TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

UFN-III retoma obras e coloca Mato Grosso do Sul no centro da estratégia nacional para produção de fertilizantes

Publicados

em

A retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, marca um novo capítulo para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Paralisado há mais de uma década e com cerca de 82% da estrutura concluída, o empreendimento volta a avançar com investimentos superiores a R$ 5 bilhões, previsão de geração de mais de 8 mil empregos durante a construção e expectativa de fortalecer a produção nacional de fertilizantes, setor estratégico para o agronegócio brasileiro.

Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou da cerimônia que marcou a retomada das obras. Também estiveram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, além de ministros de Estado, senadores, deputados e do prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia.

Quando entrar em operação, prevista para 2029, a UFN-III terá capacidade para produzir diariamente 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia. A produção deverá atender cerca de 15% da demanda nacional de ureia, reduzindo a dependência brasileira das importações e ampliando a competitividade do setor agropecuário, especialmente na região Centro-Oeste, principal mercado consumidor de fertilizantes do país.

Barbosinha destacou que a retomada da fábrica representa um avanço estratégico para Mato Grosso do Sul e para o Brasil.

“A reinício das obras da UFN-III representa muito para Mato Grosso do Sul e para o Brasil. Além de um investimento superior a R$ 5 bilhões e da geração de mais de 8 mil empregos, o empreendimento reduz a dependência brasileira da importação de fertilizantes e aumenta a competitividade do nosso agronegócio. A guerra mostrou o quanto é estratégico ampliar a produção nacional de nitrogenados, e Mato Grosso do Sul passa a desempenhar um papel importante nesse processo”, afirmou.

O vice-governador ressaltou ainda que o Governo do Estado acompanha os investimentos que chegam a Mato Grosso do Sul com ações voltadas à qualificação profissional, preparando trabalhadores para atender às demandas dos novos empreendimentos.

“O Voucher Qualificação do Governo do Estado caminha ao lado desses investimentos. Nós monitoramos as necessidades de cada empreendimento que chega a Mato Grosso do Sul e já estamos dialogando com a Petrobras para preparar a mão de obra necessária para atender à demanda da UFN-III”, disse.

Durante a cerimônia, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a localização da unidade em Três Lagoas é estratégica por estar próxima dos principais polos consumidores do agronegócio nacional. Segundo ela, a UFN-III terá capacidade para produzir 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia por dia, contribuindo para reduzir a dependência do Brasil da importação de fertilizantes e fortalecer a segurança do abastecimento nacional.

Além do impacto direto na geração de empregos, a retomada da UFN-III deverá movimentar diversos segmentos da economia sul-mato-grossense, impulsionando a cadeia da construção civil, serviços, comércio e logística. O empreendimento também reforça a posição de Três Lagoas como um dos principais polos industriais do Estado e fortalece o protagonismo de Mato Grosso do Sul na agroindústria brasileira.

Comunicação Vice-governadoria
Foto: Ruan Canavarro/Prefeitura de Três Lagoas


Relacionado:

Programa de incentivo à qualificação transforma carreira e amplia perspectivas profissionais 

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

MS Ativo: municipalismo forte avança com obras e entregas em Anaurilândia

Publicados

em

Obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul são o foco do programa MS Ativo – Municipalismo, do Governo do Estado, que beneficia todos os 79 municípios. Para entregar mais uma importante obra de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel esteve – nesta sexta-feira (26) – em Anaurilândia, que recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos direcionados ao fortalecimento da mobilidade urbana do município.

“Temos uma esteira de projetos e saio com outras demandas. O Governo do Estado é parceiro das iniciativas, caminhamos ao lado de cada município, desenvolvendo programas e buscando soluções para demandas importantes”, disse Riedel.

O Governo do Estado entregou a obra de construção de uma galeria em concreto sobre o córrego Peleja, executada com investimento de quase R$ 1 milhão, por meio do programa MS Ativo – Municipalismo I. A intervenção substituiu uma antiga travessia, garantindo maior segurança para motoristas e moradores, especialmente durante o período de chuvas.

A nova estrutura proporciona mais durabilidade, melhora o escoamento das águas e assegura melhores condições de trafegabilidade, reforçando a infraestrutura viária do município e garantindo um acesso mais seguro para quem utiliza a via diariamente.

Também foi assinada a autorização para licitação da obra de infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, nos bairros Jardim das Acácias e Residencial Paião, com mais de R$ 5,9 milhões em investimentos, também do MS Ativo – Municipalismo II.

O projeto prevê a execução de pavimentação asfáltica, recapeamento drenagem de águas pluviais, contemplando 17 vias dos dois bairros.

“Vamos ter dois bairros 100% asfaltados. E temos outras demandas para habitação e pavimentação. Assim melhoramos a qualidade de vida da população. Estamos construindo uma nova história para Anaurilândia”, disse o prefeito Rafael Hamamoto.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA