TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Passarela na MS-156: Governo de MS prioriza segurança e proteção à vida de moradores em Dourados

Publicados

em

Passagem elevada no acesso ao Distrito Industrial irá garantir travessia segura de pedestres em bairros da região oeste de Dourados: segurança viária e mobilidade urbana

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), está executando em Dourados a implantação de uma passarela de pedestres na MS-156.

A estrutura está sendo erguida no trecho entre a BR-163 e o Distrito Industrial, atendendo a uma região bastante populosa que inclui bairros como Jardim Guaicurus, e os residenciais Dioclécio Artuzi, Esplanada e Harrison de Figueiredo. O objetivo é garantir uma travessia segura de pedestres em um trecho de alta circulação de veículos pesados, facilitando o deslocamento de famílias que diariamente precisam atravessar a rodovia a pé.

A etapa de implantação da estrutura metálica começou no mês de abril e seguirá a partir da segunda quinzena de maio, atendendo às diretrizes de segurança viária e mobilidade urbana naquela região. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, esteve no local para vistoriar a obra e falou sobre a importância do investimento para aquelas comunidades.

“Essa passarela é muito esperada, muito sonhada por toda essa população. Os bairros desta região cresceram muito, provocando um movimento intenso de veículos, pedestres e ciclistas”, explica o vice-governador. “Essa obra do Governo do Estado vem exatamente objetivar a proteção da vida. O investimento é muito importante para Dourados e para esses bairros na região do acesso ao Distrito Industrial”, acrescenta.

Um dos benefícios diretos será o acesso de alunos e professores da Escola Estadual Moacir Djalma Barros, no residencial Harrisom de Figueiredo II, e à escola municipal Maria da Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus. No entorno da rodovia, também estão localizados diversos estabelecimentos comerciais. Com a passarela elevada, pedestres e cadeirantes poderão atravessar a rodovia em segurança, melhorando a mobilidade urbana naquela região.

A presidente da Associação de Moradores do bairro Dioclézio Artuzi, Lizandra Montezelli Borges, diz que a obra é esperada com expectativa por toda a comunidade. “Hoje, para os moradores atravessarem a rodovia, é um transtorno. Eu tenho filho que estuda no Guaicurus, do outro lado da rodovia, e para atravessar ali é muito perigoso. Depois da duplicação e do viaduto, ver a nossa passarela sendo implantada é a realização de um sonho”, afirmou.

Fabiano é borracheiro

O comerciante Fabiano Gonçalves Medeiros, que há uma década tem uma borracharia bem próximo à rodovia, também vê o empreendimento com bons olhos. “Para nós, significa segurança. Já presenciei alguns acidentes nessa região e vejo como um grande benefício para toda a comunidade”, afirma.

Segurança e mobilidade urbana

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, esclarece que a escolha pela estrutura metálica foi estratégica para garantir celeridade e modernização, permitindo uma montagem mais rápida e eficiente que minimiza os transtornos no tráfego da MS-156 durante a execução.

“Essa entrega reafirma o compromisso da gestão estadual com Dourados, posicionando a obra como uma ação essencial para reduzir o risco de acidentes em perímetros urbanos cortados por rodovias de alto fluxo”, explica.

No local, será afixada uma placa com indicação da altura máxima permitida para veículos abaixo da passarela, que será de 5,8 metros. O projeto contempla ainda iluminação e alambrado de segurança.

“Essa é uma luta importante de nossa bancada estadual e federal, das associações de moradores e de toda a população. Eu me lembro como deputado estadual, de ter trabalhado muito para que essa obra acontecesse. É um investimento importante, fruto do esforço coletivo e mais uma ação do governo do Estado em benefício da população douradense”, completou o vice-governador.

Ana Paula Amaral, Comunicação Vice-governadoria
Luciana Bomfim, Comunicação Seilog

Fotos: Victor Arguelho/Vice-governadoria

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Investimento do Governo de MS ‘abre as portas’ para a Rota Bioceânica e ao desenvolvimento de Porto Murtinho

Publicados

em

Com entrega de obras de infraestrutura e anúncio de investimentos de mais de R$ 72,9 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul, o município de Porto Murtinho comemora 114 anos. A cidade integra a Rota Bioceânica e as obras são resultado das ações de infraestrutura e desenvolvimento regional com foco no corredor logístico que vai reduzir o tempo de deslocamento para o mercado asiático.

O governador Eduardo Riedel participou, ontem (12) e hoje (13), das comemorações alusivas ao aniversário do município, que incluiu a abertura oficial do Rodeio na Rota, atos cívicos e a entrega de importantes obras de infraestrutura urbana e logística. A programação teve ainda a assinatura de autorizações para os novos investimentos nas áreas de mobilidade, aviação regional e habitação.

“Nós vamos dar sequência na pavimentação dos bairros de Porto Murtinho. É uma transformação muito grande, fruto da Rota Bioceânica. A gente está comercializando com o mundo inteiro, principalmente com a Ásia, e aqui vai ficar todo o desenvolvimento que a gente quer ver para o município”, disse Riedel.

As ações ampliam a segurança viária, fortalecem a capacidade de atendimento à população, melhoram as condições de transporte e acesso às áreas rurais e impulsionam a qualidade de vida dos moradores. Além dos benefícios diretos para o município, os investimentos contribuem para a valorização urbana de Porto Murtinho e reforçam sua posição estratégica como porta de entrada da Rota Bioceânica e um dos principais corredores de integração entre o Brasil e os países da América do Sul.

Com investimento de R$ 8,4 milhões, a obra de pavimentação, drenagem de águas pluviais e duplicação do trecho urbano da BR-267, principal acesso a Porto Murtinho, incluiu a execução de mais de 17 mil metros quadrados de pavimentação e aproximadamente 1,2 quilômetro de drenagem, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da segurança viária no município.

“Tudo que estamos fazendo para melhorar a vida da população que vive em Porto Murtinho e para receber a Rota tem o apoio do Governo do Estado. Por isso, agradeço, só com essa união o trabalho é possível”, afirmou o prefeito Nelson Cintra.

Também foi construída a ponte sobre o rio Amonguijá, que garante melhores condições de tráfego para os usuários da via. A obra recebeu investimento de R$ 3,3 milhões e substituiu a travessia precária por uma ponte definitiva, mais segura e adequada às condições da região. A nova ponte beneficia diretamente produtores rurais, moradores e transportadores que utilizam a estrada para deslocamento e escoamento da produção, com maior confiabilidade ao tráfego.

Além de ampliar a conectividade entre as áreas rurais e a área urbana do município, a obra fortalece a infraestrutura logística de Porto Murtinho, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com investimento de R$ 44,5 milhões, a obra da rodovia Estrada do Firme contemplou a implantação de revestimento primário no trecho entre Porto Murtinho e o entroncamento da MS-458, em uma extensão de 83,5 quilômetros. A intervenção melhora as condições de trafegabilidade e segurança da via, garantindo maior regularidade no deslocamento e fortalecendo o escoamento da produção agropecuária.

Com investimento de R$ 290 mil, a obra de iluminação pública do perímetro urbano da BR-267 contemplou a implantação do sistema com instalação de 41 postes metálicos equipados com luminárias de LED. A intervenção reforça a segurança viária, melhora a visibilidade noturna e qualifica a infraestrutura de um dos principais acessos a Porto Murtinho.

Já com investimento de R$ 3,94 milhões – R$ 3,3 milhões em recursos estaduais – o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira foi reformado e ampliado. A nova estrutura inclui duas salas cirúrgicas, enfermaria com 18 leitos e laboratório.

A ponte sobre o Rio Tereré recebeu R$ 2,2 milhões de investimentos, melhorando as condições de tráfego e segurança.

Entre as obras anunciadas está a autorização para licitação da implantação de balizamento noturno no aeródromo com mais de R$ 4,1 milhões de investimentos. O trabalho é parte do plano aeroviário do Estado.

Também foi autorizada a execução da sinalização viária do município, com recursos de R$ 868 mil. As ações contemplam sinalização horizontal e vertical, além da instalação de semáforo e construção de travessias elevadas em frente a unidades escolares.

Ainda foi autorizado convênio para construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Vila Piloto com investimentos de mais de R$ 5,2 milhões – R$ 3,1 milhões do Governo do Estado.

Ponte Bioceânica

A ponte binacional da Rota Bioceânica e aos acessos nos dois lados da fronteira, entre a cidade brasileira de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, está com obras em execução. O empreendimento é considerado estratégico para a integração sul-americana aos mercados asiáticos, por meio dos portos do Chile, no Oceano Pacífico.

No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Essa obra federal está orçada em R$ 472 milhões. Além da alça de 13,1 km, que ligará a rodovia à ponte, também é construído o contorno rodoviário em Porto Murtinho e o Centro Aduaneiro, que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai.

Construída entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, a ponte é executada por consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões (US$ 93 milhões), financiado pela administração paraguaia da Itaipu.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA