MATO GROSSO DO SUL
MS apresenta balanço quadrimestral e reforça compromisso com a transparência na saúde
Investimentos incluem vigilância epidemiológica, regionalização dos serviços, fortalecimento da atenção básica e modernização de hospitais e laboratórios
O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), apresentou terça-feira (30) na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025. O ato, essencial para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos, reforça o compromisso da gestão em oferecer serviços de saúde de qualidade à população. Entre maio e agosto, foram investidos R$ 826 milhões em ações e serviços de saúde, sendo 82,54% do total provenientes do próprio Estado.
Conforme o balanço apresentado, os investimentos realizados no 2º quadrimestre contemplaram diferentes áreas da saúde. A SES priorizou o fortalecimento da vigilância em saúde, a expansão da tecnologia e da regionalização, o aumento do acesso e da resolutividade na atenção primária e o avanço em obras e modernização da rede assistencial. O intuito é garantir acesso e melhorar as estruturas de atendimento à população.

A secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que as ações realizadas pela SES se concentraram em melhorar a qualidade dos serviços prestados, por meio de medidas de controle, monitoramento, capacitação e educação permanente, qualificando os profissionais, investindo em equipamentos e na infraestrutura hospitalar.
“Nossas diretrizes estão voltadas para a qualidade, para a transparência e para a gestão eficiente. E isso só é possível porque atuamos em parceria com os municípios. Trabalhamos de forma articulada, intersetorial e integrada, o que se reflete em conquistas importantes, como o enfrentamento das arboviroses, o destaque nacional em cobertura vacinal e a redução da gravidez na adolescência”, afirmou Maymone.
No período, a SES promoveu avanços significativos em áreas complementares à assistência direta. No âmbito da saúde bucal, foram adquiridas unidades odontológicas móveis e realizados cursos de capacitação voltados à qualificação dos profissionais. Em relação à infraestrutura, estão em andamento importantes obras, como a ampliação do Hospital Regional de Dourados, a reforma do Hemocentro e a construção dos Centros de Verificação de Óbitos em Campo Grande e Dourados. Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento, o Estado realizou a entrega de novas ambulâncias, veículos e equipamentos hospitalares, contribuindo para a ampliação da capacidade de resposta em diferentes regiões.
A audiência pública para prestação de contas do relatório detalhado do segundo quadrimestre de 2025 foi coordenada pelo deputado estadual Lucas de Lima, presidente da Comissão de Saúde da ALEMS.

O deputado ressaltou durante a audiência que a saúde é uma das maiores prioridades da população e que, por isso, cabe ao Parlamento exercer o papel de fiscalizar, cobrar, mas também dialogar e construir soluções em conjunto com o Executivo.
“Reforço que a Comissão de Saúde seguirá atenta e vigilante na busca por uma saúde pública de qualidade para todos os sul-mato-grossenses. Saúde não é favor, é direito constitucional, e os relatórios apresentados mostram claramente onde estão sendo aplicados os recursos — sejam federais, estaduais ou municipais. Essa prestação de contas é um exemplo de transparência e respeito com a sociedade”, enfatizou.
O Governo do Estado, entre os meses de maio e agosto, empenhou R$ 954,8 milhões em recursos para a área da Saúde. Desse total, R$ 917,9 milhões foram liquidados e R$ 826,9 milhões efetivamente pagos.
A maior parte dos valores desembolsados é proveniente do Tesouro Estadual, que respondeu por R$ 683,3 milhões dos pagamentos realizados.
Já os recursos federais somaram mais de R$ 143 milhões, sendo:
- R$ 115,4 milhões repassados por meio do Fundo a Fundo (13,96%);
- R$ 6,4 milhões destinados ao piso da enfermagem (0,78%);
- R$ 349,9 mil provenientes de convênios (0,04%); e
- R$ 21,2 milhões de outras fontes vinculadas à Saúde (2,57%).
Confira a apresentação completa do relatório detalhado:
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 2º QUADRIMESTRE DE 2025
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Wagner Guimarães/ALEMS
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Frio prossegue nessa quinta-feira com temperatura próxima a zero e geada em algumas regiões
A massa de ar polar que sucede a frente fria permanece atuando sobre Mato Grosso do Sul nessa quarta-feira (24) e a tendência é se intensificar amanhã (quinta-feira, 25), com registros de temperaturas próximas a zero grau e ocorrência de geadas em algumas localidades.
A previsão é dos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Na madrugada dessa quarta-feira a Estação Meteorológica localizada no município de Amambai registrou temperatura mínima de 0,9°C. Geou em regiões do Sul e Sudoeste, como em Iguatemi, onde o céu está sem nuvens.
A massa de ar polar estende-se em uma linha que vai desde Corumbá até Naviraí e cobrindo a região central, o norte e o sudeste do Estado, provocando chuva em abundância. Na região sem nuvens o frio é intenso e está sujeita a ocorrência de geada.
A Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) emitiu Nota Técnica (https://agenciadenoticias.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/Nota-Tecnica-hipotermia-2026.pdf) orientando os pecuaristas sobre os cuidados com o rebanho, já que o frio intenso pode causar perdas de animais por hipotermia.
Qualquer baixa no rebanho em decorrência do frio deve ser informada à Iagro NESSE (https://sisbravet.agro.gov.br/notificacao/publica/registrar) formulário. A temperatura deve continuar baixa nas próximas 48 horas e passa a elevar gradualmente a partir da sexta-feira (26), com as máximas ficando acima de 30°C em algumas regiões já no domingo.
João Prestes, Comunicação Semadesc
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásTrês Lagoas conquista títulos e se destaca na etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásTrês lagoas conquista o 1º lugar estadual e levará experiência do SUS para etapa nacional em Porto Alegre
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásCrescimento sustentável de MS na produção de alimentos e energia renovável é destaque em fórum internacional
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásEducação Profissional muda trajetória de jovem da Rede Estadual e transforma planos em futuro
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrásDurante desfile dos 111 anos, prefeito anuncia retomada definitiva da UFN3 e destaca geração de cerca de 7 mil empregos
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásSaúde reforça papel do SUS no enfrentamento ao trabalho infantil durante encontro estadual
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásDetran-MS instala novo gerador e serviços digitais poderão ficar temporariamente indisponíveis neste sábado
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásPoliana Rocha surge em clima de romântico com Leonardo durante viagem ao Tocantins




