MATO GROSSO DO SUL
Em posse do TRE, Governo de MS reafirma o compromisso com combate a desinformação e o diálogo construtivo
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) deu posse no final da tarde desta segunda-feira (3), no Bioparque Pantanal, aos novos membros da administração do Tribunal para o biênio 2025-2026. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Riedel que destacou o compromisso do Governo do Estado na construção de políticas públicas conectadas com o anseio da sociedade sul-mato-grossense.
“Temos o desafio de construir uma poderosa agenda de contínuas transformações do nosso cotidiano. Por isso, mais do que nunca, a Justiça, em especial, a Leitoral, expressa a livre vontade da nossa sociedade, com eleições pacíficas no Estado Democrático de Direito, num tribunal independente e imparcial”, registrou.
Em seu discurso, o novo presidente do TRE-MS, Carlos Eduardo Contar, ressaltou a responsabilidade do Tribunal de realizar novas eleições no ano que vem. O magistrado também lembrou a satisfação de ter presidido o Tribunal em duas ocasiões.
No último dia 28, os desembargadores Carlos Eduardo Contar e Sérgio Fernandes Martins foram eleitos, por aclamação, como novos presidente e vice-presidente/corregedor, respectivamente.
O desembargador Sérgio Fernandes Martins iniciou sua trajetória profissional quando assumiu o cargo de Promotor de Justiça Substituto em 1986, por meio de concurso público. Em 2001, foi promovido ao posto de Procurador de Justiça. Ingressou na magistratura como desembargador na vaga correspondente ao quinto constitucional reservada ao Ministério Público, em 2007. Em 2019 assumiu a função de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/MS). Em janeiro de 2021, assumiu a presidência da Corte. Em maio de 2023, foi eleito vice-presidente da Corte Eleitoral.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Curso de Auditoria Baseada em Riscos é ministrado para servidores da CGE-MS
A iniciativa faz parte do Plano Anual de Capacitação e tem foco no aprimoramento dos trabalhos da Controladoria.
Na manhã de hoje (4), servidores da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) lotados na Auditoria-Geral do Estado (AGE) – área responsável pelo gerenciamento das atividades de auditoria, fiscalização, orientação e acompanhamento em órgãos estaduais – participaram da abertura do curso Auditoria Baseada em Riscos. A iniciativa faz parte do Plano Anual de Capacitação (PAC), que visa o aprimoramento técnico de servidores do Órgão.
Ministrado pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson Souza, o curso tem duração de 20 horas e será desenvolvido até a próxima sexta-feira (7). Segundo ele, além de gerar mais valor para as entregas estaduais, a iniciativa estimula a capacitação dos servidores para melhor aplicação de recursos públicos em benefício da sociedade.
“Trabalhamos o processo da Auditoria Baseada em Riscos com fundamento nas normas nacionais e internacionais, que garantem qualidade e credibilidade para a atividade de auditoria interna. O objetivo, portanto, é obter maiores resultados em trabalhos que geram mais efetividade para a Administração Pública. Consequentemente, isso se converterá em melhores serviços de saúde, educação e segurança para a população”, destacou.
Por meio de avaliações e consultorias, a auditoria interna envolve processos de planejamento, testes, inspeções físicas e exames documentais. “O objetivo do curso é aprimorar a competência dos auditores, que já utilizam a abordagem baseada em riscos na definição do escopo e extensão dos procedimentos das auditorias que realizam. A expectativa é de amadurecimento no desenvolvimento dos trabalhos de maneira a torná-los cada vez mais estratégicos e eficientes”, explicou a auditora-geral do Estado, Patrícia Salamene.
Para o auditor do Estado e chefe da Unidade Setorial de Controle Interno na Secretaria de Estado de Administração (SAD), Thiago Augusto Ferreira, o curso é indispensável para os servidores que atuam nas Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI’s) – que têm por finalidade prestar assistência direta e imediata aos gestores no desempenho de suas atribuições quanto aos assuntos e as providências relativas à auditoria interna governamental, correição, ouvidoria, transparência pública, controle social, governança pública e compliance.
“Iniciativas como essa são essenciais para nortear o trabalho que desenvolvemos nas USCI’s, pois nos fornece conhecimento para que atuemos de forma preventiva no dia a dia, o que faz com que as atividades de controle interno realizadas pelas Unidades agreguem ainda mais valor aos órgãos e entidades do Estado de Mato Grosso do Sul”, pontuou.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaiane Firmino
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Rematrícula para os projetos da Cultura iniciam nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Três Lagoas visa ser a porta de entrada da Rota Bioceânica
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Três Lagoas discute criação de Fundações de Esporte, Turismo e Cultura com o Governo do Estado
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Com apoio da Prefeitura e Governo do Estado, Hospital Auxiliadora amplia número de leitos
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Prefeitura de Três Lagoas alerta sobre golpe envolvendo falsa notificação de irregularidade em alvará
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
1ª Reunião do Comitê da Dengue emite sinal de alerta em Três Lagoas após casos confirmados de DEN-3
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrás
SEMEC divulga lista de designação da 2ª etapa de pré-matrículas da REME 2025
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrás
Defesa Civil alerta para possíveis chuvas intensas em Três Lagoas neste final de semana