MATO GROSSO DO SUL
Procon-MS: preço dos combustíveis apresenta variação de até 14% em Campo Grande
Levantamento mensal do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), identificou uma variação de mais de 14% no preço dos combustíveis em Campo Grande. Ao todo, foram monitorados 35 postos localizados nas sete regiões administrativas da Capital.
No período, a média do pagamento à vista ficou em R$ 6,40 para o litro da gasolina comum, R$ 6,69 para o diesel S500 e R$ 6,97 para o diesel S10.
A maior disparidade ocorreu no metro cúbico do GNV (Gás Natural Veicular) na região Central, com uma variação de 14,32% entre os postos pesquisados. Já a variação do preço do etanol no cartão de crédito chegou a 13,67% no Anhanduizinho, área onde escolher o posto mais barato pode render uma economia de até R$ 27 em um tanque de 50 litros.
Em contrapartida, a gasolina se mostrou a mais estável, registrando oscilação de apenas 1,83% no crédito na região do Bandeira.
Comparativo Mensal
No comparativo com maio, o maior preço do litro do etanol apresentou queda de 9,11% no Bandeira, passando de R$ 4,39 para R$ 3,99 nas bombas. Quanto ao menor preço à vista, o menor valor absoluto da pesquisa foi de R$ 3,80 no Centro, enquanto na região da Lagoa o menor preço ficou em R$ 3,85.
O diesel também apresentou recuo. No tipo S10, a queda foi de 9,10% na região do Bandeira, caindo para R$ 6,99. O maior preço do S500, por sua vez, baixou 6,95% no Anhanduizinho, passando de R$ 7,19 para R$ 6,69.
Em relação à gasolina, o maior preço à vista no Centro subiu 2,50%, com o litro sendo comercializado a R$ 6,55. Entretanto, no Anhanduizinho o menor preço à vista recuou 0,32%, saindo por R$ 6,25.
Serviço
Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Junho:
https://tinyurl.com/4cexvkmf
Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Comparativo Maio – Junho:
https://tinyurl.com/24wpwhb9
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus/ProconMS/Arquivo
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Investimentos em infraestrutura e saúde marcaram agenda do Governo de MS em Ladário
Asfalto novo, obras em andamento e novos investimentos marcaram a agenda do Governo de Mato Grosso do Sul terça-feira (23) em Ladário. Ao longo do dia, o governador Eduardo Riedel entregou melhorias urbanas, autorizou uma nova frente de obras, acompanhou empreendimentos voltados à saúde pública e encerrou a programação participando das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, reforçando a parceria entre o Estado e o município.
Entre as entregas, o governador inaugurou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro SEAC. Executadas com investimentos de R$ 22,5 milhões, as intervenções contemplaram a implantação de pavimentação e drenagem, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança viária e qualidade de vida aos moradores.
Na mesma agenda, Eduardo Riedel assinou a ordem de início de serviço para as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do bairro Nova Aliança. A nova etapa de infraestrutura urbana será executada por meio do programa MS Ativo – Municipalismo II, com investimentos de R$ 17,9 milhões.
Somados, os investimentos superaram R$ 40,4 milhões e representaram mais uma frente de expansão da infraestrutura urbana e fortalecimento do desenvolvimento de Ladário.
À tarde, o 6 realizou visita técnica às obras da futura Policlínica de Ladário, empreendimento executado pela Prefeitura Municipal que ampliará a oferta de serviços especializados de saúde. A unidade fortalecerá a rede municipal e ampliará a capacidade de atendimento à população.
Telemedicina
Ao destacar as mudanças observadas em Ladário, o governador Eduardo Riedel afirmou que a evolução da estrutura de saúde do município simboliza uma transformação mais ampla vivida pelo Estado, impulsionada pela integração entre tecnologia e serviços públicos.
“O mais simbólico daqui é que nós temos uma máquina de raio-X digital de última geração. Um município pequeno dificilmente consegue ter especialistas em todas as áreas, mas a tecnologia permite superar isso. O exame é feito aqui e enviado digitalmente para um profissional que faz o laudo e devolve o diagnóstico, permitindo o encaminhamento adequado do paciente. Isso é telemedicina na prática”, afirmou.
Riedel ressaltou que o avanço da telemedicina é resultado de investimentos anteriores em conectividade, por meio da infovia digital, e destacou que os projetos públicos passaram a se complementar, ampliando a capacidade de atendimento nos municípios.
“É consequência de outra ação que fizemos, que é a infovia digital. As coisas vão se conectando. Do primeiro trimestre do ano passado para este primeiro trimestre, nós aumentamos em 516% o uso da telemedicina em Mato Grosso do Sul. É uma curva exponencial, sem volta. Essa prática permite organizar melhor a saúde e oferecer atendimento de qualidade mesmo em cidades menores”, disse.
MS Ativo – Municipalismo II
Na sequência, Riedel acompanhou o andamento das obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade. Os serviços integram o programa MS Ativo – Municipalismo II e receberam investimentos de R$ 2,7 milhões, provenientes de emenda parlamentar.
As intervenções contemplaram a recuperação do pavimento em diversas vias urbanas, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e mais segurança para motoristas e pedestres.
O governador também supervisionou a execução das obras de pavimentação e drenagem em diversas ruas dos bairros Almirante Tamandaré e Alta Floresta, incluindo as vias que integram as linhas de ônibus do município.
Durante agenda em Ladário, o governador Eduardo Riedel ressaltou que o acompanhamento permanente das demandas do município tem permitido acelerar investimentos e manter uma relação próxima com a administração local. Segundo ele, as prioridades são construídas a partir do diálogo e da presença constante nas cidades.
“Viemos a Ladário para percorrer obras, ouvir as demandas e verificar aquilo que está sendo feito e o que ainda precisa ser melhorado. Esse acompanhamento é fundamental para que as decisões tomadas em Campo Grande estejam alinhadas às necessidades da população”, afirmou.
Riedel avaliou que os avanços obtidos em Mato Grosso do Sul são resultado da atuação conjunta entre os diferentes poderes e da capacidade de construir consensos em torno dos interesses do Estado.
“Não existe desenvolvimento sem diálogo e sem convergência. Os projetos são debatidos, aperfeiçoados e construídos em conjunto porque o objetivo maior é Mato Grosso do Sul. Essa harmonia entre os municípios, a Assembleia Legislativa e a bancada federal tem sido decisiva para que o Estado continue avançando”, declarou.
O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, atribuiu os investimentos em andamento no município à união entre os diferentes níveis de governo e ao apoio recebido da bancada federal. Segundo ele, os resultados alcançados são fruto de um trabalho coletivo voltado para atender às demandas da população.
“Se hoje Ladário tem mais de R$ 100 milhões em obras, isso é resultado de uma parceria construída com o Governo do Estado, com a bancada federal e com todos aqueles que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade. Nada disso acontece sozinho”, afirmou.
Arraial do Banho de São João
Encerrando a programação, o governador participou das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Uma chuva fina abençoou a festa.
Reconhecida em 2021 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista.
Com mais de 140 anos de devoção documentada, a tradição está ligada às origens de Corumbá e também é celebrada em Ladário. Segundo a crença popular, na noite de São João, as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo. Por isso, o banho da imagem representa renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásTrês Lagoas conquista títulos e se destaca na etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásJunho prata: Detran-MS promove ação de segurança viária com idosos em centros de convivência de Campo Grande
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásTrês lagoas conquista o 1º lugar estadual e levará experiência do SUS para etapa nacional em Porto Alegre
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias atrásEducação Profissional muda trajetória de jovem da Rede Estadual e transforma planos em futuro
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásCrescimento sustentável de MS na produção de alimentos e energia renovável é destaque em fórum internacional
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásDurante desfile dos 111 anos, prefeito anuncia retomada definitiva da UFN3 e destaca geração de cerca de 7 mil empregos
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásSaúde reforça papel do SUS no enfrentamento ao trabalho infantil durante encontro estadual
































