TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MS

Palestra na ALEMS orienta servidores sobre prevenção da hipertensão arterial

Publicados

em

Cuidar da saúde é um compromisso diário, especialmente quando se trata de uma condição silenciosa e perigosa como a pressão alta. Pensando no bem-estar dos servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet promoveu na manhã desta sexta-feira (16), a palestra “Conscientização e Prevenção da Hipertensão Arterial”.

O palestrante foi o médico cardiologista e professor universitário, Carlos Eduardo Zanoni, que abordou os principais fatores de risco, sintomas e formas de prevenção da doença silenciosa que atinge milhões de brasileiros. “Um em cada quatro brasileiros são hipertensos e, acima dos 60 anos, o número sobe para cada três brasileiros. A hipertensão é um mal silencioso justamente porque, muitas vezes, não apresenta sintomas. Quando não tratada, pode levar a complicações sérias, como infarto, AVC e insuficiência renal. Por isso, é essencial cuidar da alimentação, praticar atividades físicas regularmente e realizar aferições periódicas da pressão arterial”, explicou o médico.

Os servidores puderam aferir a própria pressão arterial com apoio da equipe de enfermagem. A iniciativa teve grande adesão e foi elogiada pelos participantes. “Eu já sabia que minha pressão está oscilando e isso é muito perigoso. Foi uma palestra muito esclarecedora sobre os fatores que agravam a doença, como o consumo excessivo de sal, o sedentarismo e o estresse”, comentou o servidor Alceone dos Santos Machado.

A ação faz parte de um conjunto de atividades do projeto “Momento de Cuidar – ALEMS pela Saúde do Servidor”, da Escola do Legislativo. Na próxima segunda-feira (19), às 14h, os servidores que atuam no turno vespertino também terão a oportunidade de participar da palestra, garantindo que todos os colaboradores tenham acesso às informações e orientações sobre a prevenção da hipertensão.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MS

Projeto permite início de aulas em autoescolas um ano antes da idade mínima

Publicados

em

A formação técnico-teórica do processo de habilitação de condutores de veículos poderá ser iniciada, em Mato Grosso do Sul, um ano antes da idade mínima. A possibilidade é prevista no Projeto de Lei 126/2025, protocolado pelo deputado João Henrique (PL) nesta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa (ALEMS).

De acordo com o parlamentar, a proposta objetiva permitir ao pretendente da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) antecipar as exigências previstas em lei sem comprometer a essência da proibição de dirigir antes dos 18 anos. “Ao permitirmos que o jovem inicie antecipadamente o processo, aumentaremos as suas chances de poder dirigir o mais próximo possível da data permitida em lei”, afirma o deputado na justificativa do projeto.

O parlamenta afirma, ainda, que a principal ressalva legal para o jovem com menos de 18 anos conduzir veículos automotores é o fato de ser ele inimputável penalmente perante eventuais crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro. “O projeto em pauta não afronta essa condição, porquanto os procedimentos contemplados não se caracterizam como ações que possam gerar crimes de trânsito”, argumenta.

O projeto deve ser apresentado na sessão plenária desta terça-feira (20) e ficará em período de pauta para eventual recebimento de emendas. Depois, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se receber parecer favorável quanto à constitucionalidade e outros aspectos legais, continua tramitando com votações das comissões de mérito e em sessões plenárias.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA