MATO GROSSO DO SUL
Fundect vai premiar pesquisadores que transformam ciência em desenvolvimento
Fundect vai premiar pesquisadores que transformam ciência em desenvolvimento A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) entrega, no próximo dia 1º julho, o Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense a pesquisadores e pesquisadoras do estado.
O objetivo é fazer um reconhecimento público ao trabalho dos cientistas que contribuem para o desenvolvimento do Estado, valorizando trajetórias acadêmicas e iniciativas inovadoras que ajudam a transformar conhecimento científico em soluções para a sociedade.
“O prêmio é um instrumento de valorização da ciência sul-mato-grossense e dos homens e mulheres que fazem com que ela aconteça. É um incentivo que aproxima a sociedade do trabalho dos pesquisadores e mostra que o investimento em ciência, tecnologia e inovação tem impacto direto no desenvolvimento do Estado, com resultado direto na vida das pessoas”, afirma o diretor-presidente da Fundect, Cristiano Carvalho.
O evento, marcado para acontecer no Auditório do Sebrae-MS, em Campo Grande, deve reunir cerca de 150 pessoas, entre pesquisadores, representantes de instituições de ensino e pesquisa, autoridades, gestores públicos e integrantes da comunidade científica.
A premiação é uma iniciativa da Fundect, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e do Governo de Mato Grosso do Sul. Além do reconhecimento estadual e prêmios em dinheiro, os primeiros colocados serão indicados ao Prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria e de cada subcategoria. Os primeiros lugares receberão R$ 10 mil; os segundos colocados, R$ 5 mil; e os terceiros colocados, R$ 3 mil. O valor total destinado à premiação é de R$ 90 mil.
As categorias desta edição são: Pesquisador Destaque – Ciências da Vida; Pesquisador Destaque – Ciências Exatas; Pesquisador Destaque – Ciências Humanas; Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial; e Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Público.
Ao todo, 25 pesquisadores e pesquisadoras tiveram indicações enquadradas na chamada. Desse total, 15 foram selecionados como finalistas, sendo três em cada categoria.
Conheça os finalistas: categoria Pesquisador Destaque
Ciências da Vida, os finalistas são Flábio Ribeiro de Araújo, da Embrapa CNPGC; Letícia Couto Garcia, da UFMS; e Rodrigo Garófallo Garcia, da UFGD.
Flábio Ribeiro de Araújo é doutor em Imunologia e atua na formação de novos pesquisadores e na coordenação de redes nacionais de pesquisa. Sua trajetória envolve inovação biotecnológica aplicada à sanidade animal, com contribuições para diagnóstico, conhecimento genômico e saúde única.
Letícia Couto Garcia é doutora em Biologia Vegetal e referência em ecologia e adequação ambiental. Coordenadora do Laboratório Ecologia da Intervenção, desenvolve pesquisas aplicadas relacionadas ao desmatamento, à restauração ambiental e ao manejo integrado do fogo.
Rodrigo Garófallo Garcia é doutor em Zootecnia e atua nas áreas de produção animal e avicultura. Sua produção científica contribui para práticas mais eficientes e sustentáveis no agronegócio, aproximando ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico.
Na categoria Pesquisador Destaque
Ciências Exatas, os finalistas são Heberton Wender Luiz dos Santos, da UFMS; Junior Reis Silva, da UEMS; e Victor Hugo Rodrigues de Souza, da UFGD.
Heberton Wender Luiz dos Santos é doutor em Física e desenvolve pesquisas em nanociência e nanotecnologia, com projetos voltados à sustentabilidade, conversão de energia e mitigação de gases de efeito estufa.
Junior Reis Silva é doutor em Física e possui trajetória na área de materiais para aplicações fotônicas. É reconhecido pelo pioneirismo em pesquisas sobre refrigeração a laser de sólidos no Brasil e por contribuições à física da matéria condensada e às tecnologias ópticas.
Victor Hugo Rodrigues de Souza é doutor em Química dos Materiais e atua no desenvolvimento de nanomateriais e dispositivos avançados para armazenamento de energia e sensores, com contribuições em áreas ligadas à sustentabilidade e à inovação tecnológica.
Na categoria Pesquisador Destaque
Ciências Humanas, os finalistas são Charlei Aparecido da Silva, da UFGD; Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, da UFMS; e Ruth Pavan, da UCDB.
Charlei Aparecido da Silva é doutor em Geografia e referência nas áreas de Geografia e Climatologia. Sua atuação reúne produção científica, formação de pesquisadores e fortalecimento da pós-graduação em Mato Grosso do Sul.
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo é doutora em Controladoria e Contabilidade e atua nas áreas de controle gerencial, pesquisa em contabilidade e competitividade no agronegócio. Sua trajetória se destaca pela formação de mestres e doutores e pela produção de conhecimento aplicado à gestão e à inovação.
Ruth Pavan é doutora em Educação e referência em pesquisa educacional e formação de professores. Sua produção acadêmica aborda currículo, relações étnico-raciais, gênero e educação, com contribuições para os debates sobre equidade e inclusão.
Na categoria Pesquisador Inovador
Inovação para o Setor Empresarial, as finalistas são Alinne Pereira de Castro, da UCDB; Denise Brentan da Silva, da UFMS; e Luana Rossato, da UFGD.
Alinne Pereira de Castro é doutora em Biologia Molecular e desenvolve pesquisas em genética, metagenômica, bioinformática e expressão de microRNA. Sua atuação tecnológica inclui biomarcadores salivares para diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista, inovação que resultou na criação da startup mirTEA Diagnósticos.
Denise Brentan da Silva é doutora em Ciências e atua em Química de Produtos Naturais, espectrometria de massas e metabolômica. É sócia fundadora da startup Arandu Biotecnologia, voltada ao desenvolvimento de bioprodutos a partir de pesquisas com microrganismos endofíticos do Pantanal.
Luana Rossato é doutora em Fisiopatologia e desenvolve pesquisas voltadas ao enfrentamento de doenças infecciosas emergentes e da resistência aos antifúngicos. Sua produção inclui compostos, formulações e estratégias terapêuticas com aplicação nos setores farmacêutico e de saneantes.
Na categoria Pesquisador Inovador
Inovação para o Setor Público, os finalistas são Arlinda Cantero Dorsa, da UCDB; Edson Takashi Matsubara, da UFMS; e Mateus Boldrine Abrita, da UEMS.
Arlinda Cantero Dorsa é doutora em Língua Portuguesa e atua nas áreas de desenvolvimento local e cooperação regional. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local e o grupo Observatório Intercultural da Rota Bioceânica.
Edson Takashi Matsubara é doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional e fundador do Laboratório de Inteligência Artificial da UFMS. No campo da inovação pública, coordenou o desenvolvimento do sistema Quati, plataforma de inteligência artificial voltada à automação da análise de processos judiciais.
Mateus Boldrine Abrita é doutor em Economia e atua nas áreas de desenvolvimento econômico, inovação e agronegócio. Sua trajetória aproxima pesquisa acadêmica, inteligência de dados, análise de riscos e formulação de políticas públicas baseadas em evidências.
A cerimônia também integra a programação institucional alusiva aos 28 anos da Fundect, que serão completados no dia 3 de julho.
SERVIÇO
Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2026
Data: 1º de julho
Horário: 14h
Local: Auditório do Sebrae-MS
Endereço: Avenida Mato Grosso, 1.661, Campo Grande-MS
Comunicação Fundect
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Programa de incentivo à qualificação transforma carreira e amplia perspectivas profissionais
A necessidade de ampliar a capacidade de atendimento da empresa e a busca por novos rumos profissionais levaram Adenilza Ribeiro, de 41 anos, a investir em uma nova qualificação. Com experiência na área de vendas de veículos, ela decidiu mudar de carreira para suprir a falta de motoristas no mercado e acompanhar o crescimento da empresa criada pela família em 2020, especializada em turismo e transporte de funcionários.
Beneficiada pelo programa Voucher Transportador, Adenilza iniciou em 2023 o processo de mudança da categoria da habilitação e concluiu a formação em 2024. A qualificação permitiu que ela passasse a conduzir ônibus e vans, contribuindo diretamente para a expansão do negócio e para o aumento da renda da família.
“Eu já era habilitada há bastante tempo, mas não podia dirigir ônibus e vans. Fiz a transição da categoria B para a D e isso aumentou significativamente a nossa renda. Hoje, dependendo da quantidade de veículos em operação, eu mesma faço o trabalho e conseguimos ampliar o nosso negócio”, conta.
A qualificação profissional tem sido uma ferramenta importante para ampliar a renda, criar oportunidades no mercado de trabalho e acompanhar o desenvolvimento econômico do Estado. O programa MS Qualifica, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), já beneficiou milhares de pessoas desde 2023. Uma das iniciativas é o Voucher Transportador, criado para atender à demanda por mão de obra no setor de transporte e que já possibilitou a qualificação de quase 3 mil profissionais para atuação nas categorias D e E. Um detalhe importante é que a mudança de categoria é realizada sem custos para o trabalhador ou a trabalhadora.

Ao lado do marido, Adenilza administra uma frota composta por três vans, um ônibus e um carro executivo utilizado como apoio. O casal atende contratos fixos de transporte de funcionários e também organiza pacotes turísticos para diversas regiões do país. “Ele vai para um lado e eu para o outro. Com isso, conseguimos ampliar os serviços, fortalecer a empresa e transformar em realidade sonhos que antes pareciam distantes. Renovamos a frota, ampliamos a estrutura do negócio e até realizamos nossa primeira viagem internacional, para Portugal. Foi uma conquista muito especial para nós”, conta, entusiasmada.
Adenilza afirma que conheceu o Voucher Transportador por meio do marido, que viu uma divulgação do programa. Ela realizou todo o processo de qualificação no Sest/Senat, em Campo Grande, e destaca que, apesar de o setor ainda ser predominantemente masculino, incentiva outras mulheres a ingressarem na profissão.
“Existe ainda um certo preconceito, porque é um ambiente predominantemente masculino. Mesmo assim, aconselho outras mulheres a entrarem nesse ramo. É uma profissão muito boa, que permite conhecer lugares, trabalhar e conquistar independência”, afirma.
Na turma em que participou, Adenilza era uma das quatro mulheres entre dezenas de alunos. A experiência resultou em amizades que permanecem até hoje e reforçou a convicção de que a qualificação profissional pode transformar vidas. “Hoje incentivo minha irmã e outras colegas a tirarem a habilitação. É um mercado com muitas oportunidades e que pode mudar a vida das pessoas, assim como mudou a minha”, acrescenta.
Com a mudança para a categoria D, a renda da família aumentou e a empresa ganhou mais capacidade de atendimento. A atuação da própria empresária ao volante reduziu custos e permitiu ampliar as operações.
“Se eu tivesse que fazer todo esse processo por conta própria, gastaria entre R$ 5 mil e R$ 6 mil. Foi um dinheiro que economizei e, além disso, tive uma formação de muita qualidade. No início, eu tinha muitas dúvidas, aquele medo natural de não conseguir, principalmente por estar em uma turma predominantemente masculina. Mas consegui concluir todas as etapas sem reprovar em nenhuma disciplina”, relata.
Natural do Acre e morando em Campo Grande desde 2019, Adenilza conta que parte da família já vivia em Mato Grosso do Sul quando decidiu se mudar para o Estado. Pouco tempo depois, conheceu o marido, que trabalhava no setor de transporte. Após ser desligado da empresa em que atuava, o casal decidiu empreender e criou a Três Marias Transportes.

“Nós tínhamos acabado de nos casar e resolvemos apostar no negócio próprio. Graças a Deus, conseguimos nos manter, crescer e eu fui buscando cada vez mais qualificação”, afirma. Vivendo a rotina tanto de empresária quanto de motorista, Adenilza avalia que Mato Grosso do Sul oferece oportunidades para quem deseja crescer profissionalmente, mas ressalta que ainda faltam trabalhadores qualificados.
“Eu vejo os dois lados, como empregadora e como profissional. O Estado tem muitas oportunidades, mas o que falta é qualificação e pessoas comprometidas. Quem se prepara encontra espaço para crescer”, enfatiza.
O marido e também empresário, Thiago Amaral de Carvalho, de 44 anos, afirma que a qualificação profissional foi decisiva para ampliar a atuação da empresa. “Minha esposa sempre me acompanhou e conhecia as dificuldades que enfrentávamos por causa da falta de mão de obra. Quando surgiu a oportunidade, falei do programa para ela e tivemos a felicidade de ela ser convocada. Ela se dedicou muito, fez toda a formação no Sest/Senat e hoje tem uma condução muito técnica e econômica”, afirma.
Segundo o empresário, a participação feminina é um diferencial para o setor.“Não é porque ela é minha esposa, mas ela dirige muito bem. O cuidado que as mulheres têm faz diferença, principalmente no atendimento aos clientes. Isso agrega valor ao serviço e faz toda a diferença”, destaca.

Para Thiago, o crescimento econômico e logístico de Mato Grosso do Sul tende a ampliar ainda mais a demanda por profissionais qualificados. “O mercado está precisando de mão de obra, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas. Quem tiver a oportunidade de participar de um programa como esse deve aproveitar. O retorno é garantido”, afirma.
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, avalia que o Voucher Transportador se consolidou como uma das iniciativas mais inovadoras do programa MS Qualifica, contribuindo para o fortalecimento da economia e para a formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o crescimento acelerado do Estado exige profissionais cada vez mais preparados para atender às demandas do mercado.
“O Mato Grosso do Sul vive um momento de expansão econômica e está entre os maiores PIBs per capita do país. Para sustentar esse ritmo de crescimento, precisamos de profissionais qualificados. Foi justamente para suprir uma necessidade urgente do setor de transporte, que enfrentava escassez de motoristas para veículos de grande porte, que o Governo do Estado, em parceria com o Sest/Senat, criou o Voucher Transportador”, afirma.
Esaú pontua que, desde o lançamento do programa, em 2023, quase 3 mil profissionais foram qualificados para atuar nas categorias D e E, sem qualquer custo para os trabalhadores. “Todo o processo de mudança de categoria é custeado pelo Estado, que assume integralmente as taxas e a formação. Isso elimina barreiras financeiras e abre oportunidades para quem deseja ingressar ou crescer no setor de transporte”, ressalta.

De acordo com o secretário-executivo, os benefícios também alcançam as empresas, que passam a contar com profissionais preparados para atuar com segurança, eficiência e responsabilidade. “As transportadoras recebem trabalhadores que passaram por uma qualificação teórica e prática rigorosa. O Voucher Transportador não é apenas um programa de habilitação, mas um verdadeiro motor de produtividade, geração de emprego e desenvolvimento social. É a prova de que, com os incentivos certos e parcerias de qualidade, conseguimos impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado”, enfatiza.
Já o diretor da unidade do Sest Senat em Campo Grande, Herivelto Moisés, pontua que o Voucher Transportador, lançado em 2023 pelo Governo do Estado em parceria com a instituição, nasceu com a proposta inicial de oferecer mil vagas para mudança de categoria e qualificação profissional, com o objetivo de suprir a demanda por mão de obra no setor de transporte. No entanto, a grande procura fez com que o alcance do programa fosse ampliado.
“Durante os 15 dias de inscrições, em 2023, tivemos mais de 7,3 mil interessados. Ao longo de praticamente três anos, convocamos todas as 7.290 pessoas que tiveram a inscrição validada. Dessas, mais de 2.800 aderiram ao projeto e cerca de 2.400 concluíram a mudança de categoria. Foi um projeto extremamente importante para o Sest Senat, para o Governo do Estado e, principalmente, para o setor de transporte, que precisava de profissionais qualificados”, assinala.
“Em muitos casos, entregamos o certificado de qualificação profissional e a habilitação em uma mão, e a carteira de trabalho assinada na outra. Muitas pessoas não tinham experiência, mas foram acolhidas pelas empresas transportadoras, passaram por processos internos de integração e hoje estão atuando no transporte de passageiros e de cargas”, ressalta.
Diante do crescimento econômico e logístico de Mato Grosso do Sul, Herivelto observa que a necessidade por profissionais capacitados é hoje ainda maior do que em 2023 e defende uma nova etapa do programa.
“A demanda atual é superior àquela que tínhamos quando o projeto foi lançado. Por isso, há necessidade de uma nova fase do Voucher Transportador, para continuarmos formando profissionais e atendendo às necessidades do setor”, enfatiza.
ATENÇÃO: confira o pack imprensa com as imagens e sonoras.
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrásTrês Lagoas conquista títulos e se destaca na etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrásTrês lagoas conquista o 1º lugar estadual e levará experiência do SUS para etapa nacional em Porto Alegre
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrásDurante desfile dos 111 anos, prefeito anuncia retomada definitiva da UFN3 e destaca geração de cerca de 7 mil empregos
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásCrescimento sustentável de MS na produção de alimentos e energia renovável é destaque em fórum internacional
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásEducação Profissional muda trajetória de jovem da Rede Estadual e transforma planos em futuro
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásVigilância realiza incineração inédita de medicamentos irregulares e reforça combate ao mercado clandestino
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásBonito: ponte sobre o Rio Miranda terá novas interdições na MS-345 em junho para obras
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásPoliana Rocha surge em clima de romântico com Leonardo durante viagem ao Tocantins




