TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Torta nutritiva de mandioca: receita servida em escola estadual de MS vence concurso nacional de alimentação escolar

Publicados

em

Carme Zorzanello, agente de merenda da REE de Iguatemi, venceu o Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE.

A receita de torta nutritiva de mandioca sem glúten, tão apreciada pelos estudantes da Escola Estadual 08 de Maio, em Iguatemi, agora passará a fazer parte de um e-book nacional de boas práticas da alimentação escolar. A agente de merenda Carme Albertina Ferronatto Zorzanello participou da 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que divulgou o resultado popular, e Carme trouxe o primeiro lugar do concurso para Mato Grosso do Sul.

O concurso nacional selecionou 55 receitas vencedoras, com duas receitas de cada Estado da Federação e uma representante da rede federal de ensino. Nos dias 15 a 30 de maio, por intermédio de votação popular, as 136 preparações finalistas, desenvolvidas por agentes de merenda de todo Brasil, foram escolhidas.

A iniciativa integra o projeto Alimentação Escolar Nota 10 e tem como objetivo valorizar o trabalho agentes de merenda das escolas públicas brasileiras, além de incentivar a promoção de uma alimentação saudável, adequada e sustentável no ambiente escolar.

Para a nutricionista do quadro técnico da COALE Andrielli Correa (CRE-8), a conquista é um reconhecimento à dedicação de Carme, na criatividade e compromisso com a alimentação dos estudantes.

“O prêmio valoriza a importância dos profissionais que atuam na alimentação escolar, promovendo refeições saudáveis, nutritivas e saborosas, além de incentivar a valorização da alimentação escolar de qualidade”.

Carme, a primeira da direita para a esquerda, ao lado das colegas de cozinha da escola 8 de Maio.

As receitas participantes destacaram o uso de alimentos regionais, ingredientes da agricultura familiar e preparações alinhadas às diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). De acordo com a coordenadora da Coale (Coordenadoria de Alimentação Escolar) e responsável técnica pelo PNAR na REE, Adriana Rossato, as iniciativas como esta são importantes para construção prioritária de hábitos alimentares saudáveis nas escolas brasileiras.

“Assim, priorizando o desenvolvimento dos estudantes, nas condições de aprendizagem, bem como em sua saúde e qualidade de vida ao longo dos anos”, finaliza Rossato.

Reconhecimento

Carme Zorzanello, além do reconhecimento nacional, receberá R$ 5 mil em premiação e a EE 08 de Maio será contemplada com R$ 8 mil para aquisição de equipamentos ou melhorias na cozinha escolar.

A receita de torta nutritiva de mandioca sem glúten fará parte de um e-book nacional de boas práticas da alimentação escolar. A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília, durante o Prêmio PNAE 2026, no dia 23 de junho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

O Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar é promovido pelo FNDE, em parceria com Itaipu Binacional, Ifsuldeminas (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais) e Fadema (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico).

Adersino Junior, Comunicação SED
Fotos: Arquivo CRE-8

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Frio prossegue nessa quinta-feira com temperatura próxima a zero e geada em algumas regiões

Publicados

em

A massa de ar polar que sucede a frente fria permanece atuando sobre Mato Grosso do Sul nessa quarta-feira (24) e a tendência é se intensificar amanhã (quinta-feira, 25), com registros de temperaturas próximas a zero grau e ocorrência de geadas em algumas localidades.

A previsão é dos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Na madrugada dessa quarta-feira a Estação Meteorológica localizada no município de Amambai registrou temperatura mínima de 0,9°C. Geou em regiões do Sul e Sudoeste, como em Iguatemi, onde o céu está sem nuvens.

A massa de ar polar estende-se em uma linha que vai desde Corumbá até Naviraí e cobrindo a região central, o norte e o sudeste do Estado, provocando chuva em abundância. Na região sem nuvens o frio é intenso e está sujeita a ocorrência de geada.

A Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) emitiu Nota Técnica (https://agenciadenoticias.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/Nota-Tecnica-hipotermia-2026.pdf) orientando os pecuaristas sobre os cuidados com o rebanho, já que o frio intenso pode causar perdas de animais por hipotermia.

Qualquer baixa no rebanho em decorrência do frio deve ser informada à Iagro NESSE (https://sisbravet.agro.gov.br/notificacao/publica/registrar) formulário. A temperatura deve continuar baixa nas próximas 48 horas e passa a elevar gradualmente a partir da sexta-feira (26), com as máximas ficando acima de 30°C em algumas regiões já no domingo.

João Prestes, Comunicação Semadesc

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA