MATO GROSSO DO SUL
MS apresenta balanço quadrimestral e reforça compromisso com a transparência na saúde
Investimentos incluem vigilância epidemiológica, regionalização dos serviços, fortalecimento da atenção básica e modernização de hospitais e laboratórios
O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), apresentou terça-feira (30) na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025. O ato, essencial para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos, reforça o compromisso da gestão em oferecer serviços de saúde de qualidade à população. Entre maio e agosto, foram investidos R$ 826 milhões em ações e serviços de saúde, sendo 82,54% do total provenientes do próprio Estado.
Conforme o balanço apresentado, os investimentos realizados no 2º quadrimestre contemplaram diferentes áreas da saúde. A SES priorizou o fortalecimento da vigilância em saúde, a expansão da tecnologia e da regionalização, o aumento do acesso e da resolutividade na atenção primária e o avanço em obras e modernização da rede assistencial. O intuito é garantir acesso e melhorar as estruturas de atendimento à população.

A secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que as ações realizadas pela SES se concentraram em melhorar a qualidade dos serviços prestados, por meio de medidas de controle, monitoramento, capacitação e educação permanente, qualificando os profissionais, investindo em equipamentos e na infraestrutura hospitalar.
“Nossas diretrizes estão voltadas para a qualidade, para a transparência e para a gestão eficiente. E isso só é possível porque atuamos em parceria com os municípios. Trabalhamos de forma articulada, intersetorial e integrada, o que se reflete em conquistas importantes, como o enfrentamento das arboviroses, o destaque nacional em cobertura vacinal e a redução da gravidez na adolescência”, afirmou Maymone.
No período, a SES promoveu avanços significativos em áreas complementares à assistência direta. No âmbito da saúde bucal, foram adquiridas unidades odontológicas móveis e realizados cursos de capacitação voltados à qualificação dos profissionais. Em relação à infraestrutura, estão em andamento importantes obras, como a ampliação do Hospital Regional de Dourados, a reforma do Hemocentro e a construção dos Centros de Verificação de Óbitos em Campo Grande e Dourados. Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento, o Estado realizou a entrega de novas ambulâncias, veículos e equipamentos hospitalares, contribuindo para a ampliação da capacidade de resposta em diferentes regiões.
A audiência pública para prestação de contas do relatório detalhado do segundo quadrimestre de 2025 foi coordenada pelo deputado estadual Lucas de Lima, presidente da Comissão de Saúde da ALEMS.

O deputado ressaltou durante a audiência que a saúde é uma das maiores prioridades da população e que, por isso, cabe ao Parlamento exercer o papel de fiscalizar, cobrar, mas também dialogar e construir soluções em conjunto com o Executivo.
“Reforço que a Comissão de Saúde seguirá atenta e vigilante na busca por uma saúde pública de qualidade para todos os sul-mato-grossenses. Saúde não é favor, é direito constitucional, e os relatórios apresentados mostram claramente onde estão sendo aplicados os recursos — sejam federais, estaduais ou municipais. Essa prestação de contas é um exemplo de transparência e respeito com a sociedade”, enfatizou.
O Governo do Estado, entre os meses de maio e agosto, empenhou R$ 954,8 milhões em recursos para a área da Saúde. Desse total, R$ 917,9 milhões foram liquidados e R$ 826,9 milhões efetivamente pagos.
A maior parte dos valores desembolsados é proveniente do Tesouro Estadual, que respondeu por R$ 683,3 milhões dos pagamentos realizados.
Já os recursos federais somaram mais de R$ 143 milhões, sendo:
- R$ 115,4 milhões repassados por meio do Fundo a Fundo (13,96%);
- R$ 6,4 milhões destinados ao piso da enfermagem (0,78%);
- R$ 349,9 mil provenientes de convênios (0,04%); e
- R$ 21,2 milhões de outras fontes vinculadas à Saúde (2,57%).
Confira a apresentação completa do relatório detalhado:
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 2º QUADRIMESTRE DE 2025
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Wagner Guimarães/ALEMS
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Investimento do Governo de MS ‘abre as portas’ para a Rota Bioceânica e ao desenvolvimento de Porto Murtinho
Com entrega de obras de infraestrutura e anúncio de investimentos de mais de R$ 72,9 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul, o município de Porto Murtinho comemora 114 anos. A cidade integra a Rota Bioceânica e as obras são resultado das ações de infraestrutura e desenvolvimento regional com foco no corredor logístico que vai reduzir o tempo de deslocamento para o mercado asiático.
O governador Eduardo Riedel participou, ontem (12) e hoje (13), das comemorações alusivas ao aniversário do município, que incluiu a abertura oficial do Rodeio na Rota, atos cívicos e a entrega de importantes obras de infraestrutura urbana e logística. A programação teve ainda a assinatura de autorizações para os novos investimentos nas áreas de mobilidade, aviação regional e habitação.
“Nós vamos dar sequência na pavimentação dos bairros de Porto Murtinho. É uma transformação muito grande, fruto da Rota Bioceânica. A gente está comercializando com o mundo inteiro, principalmente com a Ásia, e aqui vai ficar todo o desenvolvimento que a gente quer ver para o município”, disse Riedel.
As ações ampliam a segurança viária, fortalecem a capacidade de atendimento à população, melhoram as condições de transporte e acesso às áreas rurais e impulsionam a qualidade de vida dos moradores. Além dos benefícios diretos para o município, os investimentos contribuem para a valorização urbana de Porto Murtinho e reforçam sua posição estratégica como porta de entrada da Rota Bioceânica e um dos principais corredores de integração entre o Brasil e os países da América do Sul.
Com investimento de R$ 8,4 milhões, a obra de pavimentação, drenagem de águas pluviais e duplicação do trecho urbano da BR-267, principal acesso a Porto Murtinho, incluiu a execução de mais de 17 mil metros quadrados de pavimentação e aproximadamente 1,2 quilômetro de drenagem, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da segurança viária no município.
“Tudo que estamos fazendo para melhorar a vida da população que vive em Porto Murtinho e para receber a Rota tem o apoio do Governo do Estado. Por isso, agradeço, só com essa união o trabalho é possível”, afirmou o prefeito Nelson Cintra.
Também foi construída a ponte sobre o rio Amonguijá, que garante melhores condições de tráfego para os usuários da via. A obra recebeu investimento de R$ 3,3 milhões e substituiu a travessia precária por uma ponte definitiva, mais segura e adequada às condições da região. A nova ponte beneficia diretamente produtores rurais, moradores e transportadores que utilizam a estrada para deslocamento e escoamento da produção, com maior confiabilidade ao tráfego.
Além de ampliar a conectividade entre as áreas rurais e a área urbana do município, a obra fortalece a infraestrutura logística de Porto Murtinho, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Com investimento de R$ 44,5 milhões, a obra da rodovia Estrada do Firme contemplou a implantação de revestimento primário no trecho entre Porto Murtinho e o entroncamento da MS-458, em uma extensão de 83,5 quilômetros. A intervenção melhora as condições de trafegabilidade e segurança da via, garantindo maior regularidade no deslocamento e fortalecendo o escoamento da produção agropecuária.
Com investimento de R$ 290 mil, a obra de iluminação pública do perímetro urbano da BR-267 contemplou a implantação do sistema com instalação de 41 postes metálicos equipados com luminárias de LED. A intervenção reforça a segurança viária, melhora a visibilidade noturna e qualifica a infraestrutura de um dos principais acessos a Porto Murtinho.
Já com investimento de R$ 3,94 milhões – R$ 3,3 milhões em recursos estaduais – o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira foi reformado e ampliado. A nova estrutura inclui duas salas cirúrgicas, enfermaria com 18 leitos e laboratório.
A ponte sobre o Rio Tereré recebeu R$ 2,2 milhões de investimentos, melhorando as condições de tráfego e segurança.
Entre as obras anunciadas está a autorização para licitação da implantação de balizamento noturno no aeródromo com mais de R$ 4,1 milhões de investimentos. O trabalho é parte do plano aeroviário do Estado.
Também foi autorizada a execução da sinalização viária do município, com recursos de R$ 868 mil. As ações contemplam sinalização horizontal e vertical, além da instalação de semáforo e construção de travessias elevadas em frente a unidades escolares.
Ainda foi autorizado convênio para construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Vila Piloto com investimentos de mais de R$ 5,2 milhões – R$ 3,1 milhões do Governo do Estado.
Ponte Bioceânica
A ponte binacional da Rota Bioceânica e aos acessos nos dois lados da fronteira, entre a cidade brasileira de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, está com obras em execução. O empreendimento é considerado estratégico para a integração sul-americana aos mercados asiáticos, por meio dos portos do Chile, no Oceano Pacífico.
No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Essa obra federal está orçada em R$ 472 milhões. Além da alça de 13,1 km, que ligará a rodovia à ponte, também é construído o contorno rodoviário em Porto Murtinho e o Centro Aduaneiro, que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai.
Construída entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, a ponte é executada por consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões (US$ 93 milhões), financiado pela administração paraguaia da Itaipu.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrás111 ANOS DE TL – Feira Central Turística terá horário especial e Balneário receberá exposição de Carros Antigos
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrásPrefeitura inaugura da iluminação do trecho de acesso ao Hospital Regional e anuncia ampliação do projeto
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásAtendimentos odontológicos especializados passam a funcionar em novo endereço temporário durante reforma do CEO
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrásPrefeitura inaugura iluminação no trecho de acesso ao Hospital Regional e anuncia ampliação do projeto
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrásPrefeitura informa alterações no trânsito para montagem e realização do Desfile Cívico dos 111 anos de Três Lagoas
-
POLICIAL4 dias atrásPRF apreende cigarros em Bataguassu (MS)
-
TRÊS LAGOAS5 dias atrásSUA PARTICIPAÇÃO FAZ DIFERENÇA – Seguem abertos formulários online sobre o Plano da Pessoa com Deficiência
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásTrês Lagoas se despede do servidor público Marcos Ferreira de Carvalho


































