TRÊS LAGOAS
1ª Reunião do Comitê da Dengue emite sinal de alerta em Três Lagoas após casos confirmados de DEN-3

A primeira reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti aconteceu na quinta-feira, dia 30 de janeiro. Durante o encontro, os participantes debateram e emitiram um sinal de alerta no município devido à confirmação de três casos de dengue tipo DEN-3. A cidade não registrava esse vírus há 15 anos, tornando a situação epidemiológica preocupante, pois a população está mais suscetível à contaminação.
O evento, promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu representantes de diversas entidades, órgãos, empresas e a sociedade civil, com o objetivo de intensificar as estratégias de combate às arboviroses, com destaque para a programação da Semana de Combate às Arboviroses.
A DEN-3
A Dengue Tipo 3 (DEN-3) é um dos quatro sorotipos do vírus da dengue e, apesar de causar sintomas semelhantes aos demais, apresenta particularidades que aumentam sua preocupação epidemiológica. Sua circulação esteve reduzida por cerca de 15 anos no Brasil, deixando grande parte da população sem imunidade e elevando o risco de surtos severos. Outro ponto, a infecção por DEN-3 em pessoas que já tiveram outro tipo de dengue pode aumentar as chances de formas graves da doença, como dengue hemorrágica.
PAUTAS DISCUTIDAS NO CÔMITE
Durante a reunião, foram apresentados dados epidemiológicos sobre a situação atual de Três Lagoas e as ações promovidas pela Administração Pública no enfrentamento ao mosquito.
A coordenadora do setor de Entomologia da SMS e presidente do Comitê, Georgia Medeiros, explicou sobre a monitoração dos vetores, a instalação de armadilhas e a identificação dos mosquitos. Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Adriana Spazzapan, apresentou um comparativo entre os anos de 2023 e 2024. Além disso, foram discutidos os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue e chikungunya, bem como a realização dos exames para diagnóstico.
O coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira, explanou sobre as principais ações realizadas, incluindo busca ativa, borrifações, recolhimento de pneus, vistorias, mutirões de limpeza e fiscalização de imóveis. A coordenadora de Promoção da Saúde, Aline Martins, destacou as atividades educativas desenvolvidas, como blitz informativas, palestras e apresentações teatrais em escolas e instituições.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Jamila Gomes, abordou as capacitações realizadas para os servidores da saúde, enquanto a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, apresentou informações sobre a vacinação contra a dengue e a ação do Vacina Mais MS – Dengue, que está de plantão aos sábados nas Unidades de Saúde da Família (USF) para vacinar o público-alvo da campanha: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Representando a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Thiago Toshio detalhou as ações de fiscalização de terrenos, aplicação de multas e orientações à população. Em complemento, foi realizada uma exposição sobre o ciclo biológico do Aedes aegypti e outras espécies de mosquitos, com demonstrações de amostras e o uso de microscópio.
Georgia, presidente do Comitê, ressaltou que a Prefeitura, por meio da SMS, está à disposição para realizar orientações em empresas, trabalhos educativos em escolas e outras ações de conscientização para o combate ao mosquito.
Além dos setores da SMS e SEINTRA, estiveram presentes na reunião representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Defesa Civil, Conselho Municipal de Saúde, Exército, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe), Partido dos Trabalhadores (PT) e Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED), Núcleo Regional de Saúde e Secretaria do Estado de Saúde (SES).
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS


TRÊS LAGOAS
Deptran participa do “I Encontro Estadual sobre Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais” de 2025

Gestores do Departamento de Trânsito (Deptran) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) participaram do “I Encontro Estadual sobre Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais – 2025”. O evento teve como objetivo fortalecer a capacitação dos gestores municipais e reafirmar o compromisso com a redução de acidentes.
A iniciativa, promovida pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS), reuniu gestores de trânsito dos 79 municípios do estado, especialistas em segurança viária e autoridades estaduais e nacionais.
Um dos principais temas debatidos foi o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, especialmente em áreas urbanas e comunidades indígenas, onde a imprudência e a falta de equipamentos de segurança são fatores predominantes.
A mobilidade urbana também foi apontada como um grande desafio, com ênfase na integração entre pessoas, normas e infraestrutura. A falta de conscientização da população surgiu como um dos principais entraves, evidenciando a necessidade de ações educativas e preventivas no trânsito.
O diretor do Departamento de Trânsito, José Aparecido de Moraes, destacou que o município de Três Lagoas apresenta altos índices de desrespeito às normas de trânsito e imprudência por parte dos motoristas, problemas que se repetem com frequência.
Além disso, o comandante do Policiamento Rodoviário, Coronel Élcio Almeida, alertou para os riscos nas rodovias, como o excesso de velocidade e as ultrapassagens perigosas, que aumentam a gravidade dos acidentes.
Participaram do encontro o diretor de Trânsito, José Aparecido de Moraes, a coordenadora de educação no trânsito, Carol Feliciano, e dois agentes de trânsito, Munis e Noronha.
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
-
TURISMO3 dias atrás
Brasília vai perder voos diretos da Aerolíneas para Buenos Aires
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás
Curso sobre compostagem capacita agricultores do Assentamento Palmeira
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás
Casa do Trabalhador de TL está com 449 vagas de empregos disponível nesta sexta-feira (21)
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás
Prefeitura implanta área de espera exclusiva para motocicletas em cruzamentos com semáforo
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás
UMA NOITE INESQUECÍVEL – Crianças da Casa de Acolhimento vivem experiência especial em Três Lagoas
-
POLÍTICA MS6 dias atrás
Agenda: CCJR, visitas de acadêmicos e sessões plenárias são destaques da semana
-
POLÍTICA MS6 dias atrás
VI Seminário: Gestão hídrica diante das mudanças climáticas é o desafio para MS
-
POLÍTICA MS6 dias atrás
Projeto institui utilização de tecnologia do reconhecimento facial em MS