MATO GROSSO DO SUL
Dourados: Sanesul investe mais R$ 27,1 milhões para ampliar sistema de esgoto
Estação de Tratamento de Esgoto no município de Dourados, em foto de arquivo.
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) investirá mais R$ 27,17 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Dourados, reforçando o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a expansão da infraestrutura de saneamento e a melhoria da qualidade de vida da população. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada pelo diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, e prevê obras em diferentes regiões do município, com prazo de execução de 24 meses.
O contrato inclui a implantação de rede coletora de esgoto e ligações domiciliares nos bairros Exposição e Monte Carlo, além da construção da Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB Exposição), dos interceptores Laranja Doce e Paragem, bem como a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Ipê). Os recursos são próprios da Sanesul.
Segundo Renato Marcílio, os investimentos reforçam o planejamento estratégico da empresa para ampliar o acesso ao saneamento básico, contribuindo diretamente para a saúde pública, a preservação ambiental e o desenvolvimento dos municípios.
“Cada nova obra de esgotamento sanitário representa mais qualidade de vida para a população, valorização urbana e proteção dos recursos naturais. Estamos ampliando a infraestrutura de saneamento de forma planejada e sustentável, levando benefícios permanentes para as cidades atendidas pela Sanesul”, destaca o dirigente.
A ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Dourados faz parte da política de investimentos adotada pelo Governo do Estado, que tem como meta antecipar o cumprimento da universalização do esgoto estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento, cuja previsão nacional é 2033.
Atualmente, a cobertura de esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela Sanesul já alcança cerca de 76%, índice considerado um dos mais elevados do país entre companhias estaduais de saneamento. A sanesul opera em 68 municípios sul-mato-grossenses e mantém um amplo programa de investimentos para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto.
Renato Marcílio ressalta que o avanço da cobertura sanitária gera impactos positivos que vão além da infraestrutura. “O saneamento é um dos principais instrumentos de promoção da saúde, redução de doenças e preservação ambiental. Por isso, seguimos investindo de forma contínua para que Mato Grosso do Sul alcance a universalização antes do prazo previsto, beneficiando milhares de famílias em todas as regiões do Estado”, afirma.
Com a nova obra, Dourados recebe mais um importante aporte voltado à modernização do sistema de saneamento, fortalecendo a capacidade de coleta e tratamento de esgoto e contribuindo para o crescimento sustentável da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
Comunicação Sanesul
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Corumbá recebe investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres
Corumbá concentrou, nesta terça-feira (23), uma série de entregas, vistorias, assinaturas e autorizações que reforçam os investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção social no município. A programação contemplou desde a entrega de novas estruturas para atendimento em hemoterapia até o início das obras da nova maternidade e da Casa da Mulher Brasileira, além de investimentos em abastecimento de água e melhorias urbanas.
Na área da saúde, o Governo do Estado entregou sete salas reformadas para implantação dos serviços de hemoterapia, com investimentos de R$ 390 mil. A nova estrutura fortalece a rede de atendimento hematológico da região, amplia a capacidade operacional do Hemosul e garante mais qualidade, segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.
A agenda também incluiu supervisão às instalações da maternidade da Santa Casa de Corumbá. O município contará com uma nova maternidade, com investimento de R$ 74,9 milhões, sendo R$ 59,8 milhões do Governo Federal e R$ 15,1 milhões do Governo do Estado. A unidade ampliará a assistência materno-infantil na região pantaneira.
Ao participar da entrega de novos equipamentos e da ampliação da estrutura da Santa Casa de Corumbá, o governador Eduardo Riedel reiterou a importância da parceria entre Estado e municípios para fortalecer a rede pública de saúde e assegurar atendimento mais qualificado à população pantaneira. Segundo o chefe do Executivo estadual, os investimentos em infraestrutura e custeio são fundamentais para garantir mais conforto, dignidade e eficiência nos serviços oferecidos aos moradores da região.
“Após a conclusão das obras e a entrega dos equipamentos, Corumbá passa a contar com um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender melhor a população. Essa parceria entre Estado e município é fundamental para fortalecer as políticas públicas. Vamos seguir apoiando a estrutura, desde a conclusão da etapa de equipamentos até a manutenção necessária para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Outra visita técnica ocorreu na UTI Neonatal do Hospital da Cassems de Corumbá. A agenda marca a transformação da unidade em um dos principais polos de saúde de alta complexidade do Pantanal, atendendo Corumbá, Ladário e municípios vizinhos, abrangendo cerca de 20 mil pessoas referenciadas.
Inaugurado em 25 de novembro de 2018, o Hospital da Cassems vem ampliando continuamente sua estrutura para reduzir o vazio assistencial da região. Atualmente, conta com 47 leitos clínicos e quatro leitos de unidade semi-intensiva, fundamentais para a transição segura de pacientes críticos.
A unidade dispõe de centro cirúrgico moderno e estrutura tecnológica que possibilitou, em junho de 2026, a realização da primeira neurocirurgia da história da região. O hospital também se consolidou como polo de diagnóstico e intervenção avançada, com centro de diagnóstico por imagem equipado com ressonância magnética, tomógrafo de 64 canais, raio-X e ultrassonografia.
No setor de infraestrutura, o Governo do Estado entregou a obra de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal. Executadas por meio do programa MS Ativo Municipalismo I, as intervenções receberam investimentos de R$ 27,8 milhões e foram concluídas em 2026.
Também foi entregue a obra de adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, concluída em 2024 com investimento de R$ 916,6 mil. A intervenção amplia a capacidade de análise e monitoramento da qualidade da água distribuída à população, fortalecendo o controle operacional e a segurança do abastecimento no município.
Entre os atos pactuados está a assinatura da ordem de início de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira de Corumbá, com investimentos de R$ 8,4 milhões. O espaço terá área de 1.372,10 metros quadrados e reunirá, em um único local, serviços essenciais de acolhimento, atendimento humanizado e enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao autorizar a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, Riedel ressaltou que o equipamento representa mais do que uma obra física e integra uma rede de proteção voltada às mulheres em situação de violência.
“Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento, com Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, assistência psicossocial e acolhimento. Mato Grosso do Sul enfrenta esse problema de maneira transparente e busca soluções. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher e precisamos ampliar cada vez mais essa estrutura de proteção”, declarou.
A estrutura contará com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), salas de cartório, espaços para atuação do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de sala de audiências, ambientes para atendimento psicossocial, áreas administrativas e brinquedoteca para acolhimento das crianças que acompanham as vítimas.
O projeto foi concebido para oferecer um ambiente acessível, seguro e humanizado, favorecendo a integração dos serviços e reduzindo a revitimização das mulheres atendidas.
Na área da saúde, foi assinada a ordem de início de serviço para a construção da nova Maternidade de Corumbá, empreendimento inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total de R$ 74,9 milhões.
A unidade será construída na Rua Pedro de Medeiros, no Bairro Popular Velha, seguindo o projeto de referência do Ministério da Saúde para maternidades de Porte II. Com área construída de aproximadamente 10,1 mil metros quadrados, a estrutura contará com Centro de Parto Normal, suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto), centro cirúrgico obstétrico, unidade de internação obstétrica, unidade neonatal, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, atendimento ambulatorial para gestantes de alto risco, serviços de urgência e emergência obstétrica e áreas de apoio diagnóstico e terapêutico.
No saneamento, o governador assinou a ordem de início de serviço para a construção dos dolfins de proteção da captação superficial de água bruta e recuperação das estruturas existentes, com investimentos de R$ 26,5 milhões por meio do Programa Avançar Cidades – 2ª Etapa. A obra tem como objetivo proteger o sistema de captação contra impactos provocados por embarcações e garantir maior segurança e continuidade ao abastecimento.
Também foram autorizados dois novos processos licitatórios. O primeiro prevê a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), com valor de referência de R$ 15 milhões, permitindo o tratamento adequado dos resíduos gerados no processo de potabilização da água, em conformidade com as normas ambientais.
Ao celebrar os investimentos em andamento em Corumbá, o governador Eduardo Riedel associou os avanços do município à capacidade de articulação entre diferentes esferas de governo e à união de esforços para viabilizar obras estruturantes. Ele citou os recursos destinados ao saneamento por meio do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a participação decisiva do Estado nas contrapartidas necessárias para garantir os projetos.
“Conseguimos viabilizar investimentos importantes e Corumbá está entre os municípios contemplados. A responsabilidade agora é fazer esses recursos chegarem em forma de obras de qualidade. São R$ 63 milhões para requalificar toda a rede de água e esgoto, uma estrutura antiga que precisa ser modernizada e que vai representar uma grande transformação para a cidade”, afirmou.
A segunda autorização contemplou a modernização do sistema de abastecimento de água de Corumbá, com investimentos estimados em R$ 22,4 milhões. O projeto prevê a modernização das redes de distribuição, implantação de equipamentos para controle de pressão e ampliação dos setores de macromedição, aumentando a eficiência operacional, reduzindo perdas e ampliando a confiabilidade do abastecimento.
O governador observou que a universalização do saneamento é uma das metas prioritárias do Estado e antecipou que Mato Grosso do Sul pretende concluir o processo antes mesmo do prazo previsto em contrato.
“Estamos trabalhando para universalizar o saneamento até o fim do ano que vem. Essa é uma política que tem relação direta com saúde, dignidade e cidadania. Municípios que tinham cobertura praticamente inexistente já alcançam índices próximos de 98%, e agora estamos monitorando, junto à Fiocruz, os impactos concretos dessa mudança nos indicadores de saúde. É uma transformação profunda para a população”, ressaltou.
Para o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, o volume de investimentos em andamento no município tem proporcionado uma nova realidade e demonstra que as ações públicas vão além da execução de obras, refletindo sensibilidade às necessidades da população.
“A gente olha para a cidade hoje e vê uma quantidade de obras que impressiona. Mas a boa política não é feita apenas de números ou de concreto. O mais importante é a sensibilidade que existe por trás dessas ações. As obras de drenagem ajudam a enfrentar os alagamentos, os projetos habitacionais reduzem o déficit de moradia e investimentos como a Casa da Mulher Brasileira e a UTI Neonatal mostram que é possível transformar estruturas que antes eram vistas como inviáveis em serviços que salvam vidas e acolhem as pessoas”, ressaltou o prefeito.
Encerrando a agenda, o governador participa à noite das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das principais manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Reconhecido em 2021 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o evento possui mais de 140 anos de devoção documentada e integra a identidade cultural de Corumbá e Ladário.
A celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista. Segundo a crença popular, na noite de São João as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo, transformando o banho da imagem em um ritual de renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrásPrefeitura informa interdições de trânsito e alteração no transporte coletivo devido ao Desfile Cívico de 111 anos de Três Lagoas
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásPrefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil iniciam segunda etapa da Operação Aproximatus no bairro Vila Guanabara
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásPenitenciária de Paranaíba amplia segurança com instalação de alambrados e telas de proteção nos pavilhões
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásJunho prata: Detran-MS promove ação de segurança viária com idosos em centros de convivência de Campo Grande
-
TRÊS LAGOAS5 dias atrásTrês Lagoas conquista títulos e se destaca na etapa estadual dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul
-
POLÍTICA MS7 dias atrásALEMS vota em segunda discussão campanhas contra câncer em animais domésticos
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásDo celular guardado ao robô em movimento: escolas de MS reinventam o uso da tecnologia em sala de aula
-
TRÊS LAGOAS5 dias atrásDurante desfile dos 111 anos, prefeito anuncia retomada definitiva da UFN3 e destaca geração de cerca de 7 mil empregos



































