MATO GROSSO DO SUL
Governo de MS apresenta projetos de desenvolvimento econômico, social e de meio ambiente na Alems
Os projetos de desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul apresentados pelo Governo do Estado foram destaque na sessão de abertura da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta terça-feira (2). O governador Eduardo Riedel participou da solenidade e anunciou um programa específico para a região do Pantanal, com foco na preservação ambiental, além de ações que serão voltadas a melhoria da infraestrutura produtiva do Estado.
“O pacto pelo Pantanal é um projeto que vai ser debatido nessa Casa, amadurecido, junto com o parlamento de Mato Grosso do Sul. Ele tem foco na preservação, mas principalmente na valorização e na monetização dessa preservação. É algo inédito no país, envolve também as populações tradicionais e todo um sistema, um arcabouço de proteção contra as queimadas”, afirmou Riedel.
O Pacto pelo Pantanal deverá ser apresentado aos deputados e lançado no mês de março. “Envolve recursos internacionais também para o Pantanal. Isso certamente deve ter regulamentação da lei do Pantanal, que já tem avançado. A gente tem pensado o Pantanal como um todo, na educação, no saneamento, na infraestrutura”, explicou o governador.
O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro, também destacou o crescimento econômico e social do Estado, com atenção especial a proteção ambiental.
“Entramos em 2025 com expectativas altas para o Mato Grosso do Sul. As projeções indicam um crescimento de 6,86% no PIB do Estado, reflexo das políticas de desenvolvimento e do esforço coletivo de todos os setores. É nosso papel, como poder legislativo, continuar a criar condições favoráveis para que este crescimento se converta em mais empregos, renda e qualidade de vida para nossa população”, disse Claro.
Outros projetos estruturantes para o Estado também foram apontados pelo governador Eduardo Riedel na abertura da sessão legislativa.
“A Rota da Celulose é um dos projetos prioritários e grandes. Eu destacaria outros grandes projetos, que são igualmente relevantes. Um deles é a hidrovia do Paraguai, que é altamente estruturante e necessário para o Estado. Outro é a BR-163, que vai a mercado também, e é o mesmo valor da Rota da Celulose, algo em torno de R$ 7 bilhões nos quase 900 quilômetros. As ferrovias, o investimento é de R$ 22 milhões por quilômetro, e se torna tão grande quando as rodovias. E os aeródromos, destaco como os principais para o efeito logístico”, pontuou.
Todos os deputados estaduais participaram da solenidade, além dos secretários de Estado, autoridades militares e outras autoridades municipais.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio e sonora do evento
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Curso de Auditoria Baseada em Riscos é ministrado para servidores da CGE-MS
A iniciativa faz parte do Plano Anual de Capacitação e tem foco no aprimoramento dos trabalhos da Controladoria.
Na manhã de hoje (4), servidores da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) lotados na Auditoria-Geral do Estado (AGE) – área responsável pelo gerenciamento das atividades de auditoria, fiscalização, orientação e acompanhamento em órgãos estaduais – participaram da abertura do curso Auditoria Baseada em Riscos. A iniciativa faz parte do Plano Anual de Capacitação (PAC), que visa o aprimoramento técnico de servidores do Órgão.
Ministrado pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson Souza, o curso tem duração de 20 horas e será desenvolvido até a próxima sexta-feira (7). Segundo ele, além de gerar mais valor para as entregas estaduais, a iniciativa estimula a capacitação dos servidores para melhor aplicação de recursos públicos em benefício da sociedade.
“Trabalhamos o processo da Auditoria Baseada em Riscos com fundamento nas normas nacionais e internacionais, que garantem qualidade e credibilidade para a atividade de auditoria interna. O objetivo, portanto, é obter maiores resultados em trabalhos que geram mais efetividade para a Administração Pública. Consequentemente, isso se converterá em melhores serviços de saúde, educação e segurança para a população”, destacou.
Por meio de avaliações e consultorias, a auditoria interna envolve processos de planejamento, testes, inspeções físicas e exames documentais. “O objetivo do curso é aprimorar a competência dos auditores, que já utilizam a abordagem baseada em riscos na definição do escopo e extensão dos procedimentos das auditorias que realizam. A expectativa é de amadurecimento no desenvolvimento dos trabalhos de maneira a torná-los cada vez mais estratégicos e eficientes”, explicou a auditora-geral do Estado, Patrícia Salamene.
Para o auditor do Estado e chefe da Unidade Setorial de Controle Interno na Secretaria de Estado de Administração (SAD), Thiago Augusto Ferreira, o curso é indispensável para os servidores que atuam nas Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI’s) – que têm por finalidade prestar assistência direta e imediata aos gestores no desempenho de suas atribuições quanto aos assuntos e as providências relativas à auditoria interna governamental, correição, ouvidoria, transparência pública, controle social, governança pública e compliance.
“Iniciativas como essa são essenciais para nortear o trabalho que desenvolvemos nas USCI’s, pois nos fornece conhecimento para que atuemos de forma preventiva no dia a dia, o que faz com que as atividades de controle interno realizadas pelas Unidades agreguem ainda mais valor aos órgãos e entidades do Estado de Mato Grosso do Sul”, pontuou.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaiane Firmino
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Rematrícula para os projetos da Cultura iniciam nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Três Lagoas discute criação de Fundações de Esporte, Turismo e Cultura com o Governo do Estado
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Três Lagoas visa ser a porta de entrada da Rota Bioceânica
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Com apoio da Prefeitura e Governo do Estado, Hospital Auxiliadora amplia número de leitos
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Prefeitura de Três Lagoas alerta sobre golpe envolvendo falsa notificação de irregularidade em alvará
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
1ª Reunião do Comitê da Dengue emite sinal de alerta em Três Lagoas após casos confirmados de DEN-3
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Defesa Civil alerta para possíveis chuvas intensas em Três Lagoas neste final de semana
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrás
SEMEC divulga lista de designação da 2ª etapa de pré-matrículas da REME 2025