TRÊS LAGOAS
Três Lagoas discute criação de Fundações de Esporte, Turismo e Cultura com o Governo do Estado

A Prefeitura de Três Lagoas, representada pelas secretarias de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (SEDECT), participou de importantes reuniões no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, nos dias 30 e 31 de janeiro. O objetivo do encontro foi discutir o planejamento para a criação das fundações municipais de Esporte, Turismo e Cultura.
Participaram das reuniões os secretários Walter Dias (Hulk), da SEJUVEL, e Marcos Antônio Gomes Júnior, da SEDECT, além do diretor de Cultura, Stênio Congro. As reuniões foram realizadas na Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR) e na Casa Civil do Estado.
Durante os encontros, Stênio Congro destacou a importância da aproximação entre a Diretoria de Cultura do município e o Governo do Estado. “Estivemos com Eduardo Mendes Pinto, presidente da Fundação de Cultura, para apresentar nossa diretoria e estreitar parcerias. Nossa intenção é estimular e movimentar a cultura sul-mato-grossense em Três Lagoas. Entregamos ofícios e projetos que representam nosso compromisso com o setor”, afirmou.
Já Marcos Antônio Gomes Júnior ressaltou os temas abordados na reunião com Marcelo Miranda, secretário da SETESC. “Conversamos sobre diversos assuntos voltados para o desenvolvimento do esporte, lazer, turismo e cultura em nosso município. Um dos pontos mais importantes foi a estrutura necessária para criarmos as fundações desses três setores”, destacou o secretário da SEDECT.
Por sua vez, Walter Dias (Hulk) enfatizou que a pauta principal foi a busca por informações sobre o processo de criação das fundações. “Nosso foco foi entender como viabilizar as fundações de Cultura, Turismo e Esporte. Também tratamos sobre reformas, como a do Ginásio de esportes, e a possibilidade de novas estruturas para o setor esportivo. O presidente da SETESC nos orientou sobre os passos necessários para a implantação das fundações, incluindo a formação de fóruns de discussão, a criação dos conselhos municipais e a elaboração de um plano municipal de ações para cada setor. Com isso, poderemos estruturar as fundações e acessar recursos diretos, garantindo um desenvolvimento mais dinâmico para Três Lagoas”, explicou Hulk.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS


TRÊS LAGOAS
Diretora da SEDECT visita áreas para criação de turismo rural em Três Lagoas

Ontem, 26 de março, a Prefeitura de Castilho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS), realizou uma visita guiada às áreas rurais do município. A ação contou com a participação da diretora de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), da Prefeitura de Três Lagoas, Monica Ferreira Porto, e dos alunos do curso de Agricultura Rural de Castilho e Três Lagoas.
O objetivo foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer os desenvolvimentos do agronegócio e suas ramificações turísticas, além de avaliar a viabilidade de implementar uma rota de turismo rural na região.
A visita foi conduzida pelo professor do SENAR, José Alcimero, pela professora de Turismo Rural, Grazielee Groco, e pela chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural, Larissa Camata. Durante o percurso, o grupo visitou três propriedades rurais: o rancho “Aizawa”, a fazenda “Caçula” e a fazenda “São Sebastião”. Todas as propriedades pertencem a alunos do curso oferecido pelo SENAR.
A primeira parada foi no rancho “Aizawa”, onde os proprietários, com apenas cinco meses de atividade, apresentaram o crescimento da propriedade, seus desafios até o momento e a proposta turística, que inclui a visitação ao local e a construção de um futuro deck para pescaria.
A segunda parada foi na fazenda “Caçula”, que possui uma propriedade maior e está em operação há mais tempo. A fazenda se destaca pela produção de mel, seu principal produto, além de possuir áreas de arrendamento e plantação. O foco turístico da fazenda é a criação de um restaurante com comidas típicas rurais e a venda de mel, com planos para permitir, no futuro, que os turistas visitem as colmeias usando roupas especializadas para a atividade.
A visita foi concluída na fazenda “São Sebastião”, que se destaca pelo cultivo de frutas e por sua vasta área rural. A propriedade está planejando a construção de bangalôs à beira do rio, com a proposta de apoiar pescadores e atrair turistas interessados na vivência do campo.
A diretora de Turismo, Monica Ferreira Porto, descreveu a experiência como encantadora e enriquecedora: “Estou ansiosa para iniciar o projeto de uma rota turística rural no município. Temos todos os elementos necessários para que o projeto seja um sucesso. Hoje, observei a beleza das nossas áreas rurais, e é impressionante a riqueza de biodiversidade e do agronegócio que temos. A população precisa conhecer mais sobre o rural de Três Lagoas”, afirmou.
Confira as imagens das visitas:
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
TURISMO3 dias atrás
Brasília vai perder voos diretos da Aerolíneas para Buenos Aires
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás
Curso sobre compostagem capacita agricultores do Assentamento Palmeira
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás
Casa do Trabalhador de TL está com 449 vagas de empregos disponível nesta sexta-feira (21)
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás
Prefeitura implanta área de espera exclusiva para motocicletas em cruzamentos com semáforo
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás
UMA NOITE INESQUECÍVEL – Crianças da Casa de Acolhimento vivem experiência especial em Três Lagoas
-
POLÍTICA MS7 dias atrás
Agenda: CCJR, visitas de acadêmicos e sessões plenárias são destaques da semana
-
POLÍTICA MS6 dias atrás
VI Seminário: Gestão hídrica diante das mudanças climáticas é o desafio para MS
-
POLÍTICA MS6 dias atrás
Projeto institui utilização de tecnologia do reconhecimento facial em MS