TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

‘No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas’: instituições abrem movimento Maio Amarelo com foco em empatia e tecnologia

Publicados

em

Na manhã desta segunda-feira (04/05), autoridades e sociedade civil deram início ao Movimento Maio Amarelo, com uma solenidade na Praça Ary Coelho. O evento, marcado por um forte apelo à preservação da vida, contou com a presença diversas autoridade que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT) e toda a população para um esforço conjunto na redução de sinistros viários.

Com o tema oficial “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha deste ano, definida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), propõe uma mudança de postura. A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, destacou a profundidade da mensagem:

“Ver, às vezes a gente olha superficialmente. Mas enxergar é ir além. É somar esforços e parcerias”, afirmou Moringo, ressaltando que o objetivo é transformar o trânsito em um lugar de paz por meio do cuidado ativo.

A diretora enfatizou ainda que a união entre instituições como o SEST-SENAT, DNIT e a Polícia Militar de Trânsito (BPMTran) é o que garante um trabalho consolidado. “Precisamos chegar à meta, que é zero mortes. Para isso, a gente soma esforços e acredita. Temos que, acima de tudo, acreditar e trabalhar incansavelmente”, pontuou.

Abertura do Maio Amarelo (Foto: Rachid Waqued)

Além da cerimonia, agentes e educadores de trânsito fizerem uma abordagem educativa com os condutores e pedestres do local.

Programação: Da Infância à Terceira Idade

O Detran-MS preparou um calendário extenso para o mês, buscando atingir todos os públicos com ações educativas e lúdicas:

  • Educação Infantil: O programa “Detran vai à Escola” levará a “História Cantada” para ensinar a travessia segura. Já o “Detranzinho” receberá visitas de crianças de 8 a 11 anos para atividades focadas na campanha.
  • Inclusão Social: No dia 16 de maio, o “MS Cidadão” realizará ações em aldeias indígenas; no dia 23, o mutirão “Todos em Ação” focará em comunidades da periferia.
  • Tecnologia e Imersão: Ações com óculos simuladores de embriaguez e a exibição do documentário “Uma escolha, várias vidas” serão realizadas para sensibilizar condutores.
  • Fórum Estratégico: Nos dias 25 e 26 de maio, o Bioparque Pantanal sediará o Fórum Centro-Oeste de Segurança Viária, com foco na Rota Bioceânica (RILA) e presença de autoridades internacionais.

Inovações e Sustentabilidade

Uma das novidades deste ano é a Exposição Gigantes, em parceria com o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS). Entre 25 de maio e 05 de junho, uma maquete de “Passagem de Fauna” será exposta no Shopping Campo Grande e no Bioparque Pantanal para demonstrar como evitar o atropelamento de animais silvestres nas estradas.

Além disso, o Detran-MS realizará workshops técnicos para profissionais de CFCs no dia 20 de maio, tratando das atualizações da Resolução 1.020, além de palestras em empresas e centros de convivência para idosos.

O movimento Maio Amarelo reforça que a segurança no trânsito não é apenas uma questão de fiscalização, mas de educação e empatia. Como resumiu Andrea Moringo: “Que as pessoas possam refletir e aplicar isso na vida, no dia a dia”.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Investimento do Governo de MS ‘abre as portas’ para a Rota Bioceânica e ao desenvolvimento de Porto Murtinho

Publicados

em

Com entrega de obras de infraestrutura e anúncio de investimentos de mais de R$ 72,9 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul, o município de Porto Murtinho comemora 114 anos. A cidade integra a Rota Bioceânica e as obras são resultado das ações de infraestrutura e desenvolvimento regional com foco no corredor logístico que vai reduzir o tempo de deslocamento para o mercado asiático.

O governador Eduardo Riedel participou, ontem (12) e hoje (13), das comemorações alusivas ao aniversário do município, que incluiu a abertura oficial do Rodeio na Rota, atos cívicos e a entrega de importantes obras de infraestrutura urbana e logística. A programação teve ainda a assinatura de autorizações para os novos investimentos nas áreas de mobilidade, aviação regional e habitação.

“Nós vamos dar sequência na pavimentação dos bairros de Porto Murtinho. É uma transformação muito grande, fruto da Rota Bioceânica. A gente está comercializando com o mundo inteiro, principalmente com a Ásia, e aqui vai ficar todo o desenvolvimento que a gente quer ver para o município”, disse Riedel.

As ações ampliam a segurança viária, fortalecem a capacidade de atendimento à população, melhoram as condições de transporte e acesso às áreas rurais e impulsionam a qualidade de vida dos moradores. Além dos benefícios diretos para o município, os investimentos contribuem para a valorização urbana de Porto Murtinho e reforçam sua posição estratégica como porta de entrada da Rota Bioceânica e um dos principais corredores de integração entre o Brasil e os países da América do Sul.

Com investimento de R$ 8,4 milhões, a obra de pavimentação, drenagem de águas pluviais e duplicação do trecho urbano da BR-267, principal acesso a Porto Murtinho, incluiu a execução de mais de 17 mil metros quadrados de pavimentação e aproximadamente 1,2 quilômetro de drenagem, contribuindo para a melhoria da mobilidade e da segurança viária no município.

“Tudo que estamos fazendo para melhorar a vida da população que vive em Porto Murtinho e para receber a Rota tem o apoio do Governo do Estado. Por isso, agradeço, só com essa união o trabalho é possível”, afirmou o prefeito Nelson Cintra.

Também foi construída a ponte sobre o rio Amonguijá, que garante melhores condições de tráfego para os usuários da via. A obra recebeu investimento de R$ 3,3 milhões e substituiu a travessia precária por uma ponte definitiva, mais segura e adequada às condições da região. A nova ponte beneficia diretamente produtores rurais, moradores e transportadores que utilizam a estrada para deslocamento e escoamento da produção, com maior confiabilidade ao tráfego.

Além de ampliar a conectividade entre as áreas rurais e a área urbana do município, a obra fortalece a infraestrutura logística de Porto Murtinho, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com investimento de R$ 44,5 milhões, a obra da rodovia Estrada do Firme contemplou a implantação de revestimento primário no trecho entre Porto Murtinho e o entroncamento da MS-458, em uma extensão de 83,5 quilômetros. A intervenção melhora as condições de trafegabilidade e segurança da via, garantindo maior regularidade no deslocamento e fortalecendo o escoamento da produção agropecuária.

Com investimento de R$ 290 mil, a obra de iluminação pública do perímetro urbano da BR-267 contemplou a implantação do sistema com instalação de 41 postes metálicos equipados com luminárias de LED. A intervenção reforça a segurança viária, melhora a visibilidade noturna e qualifica a infraestrutura de um dos principais acessos a Porto Murtinho.

Já com investimento de R$ 3,94 milhões – R$ 3,3 milhões em recursos estaduais – o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira foi reformado e ampliado. A nova estrutura inclui duas salas cirúrgicas, enfermaria com 18 leitos e laboratório.

A ponte sobre o Rio Tereré recebeu R$ 2,2 milhões de investimentos, melhorando as condições de tráfego e segurança.

Entre as obras anunciadas está a autorização para licitação da implantação de balizamento noturno no aeródromo com mais de R$ 4,1 milhões de investimentos. O trabalho é parte do plano aeroviário do Estado.

Também foi autorizada a execução da sinalização viária do município, com recursos de R$ 868 mil. As ações contemplam sinalização horizontal e vertical, além da instalação de semáforo e construção de travessias elevadas em frente a unidades escolares.

Ainda foi autorizado convênio para construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Vila Piloto com investimentos de mais de R$ 5,2 milhões – R$ 3,1 milhões do Governo do Estado.

Ponte Bioceânica

A ponte binacional da Rota Bioceânica e aos acessos nos dois lados da fronteira, entre a cidade brasileira de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, está com obras em execução. O empreendimento é considerado estratégico para a integração sul-americana aos mercados asiáticos, por meio dos portos do Chile, no Oceano Pacífico.

No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Essa obra federal está orçada em R$ 472 milhões. Além da alça de 13,1 km, que ligará a rodovia à ponte, também é construído o contorno rodoviário em Porto Murtinho e o Centro Aduaneiro, que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai.

Construída entre Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta, a ponte é executada por consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões (US$ 93 milhões), financiado pela administração paraguaia da Itaipu.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA