TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Ação integrada retira de circulação motocicleta com quase 300 mil reais em multas

Publicados

em

Uma fiscalização conjunta entre o DETRAN, a AGETRAN e a GCM resultou na apreensão de uma motocicleta que circulava sem respeitar as regras de trânsito da capital. O veículo acumulava R$ 290.562,00 (duzentos e noventa mil, quinhentos e sessenta e dois reais) em dívidas, decorrentes, em sua grande maioria, de infrações por excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e desrespeito à parada obrigatória.

No momento da abordagem, foi constatado que o motociclista não era o proprietário legal do veículo. “Esse tipo de situação ocorre com frequência com veículos que não são transferidos quando vendidos. Muitos donos realizam a venda ‘na confiança’ e, depois disso, não localizam mais o veículo. Isso acaba tornando o bem um instrumento perigoso, pois pode ser utilizado para a prática de crimes e para o desrespeito às regras de trânsito”, explica o Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS, Ruben Ajala.

O Detran-MS ressalta que operações integradas como essa têm o objetivo fundamental de retirar de circulação veículos que operam à margem da legalidade. São casos em que os reais proprietários deixam de exercer a devida responsabilidade sobre o bem, permitindo que ele transite nas mãos de terceiros que cometem sucessivas infrações e acumulam dívidas severas. “Condutas perigosas, como as registradas no histórico dessa motocicleta, colocam em risco direto a vida do próprio piloto e das demais pessoas que compartilham as vias públicas”, enfatiza Ajala.

A responsabilidade sobre a propriedade de veículos

O caso serve como um alerta importante sobre as responsabilidades civil e administrativa que envolvem a posse de um veículo. Quando um automóvel ou motocicleta está registrado no nome de um cidadão, ele é legalmente responsável por tudo o que acontece com aquele bem.

Por essa razão, o órgão reforça que atitudes preventivas no momento da venda são essenciais para resguardar o vendedor. Ao negociar um veículo, é indispensável preencher o documento de transferência, colher as assinaturas, reconhecer firma e efetuar a comunicação de venda imediatamente junto ao Detran-MS. Esse procedimento simples, gratuito e totalmente digital evita que transtornos causados por terceiros — como multas de trânsito, pontuação na CNH e inscrição em dívida ativa — recaiam sobre o antigo dono.

De acordo com a GPAV, a motocicleta recolhida permanecerá retida no pátio do Detran-MS e será inserida em um dos próximos editais de leilão institucional. O valor arrecadado com o arremate do lote será utilizado para abater uma pequena fração do montante devido. No entanto, o proprietário legal do veículo continuará responsável por quitar o saldo devedor remanescente junto ao Estado, incluindo impostos acumulados, como o IPVA.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: GPAV

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

MS Ativo: municipalismo forte avança com obras e entregas em Anaurilândia

Publicados

em

Obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul são o foco do programa MS Ativo – Municipalismo, do Governo do Estado, que beneficia todos os 79 municípios. Para entregar mais uma importante obra de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel esteve – nesta sexta-feira (26) – em Anaurilândia, que recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos direcionados ao fortalecimento da mobilidade urbana do município.

“Temos uma esteira de projetos e saio com outras demandas. O Governo do Estado é parceiro das iniciativas, caminhamos ao lado de cada município, desenvolvendo programas e buscando soluções para demandas importantes”, disse Riedel.

O Governo do Estado entregou a obra de construção de uma galeria em concreto sobre o córrego Peleja, executada com investimento de quase R$ 1 milhão, por meio do programa MS Ativo – Municipalismo I. A intervenção substituiu uma antiga travessia, garantindo maior segurança para motoristas e moradores, especialmente durante o período de chuvas.

A nova estrutura proporciona mais durabilidade, melhora o escoamento das águas e assegura melhores condições de trafegabilidade, reforçando a infraestrutura viária do município e garantindo um acesso mais seguro para quem utiliza a via diariamente.

Também foi assinada a autorização para licitação da obra de infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, nos bairros Jardim das Acácias e Residencial Paião, com mais de R$ 5,9 milhões em investimentos, também do MS Ativo – Municipalismo II.

O projeto prevê a execução de pavimentação asfáltica, recapeamento drenagem de águas pluviais, contemplando 17 vias dos dois bairros.

“Vamos ter dois bairros 100% asfaltados. E temos outras demandas para habitação e pavimentação. Assim melhoramos a qualidade de vida da população. Estamos construindo uma nova história para Anaurilândia”, disse o prefeito Rafael Hamamoto.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA