TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

MS apresenta balanço quadrimestral e reforça compromisso com a transparência na saúde

Publicados

em

Investimentos incluem vigilância epidemiológica, regionalização dos serviços, fortalecimento da atenção básica e modernização de hospitais e laboratórios

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), apresentou terça-feira (30) na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025. O ato, essencial para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos, reforça o compromisso da gestão em oferecer serviços de saúde de qualidade à população. Entre maio e agosto, foram investidos R$ 826 milhões em ações e serviços de saúde, sendo 82,54% do total provenientes do próprio Estado.

Conforme o balanço apresentado, os investimentos realizados no 2º quadrimestre contemplaram diferentes áreas da saúde. A SES priorizou o fortalecimento da vigilância em saúde, a expansão da tecnologia e da regionalização, o aumento do acesso e da resolutividade na atenção primária e o avanço em obras e modernização da rede assistencial. O intuito é garantir acesso e melhorar as estruturas de atendimento à população.

Secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone

A secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que as ações realizadas pela SES se concentraram em melhorar a qualidade dos serviços prestados, por meio de medidas de controle, monitoramento, capacitação e educação permanente, qualificando os profissionais, investindo em equipamentos e na infraestrutura hospitalar.

“Nossas diretrizes estão voltadas para a qualidade, para a transparência e para a gestão eficiente. E isso só é possível porque atuamos em parceria com os municípios. Trabalhamos de forma articulada, intersetorial e integrada, o que se reflete em conquistas importantes, como o enfrentamento das arboviroses, o destaque nacional em cobertura vacinal e a redução da gravidez na adolescência”, afirmou Maymone.

No período, a SES promoveu avanços significativos em áreas complementares à assistência direta. No âmbito da saúde bucal, foram adquiridas unidades odontológicas móveis e realizados cursos de capacitação voltados à qualificação dos profissionais. Em relação à infraestrutura, estão em andamento importantes obras, como a ampliação do Hospital Regional de Dourados, a reforma do Hemocentro e a construção dos Centros de Verificação de Óbitos em Campo Grande e Dourados. Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento, o Estado realizou a entrega de novas ambulâncias, veículos e equipamentos hospitalares, contribuindo para a ampliação da capacidade de resposta em diferentes regiões.

A audiência pública para prestação de contas do relatório detalhado do segundo quadrimestre de 2025 foi coordenada pelo deputado estadual Lucas de Lima, presidente da Comissão de Saúde da ALEMS.

Deputado estadual, Lucas de Lima

O deputado ressaltou durante a audiência que a saúde é uma das maiores prioridades da população e que, por isso, cabe ao Parlamento exercer o papel de fiscalizar, cobrar, mas também dialogar e construir soluções em conjunto com o Executivo.

“Reforço que a Comissão de Saúde seguirá atenta e vigilante na busca por uma saúde pública de qualidade para todos os sul-mato-grossenses. Saúde não é favor, é direito constitucional, e os relatórios apresentados mostram claramente onde estão sendo aplicados os recursos — sejam federais, estaduais ou municipais. Essa prestação de contas é um exemplo de transparência e respeito com a sociedade”, enfatizou.

O Governo do Estado, entre os meses de maio e agosto, empenhou R$ 954,8 milhões em recursos para a área da Saúde. Desse total, R$ 917,9 milhões foram liquidados e R$ 826,9 milhões efetivamente pagos.

A maior parte dos valores desembolsados é proveniente do Tesouro Estadual, que respondeu por R$ 683,3 milhões dos pagamentos realizados.

Já os recursos federais somaram mais de R$ 143 milhões, sendo:

  • R$ 115,4 milhões repassados por meio do Fundo a Fundo (13,96%);
  • R$ 6,4 milhões destinados ao piso da enfermagem (0,78%);
  • R$ 349,9 mil provenientes de convênios (0,04%); e
  • R$ 21,2 milhões de outras fontes vinculadas à Saúde (2,57%).

Confira a apresentação completa do relatório detalhado:

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 2º QUADRIMESTRE DE 2025

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Wagner Guimarães/ALEMS

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Investimento do Governo de MS ‘abre as portas’ para a Rota Bioceânica e ao desenvolvimento de Porto Murtinho

Publicados

em

Com entrega de obras de infraestrutura e anúncio de investimentos de mais de R$ 72,9 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul, o município de Porto Murtinho comemora 114 anos. A cidade integra a Rota Bioceânica e as obras são resultado das ações de infraestrutura e desenvolvimento regional com foco no corredor logístico que vai reduzir o tempo de deslocamento para o mercado asiático.

O governador Eduardo Riedel participou, ontem (12) e hoje (13), das comemorações alusivas ao aniversário do município, que incluiu a abertura oficial do Rodeio na Rota, atos cívicos e a entrega de importantes obras de infraestrutura urbana e logística. A programação teve ainda a assinatura de autorizações para os novos investimentos nas áreas de mobilidade, aviação regional e habitação.

“Nós vamos dar sequência na pavimentação dos bairros de Porto Murtinho. É uma transformação muito grande, fruto da Rota Bioceânica. A gente está comercializando com o mundo inteiro, principalmente com a Ásia, e aqui vai ficar todo o desenvolvimento que a gente quer ver para o município”, disse Riedel.

As ações ampliam a segurança viária, fortalecem a capacidade de atendimento à população, melhoram as condições de transporte e acesso às áreas rurais e impulsionam a qualidade de vida dos moradores. Além dos benefícios diretos para o município, os investimentos contribuem para a valorização urbana de Porto Murtinho e reforçam sua posição estratégica como porta de entrada da Rota Bioceânica e um dos principais corredores de integração entre o Brasil e os países da América do Sul.

Com investimento de R$ 8,4 milhões, a obra de pavimentação, drenagem de águas pluviais e duplicação do trecho urbano da BR-267, principal acesso a Porto Murtinho, incluiu a execução de mais de 17 mil metros quadrados de pavimentação e aproximadamente 1,2 quilômetro de drenagem, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da segurança viária no município.

“Tudo que estamos fazendo para melhorar a vida da população que vive em Porto Murtinho e para receber a Rota tem o apoio do Governo do Estado. Por isso, agradeço, só com essa união o trabalho é possível”, afirmou o prefeito Nelson Cintra.

Também foi construída a ponte sobre o rio Amonguijá, que garante melhores condições de tráfego para os usuários da via. A obra recebeu investimento de R$ 3,3 milhões e substituiu a travessia precária por uma ponte definitiva, mais segura e adequada às condições da região. A nova ponte beneficia diretamente produtores rurais, moradores e transportadores que utilizam a estrada para deslocamento e escoamento da produção, com maior confiabilidade ao tráfego.

Além de ampliar a conectividade entre as áreas rurais e a área urbana do município, a obra fortalece a infraestrutura logística de Porto Murtinho, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com investimento de R$ 44,5 milhões, a obra da rodovia Estrada do Firme contemplou a implantação de revestimento primário no trecho entre Porto Murtinho e o entroncamento da MS-458, em uma extensão de 83,5 quilômetros. A intervenção melhora as condições de trafegabilidade e segurança da via, garantindo maior regularidade no deslocamento e fortalecendo o escoamento da produção agropecuária.

Com investimento de R$ 290 mil, a obra de iluminação pública do perímetro urbano da BR-267 contemplou a implantação do sistema com instalação de 41 postes metálicos equipados com luminárias de LED. A intervenção reforça a segurança viária, melhora a visibilidade noturna e qualifica a infraestrutura de um dos principais acessos a Porto Murtinho.

Já com investimento de R$ 3,94 milhões – R$ 3,3 milhões em recursos estaduais – o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira foi reformado e ampliado. A nova estrutura inclui duas salas cirúrgicas, enfermaria com 18 leitos e laboratório.

A ponte sobre o Rio Tereré recebeu R$ 2,2 milhões de investimentos, melhorando as condições de tráfego e segurança.

Entre as obras anunciadas está a autorização para licitação da implantação de balizamento noturno no aeródromo com mais de R$ 4,1 milhões de investimentos. O trabalho é parte do plano aeroviário do Estado.

Também foi autorizada a execução da sinalização viária do município, com recursos de R$ 868 mil. As ações contemplam sinalização horizontal e vertical, além da instalação de semáforo e construção de travessias elevadas em frente a unidades escolares.

Ainda foi autorizado convênio para construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Vila Piloto com investimentos de mais de R$ 5,2 milhões – R$ 3,1 milhões do Governo do Estado.

Ponte Bioceânica

A ponte binacional da Rota Bioceânica e aos acessos nos dois lados da fronteira, entre a cidade brasileira de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, está com obras em execução. O empreendimento é considerado estratégico para a integração sul-americana aos mercados asiáticos, por meio dos portos do Chile, no Oceano Pacífico.

No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Essa obra federal está orçada em R$ 472 milhões. Além da alça de 13,1 km, que ligará a rodovia à ponte, também é construído o contorno rodoviário em Porto Murtinho e o Centro Aduaneiro, que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai.

Construída entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, a ponte é executada por consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões (US$ 93 milhões), financiado pela administração paraguaia da Itaipu.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA