MATO GROSSO DO SUL
Investimentos em infraestrutura e saúde marcaram agenda do Governo de MS em Ladário
Asfalto novo, obras em andamento e novos investimentos marcaram a agenda do Governo de Mato Grosso do Sul terça-feira (23) em Ladário. Ao longo do dia, o governador Eduardo Riedel entregou melhorias urbanas, autorizou uma nova frente de obras, acompanhou empreendimentos voltados à saúde pública e encerrou a programação participando das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, reforçando a parceria entre o Estado e o município.
Entre as entregas, o governador inaugurou as obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro SEAC. Executadas com investimentos de R$ 22,5 milhões, as intervenções contemplaram a implantação de pavimentação e drenagem, proporcionando melhores condições de mobilidade, segurança viária e qualidade de vida aos moradores.
Na mesma agenda, Eduardo Riedel assinou a ordem de início de serviço para as obras de pavimentação asfáltica e drenagem do bairro Nova Aliança. A nova etapa de infraestrutura urbana será executada por meio do programa MS Ativo – Municipalismo II, com investimentos de R$ 17,9 milhões.
Somados, os investimentos superaram R$ 40,4 milhões e representaram mais uma frente de expansão da infraestrutura urbana e fortalecimento do desenvolvimento de Ladário.
À tarde, o 6 realizou visita técnica às obras da futura Policlínica de Ladário, empreendimento executado pela Prefeitura Municipal que ampliará a oferta de serviços especializados de saúde. A unidade fortalecerá a rede municipal e ampliará a capacidade de atendimento à população.
Telemedicina
Ao destacar as mudanças observadas em Ladário, o governador Eduardo Riedel afirmou que a evolução da estrutura de saúde do município simboliza uma transformação mais ampla vivida pelo Estado, impulsionada pela integração entre tecnologia e serviços públicos.
“O mais simbólico daqui é que nós temos uma máquina de raio-X digital de última geração. Um município pequeno dificilmente consegue ter especialistas em todas as áreas, mas a tecnologia permite superar isso. O exame é feito aqui e enviado digitalmente para um profissional que faz o laudo e devolve o diagnóstico, permitindo o encaminhamento adequado do paciente. Isso é telemedicina na prática”, afirmou.
Riedel ressaltou que o avanço da telemedicina é resultado de investimentos anteriores em conectividade, por meio da infovia digital, e destacou que os projetos públicos passaram a se complementar, ampliando a capacidade de atendimento nos municípios.
“É consequência de outra ação que fizemos, que é a infovia digital. As coisas vão se conectando. Do primeiro trimestre do ano passado para este primeiro trimestre, nós aumentamos em 516% o uso da telemedicina em Mato Grosso do Sul. É uma curva exponencial, sem volta. Essa prática permite organizar melhor a saúde e oferecer atendimento de qualidade mesmo em cidades menores”, disse.
MS Ativo – Municipalismo II
Na sequência, Riedel acompanhou o andamento das obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade. Os serviços integram o programa MS Ativo – Municipalismo II e receberam investimentos de R$ 2,7 milhões, provenientes de emenda parlamentar.
As intervenções contemplaram a recuperação do pavimento em diversas vias urbanas, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e mais segurança para motoristas e pedestres.
O governador também supervisionou a execução das obras de pavimentação e drenagem em diversas ruas dos bairros Almirante Tamandaré e Alta Floresta, incluindo as vias que integram as linhas de ônibus do município.
Durante agenda em Ladário, o governador Eduardo Riedel ressaltou que o acompanhamento permanente das demandas do município tem permitido acelerar investimentos e manter uma relação próxima com a administração local. Segundo ele, as prioridades são construídas a partir do diálogo e da presença constante nas cidades.
“Viemos a Ladário para percorrer obras, ouvir as demandas e verificar aquilo que está sendo feito e o que ainda precisa ser melhorado. Esse acompanhamento é fundamental para que as decisões tomadas em Campo Grande estejam alinhadas às necessidades da população”, afirmou.
Riedel avaliou que os avanços obtidos em Mato Grosso do Sul são resultado da atuação conjunta entre os diferentes poderes e da capacidade de construir consensos em torno dos interesses do Estado.
“Não existe desenvolvimento sem diálogo e sem convergência. Os projetos são debatidos, aperfeiçoados e construídos em conjunto porque o objetivo maior é Mato Grosso do Sul. Essa harmonia entre os municípios, a Assembleia Legislativa e a bancada federal tem sido decisiva para que o Estado continue avançando”, declarou.
O prefeito de Ladário, Munir Ramunieh, atribuiu os investimentos em andamento no município à união entre os diferentes níveis de governo e ao apoio recebido da bancada federal. Segundo ele, os resultados alcançados são fruto de um trabalho coletivo voltado para atender às demandas da população.
“Se hoje Ladário tem mais de R$ 100 milhões em obras, isso é resultado de uma parceria construída com o Governo do Estado, com a bancada federal e com todos aqueles que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade. Nada disso acontece sozinho”, afirmou.
Arraial do Banho de São João
Encerrando a programação, o governador participou das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Uma chuva fina abençoou a festa.
Reconhecida em 2021 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista.
Com mais de 140 anos de devoção documentada, a tradição está ligada às origens de Corumbá e também é celebrada em Ladário. Segundo a crença popular, na noite de São João, as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo. Por isso, o banho da imagem representa renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Frio prossegue nessa quinta-feira com temperatura próxima a zero e geada em algumas regiões
A massa de ar polar que sucede a frente fria permanece atuando sobre Mato Grosso do Sul nessa quarta-feira (24) e a tendência é se intensificar amanhã (quinta-feira, 25), com registros de temperaturas próximas a zero grau e ocorrência de geadas em algumas localidades.
A previsão é dos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Na madrugada dessa quarta-feira a Estação Meteorológica localizada no município de Amambai registrou temperatura mínima de 0,9°C. Geou em regiões do Sul e Sudoeste, como em Iguatemi, onde o céu está sem nuvens.
A massa de ar polar estende-se em uma linha que vai desde Corumbá até Naviraí e cobrindo a região central, o norte e o sudeste do Estado, provocando chuva em abundância. Na região sem nuvens o frio é intenso e está sujeita a ocorrência de geada.
A Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) emitiu Nota Técnica (https://agenciadenoticias.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/Nota-Tecnica-hipotermia-2026.pdf) orientando os pecuaristas sobre os cuidados com o rebanho, já que o frio intenso pode causar perdas de animais por hipotermia.
Qualquer baixa no rebanho em decorrência do frio deve ser informada à Iagro NESSE (https://sisbravet.agro.gov.br/notificacao/publica/registrar) formulário. A temperatura deve continuar baixa nas próximas 48 horas e passa a elevar gradualmente a partir da sexta-feira (26), com as máximas ficando acima de 30°C em algumas regiões já no domingo.
João Prestes, Comunicação Semadesc
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásTrês Lagoas conquista títulos e se destaca na etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásJunho prata: Detran-MS promove ação de segurança viária com idosos em centros de convivência de Campo Grande
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásTrês lagoas conquista o 1º lugar estadual e levará experiência do SUS para etapa nacional em Porto Alegre
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias atrásEducação Profissional muda trajetória de jovem da Rede Estadual e transforma planos em futuro
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásCrescimento sustentável de MS na produção de alimentos e energia renovável é destaque em fórum internacional
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásDurante desfile dos 111 anos, prefeito anuncia retomada definitiva da UFN3 e destaca geração de cerca de 7 mil empregos
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásSaúde reforça papel do SUS no enfrentamento ao trabalho infantil durante encontro estadual
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias atrásDetran-MS instala novo gerador e serviços digitais poderão ficar temporariamente indisponíveis neste sábado
































