estratégicos e eficientes”, explicou a auditora-geral do Estado, Patrícia Salamene.
Para o auditor do Estado e chefe da Unidade Setorial de Controle Interno na Secretaria de Estado de Administração (SAD), Thiago Augusto Ferreira, o curso é indispensável para os servidores que atuam nas Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI’s) – que têm por finalidade prestar assistência direta e imediata aos gestores no desempenho de suas atribuições quanto aos assuntos e as providências relativas à auditoria interna governamental, correição, ouvidoria, transparência pública, controle social, governança pública e compliance.
“Iniciativas como essa são essenciais para nortear o trabalho que desenvolvemos nas USCI’s, pois nos fornece conhecimento para que atuemos de forma preventiva no dia a dia, o que faz com que as atividades de controle interno realizadas pelas Unidades agreguem ainda mais valor aos órgãos e entidades do Estado de Mato Grosso do Sul”, pontuou.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaiane Firmino
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Rematrícula para os projetos da Cultura iniciam nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Três Lagoas discute criação de Fundações de Esporte, Turismo e Cultura com o Governo do Estado
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Três Lagoas visa ser a porta de entrada da Rota Bioceânica
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Com apoio da Prefeitura e Governo do Estado, Hospital Auxiliadora amplia número de leitos
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Prefeitura de Três Lagoas alerta sobre golpe envolvendo falsa notificação de irregularidade em alvará
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
1ª Reunião do Comitê da Dengue emite sinal de alerta em Três Lagoas após casos confirmados de DEN-3
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Defesa Civil alerta para possíveis chuvas intensas em Três Lagoas neste final de semana
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrás
SEMEC divulga lista de designação da 2ª etapa de pré-matrículas da REME 2025