TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

MS apresenta balanço quadrimestral e reforça compromisso com a transparência na saúde

Publicados

em

Investimentos incluem vigilância epidemiológica, regionalização dos serviços, fortalecimento da atenção básica e modernização de hospitais e laboratórios

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), apresentou terça-feira (30) na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025. O ato, essencial para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos, reforça o compromisso da gestão em oferecer serviços de saúde de qualidade à população. Entre maio e agosto, foram investidos R$ 826 milhões em ações e serviços de saúde, sendo 82,54% do total provenientes do próprio Estado.

Conforme o balanço apresentado, os investimentos realizados no 2º quadrimestre contemplaram diferentes áreas da saúde. A SES priorizou o fortalecimento da vigilância em saúde, a expansão da tecnologia e da regionalização, o aumento do acesso e da resolutividade na atenção primária e o avanço em obras e modernização da rede assistencial. O intuito é garantir acesso e melhorar as estruturas de atendimento à população.

Secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone

A secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que as ações realizadas pela SES se concentraram em melhorar a qualidade dos serviços prestados, por meio de medidas de controle, monitoramento, capacitação e educação permanente, qualificando os profissionais, investindo em equipamentos e na infraestrutura hospitalar.

“Nossas diretrizes estão voltadas para a qualidade, para a transparência e para a gestão eficiente. E isso só é possível porque atuamos em parceria com os municípios. Trabalhamos de forma articulada, intersetorial e integrada, o que se reflete em conquistas importantes, como o enfrentamento das arboviroses, o destaque nacional em cobertura vacinal e a redução da gravidez na adolescência”, afirmou Maymone.

No período, a SES promoveu avanços significativos em áreas complementares à assistência direta. No âmbito da saúde bucal, foram adquiridas unidades odontológicas móveis e realizados cursos de capacitação voltados à qualificação dos profissionais. Em relação à infraestrutura, estão em andamento importantes obras, como a ampliação do Hospital Regional de Dourados, a reforma do Hemocentro e a construção dos Centros de Verificação de Óbitos em Campo Grande e Dourados. Com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento, o Estado realizou a entrega de novas ambulâncias, veículos e equipamentos hospitalares, contribuindo para a ampliação da capacidade de resposta em diferentes regiões.

A audiência pública para prestação de contas do relatório detalhado do segundo quadrimestre de 2025 foi coordenada pelo deputado estadual Lucas de Lima, presidente da Comissão de Saúde da ALEMS.

Deputado estadual, Lucas de Lima

O deputado ressaltou durante a audiência que a saúde é uma das maiores prioridades da população e que, por isso, cabe ao Parlamento exercer o papel de fiscalizar, cobrar, mas também dialogar e construir soluções em conjunto com o Executivo.

“Reforço que a Comissão de Saúde seguirá atenta e vigilante na busca por uma saúde pública de qualidade para todos os sul-mato-grossenses. Saúde não é favor, é direito constitucional, e os relatórios apresentados mostram claramente onde estão sendo aplicados os recursos — sejam federais, estaduais ou municipais. Essa prestação de contas é um exemplo de transparência e respeito com a sociedade”, enfatizou.

O Governo do Estado, entre os meses de maio e agosto, empenhou R$ 954,8 milhões em recursos para a área da Saúde. Desse total, R$ 917,9 milhões foram liquidados e R$ 826,9 milhões efetivamente pagos.

A maior parte dos valores desembolsados é proveniente do Tesouro Estadual, que respondeu por R$ 683,3 milhões dos pagamentos realizados.

Já os recursos federais somaram mais de R$ 143 milhões, sendo:

  • R$ 115,4 milhões repassados por meio do Fundo a Fundo (13,96%);
  • R$ 6,4 milhões destinados ao piso da enfermagem (0,78%);
  • R$ 349,9 mil provenientes de convênios (0,04%); e
  • R$ 21,2 milhões de outras fontes vinculadas à Saúde (2,57%).

Confira a apresentação completa do relatório detalhado:

AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 2º QUADRIMESTRE DE 2025

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Wagner Guimarães/ALEMS

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Frio prossegue nessa quinta-feira com temperatura próxima a zero e geada em algumas regiões

Publicados

em

A massa de ar polar que sucede a frente fria permanece atuando sobre Mato Grosso do Sul nessa quarta-feira (24) e a tendência é se intensificar amanhã (quinta-feira, 25), com registros de temperaturas próximas a zero grau e ocorrência de geadas em algumas localidades.

A previsão é dos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Na madrugada dessa quarta-feira a Estação Meteorológica localizada no município de Amambai registrou temperatura mínima de 0,9°C. Geou em regiões do Sul e Sudoeste, como em Iguatemi, onde o céu está sem nuvens.

A massa de ar polar estende-se em uma linha que vai desde Corumbá até Naviraí e cobrindo a região central, o norte e o sudeste do Estado, provocando chuva em abundância. Na região sem nuvens o frio é intenso e está sujeita a ocorrência de geada.

A Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) emitiu Nota Técnica (https://agenciadenoticias.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/Nota-Tecnica-hipotermia-2026.pdf) orientando os pecuaristas sobre os cuidados com o rebanho, já que o frio intenso pode causar perdas de animais por hipotermia.

Qualquer baixa no rebanho em decorrência do frio deve ser informada à Iagro NESSE (https://sisbravet.agro.gov.br/notificacao/publica/registrar) formulário. A temperatura deve continuar baixa nas próximas 48 horas e passa a elevar gradualmente a partir da sexta-feira (26), com as máximas ficando acima de 30°C em algumas regiões já no domingo.

João Prestes, Comunicação Semadesc

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA