MATO GROSSO DO SUL
Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Por meio do Proacinq e convênios federais, o Governo do Estado destina R$ 7,4 milhões em implementos e sementes para fortalecer a agricultura familiar em 51 municípios
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), realiza a entrega de 7.062 itens voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, totalizando investimentos de R$ 7.403.718,20. A solenidade será realizada nesta segunda-feira (29), às 10h, no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), em Campo Grande.
As entregas contemplam máquinas, implementos agrícolas, sementes e equipamentos que beneficiarão agricultores familiares de 51 municípios sul-mato-grossenses, ampliando a capacidade produtiva das propriedades rurais, fortalecendo a assistência técnica e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do campo.
Os investimentos são oriundos de diferentes fontes de financiamento, incluindo o Programa de Aquisição de Insumos para Agricultura Familiar (Proacinq), executado pelo Governo do Estado, além de convênios firmados junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por intermédio dos parlamentares (senadores Tereza Cristina e Nelson Trad, os deputados federais Beto Pereira, Vander Loubet e Fábio Trad e o deputado estadual Zeca).
Aquidauana, Nioaque, Amambai, Paranhos, Miranda, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Tacuru, Dourados, Juti, Caarapó, Porto Murtinho, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Maracaju, Rio Negro, Eldorado, Jaraguari, Antônio João, Brasilândia, Japorã, Corumbpa, Dourados, Campo Grande, Bela Vista, Pedro Gomes, Corguinho, Sonora, Figueirão, Terenos, Bonito, Sete Quedas, Anaurilândia, Rochedo, Deodápolis, Três Lagoas, Alcinópolis, Jardim, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Costa Rica, Caracol, Guia Lopes da Laguna, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Nova Alvorada, Batayporã e Água Clara estão entre os municípios beneficiados.
Convênios ampliam a mecanização da agricultura familiar
Os recursos provenientes dos convênios federais somam R$ 6.609.509,90, contemplando 127 máquinas e implementos agrícolas, dos quais 123 serão destinados diretamente a 32 municípios sul-mato-grossenses.
Os equipamentos reforçam a infraestrutura produtiva das prefeituras e associações de produtores rurais, ampliando o acesso à mecanização e oferecendo melhores condições de trabalho às famílias agricultoras.
Entre os equipamentos entregues estão caminhões, caminhonetes, ensiladeiras, plantadeiras de mandioca, plantadeiras semeadoras, terraceadores, calcareadeiras, pulverizadores, distribuidores de fertilizantes, guinchos, microtratores e diversos implementos agrícolas. Além disso, quatro caminhonetes serão incorporadas à frota da Agraer, fortalecendo as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Mato Grosso do Sul.
Proacinq garante maior volume de investimentos em insumos
Responsável pelo maior número de itens entregues, o Programa de Aquisição de Insumos para Agricultura Familiar (Proacinq) contempla 6.935 unidades, com investimento de R$ 794.208,30.
O programa destina 93 carretinhas, 93 microtratores, 763 matracas e 5.898 sacos de sementes de feijão, milho, arroz e hortaliças, beneficiando agricultores familiares de 35 municípios do Estado.
A distribuição dos insumos fortalece a produção de alimentos, amplia o acesso à mecanização em pequenas propriedades e oferece melhores condições para o aumento da produtividade das famílias agricultoras.
Com os investimentos realizados, o Governo do Estado reforça sua política de fortalecimento da agricultura familiar, promovendo segurança alimentar, modernização da produção rural, ampliação da capacidade produtiva e desenvolvimento sustentável nos municípios sul-mato-grossenses.
Comunicação Agraer
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Turismo de MS amplia conectividade com mais um voo da Latam entre São Paulo e Bonito
A conectividade aérea de Bonito, considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil, será fortalecida a partir de 25 de outubro com a ampliação da operação da LATAM Airlines entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e Bonito (MS). A companhia aérea passará a oferecer três voos semanais, o que amplia a integração de Mato Grosso do Sul com o principal hub aéreo do país.
Atualmente com operações às quartas-feiras e aos sábados, a LATAM incluirá um novo voo aos domingos e ajustará sua malha para operações às quartas, sextas e domingos. Os voos seguirão os seguintes horários: saída de Guarulhos (GRU) às 9h30, com chegada em Bonito (BYO) às 10h30, e retorno às 11h10, pousando em São Paulo às 14h05.
A ampliação da frequência representa um importante avanço para o turismo sul-mato-grossense, proporcionando mais opções de deslocamento aos visitantes, maior flexibilidade na programação das viagens e ampliação das conexões nacionais e internacionais por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O elevado índice de ocupação dos voos foi determinante para viabilizar a expansão da operação, resultado do trabalho contínuo desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur MS), em parceria com o trade turístico.
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a nova frequência representa mais um avanço na estratégia de fortalecimento da malha aérea do estado. “A ampliação da operação da LATAM demonstra que o mercado responde positivamente aos investimentos realizados na promoção do destino. O bom desempenho da taxa de ocupação dos voos comprova o protagonismo de Bonito e a confiança da companhia em ampliar sua oferta. Além de facilitar o acesso ao principal destino de ecoturismo do Brasil, essa nova frequência amplia as possibilidades de conexão com diversos destinos nacionais e internacionais via Guarulhos, tornando Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo no mercado turístico”.
Débora Bordin, comunicação FundturMS
Foto: Infraero
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrásAtendendo pedido da população, Prefeitura inicia pavimentação de estacionamento e melhorias de acessibilidade na Lagoa Maior
-
TRÊS LAGOAS5 dias atrásBairro Novo Oeste receberá, no dia 27, a 1ª Feira da Cidadania com diversos serviços para a população
-
TRÊS LAGOAS3 dias atrásExpotrês movimenta R$ 16 milhões na cidade e demonstra importância do turismo para Três Lagoas, diz pesquisa
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias atrásDestaque nacional: Estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias atrásDa oficina de costura ao acolhimento hospitalar, trabalho prisional beneficia pacientes e promove ressocialização
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásVazio sanitário já esta em vigor e impõe controle rigoroso contra ferrugem asiática
-
POLÍTICA MS4 dias atrásJoão Henrique critica gestão estadual e cobra investimentos em saúde e infraestrutura Deputado relacionou problemas em rodovias e na saúde pública à atuação do Governo do Estado e citou investigações sobre obras públicas
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásCom Corredor Bioceânico em conclusão, turismo e comércio vivem expectativa de crescimento e transformação em MS









