TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS

Publicados

em

Na Agência Híbrida de Dourados, onde o projeto teve início, a gerente Elizangela Ximenes acompanha diariamente histórias que mostram o impacto da iniciativa na vida das pessoas.

“Estamos felizes por ter aqui esse tipo de atendimento. É gratificante ver as pessoas com mais de 60 anos recuperando acesso ao GOV, sendo capazes de acessar suas CNHs e documentos dos veículos pelo aplicativo, acessando suas vagas especiais. Isso é dar acesso às pessoas a um mundo que está aqui”, afirma.

Outros benefícios

Além do atendimento especializado, Mato Grosso do Sul também oferece benefícios específicos aos condutores idosos. O desconto nas taxas de emissão, renovação e reemissão da Carteira Nacional de Habilitação acompanha o prazo de validade do documento.

“A pessoa com 60 anos, tem um desconto correspondente a 50% da taxa integral do Detran. Já a partir dos 70 anos, em que a CNH tem validade de três anos, o desconto é de 70%, pagando apenas 30% da guia”, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos.

Para ele, o cuidado com a população idosa vai além da prestação de serviços. “É uma forma de reconhecer a importância dessa geração, que ajudou a construir o Estado e continua ativa. Nosso papel é garantir que eles tenham acesso fácil e seguro aos serviços, com acolhimento e respeito.”

Atualmente, não existe limite máximo de idade para dirigir no Brasil. O que há é a necessidade de avaliações médicas mais frequentes, conforme previsto na legislação, reforçando o compromisso com a segurança e a saúde dos condutores sem comprometer sua independência.

Ao promover acesso, orientação e inclusão digital, o Guichê 60+ demonstra que acolher também é garantir autonomia. Em um mundo cada vez mais tecnológico, iniciativas como essa ajudam a assegurar que nenhuma pessoa fique para trás.

O planejamento estratégico do Detran-MS prevê a ampliação do atendimento 60+ para outras agências do Estado em 2027.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran-MS

Detran-MS já realizou mais de 11,7 mil atendimentos e ajuda idosos a acessar serviços cada vez mais digitais com acolhimento e orientação especializada

Em uma sociedade cada vez mais conectada, realizar tarefas simples como acessar um documento digital, recuperar uma senha ou utilizar um aplicativo pode se tornar um desafio para muitas pessoas idosas. Enquanto a tecnologia avança rapidamente, parte da população enfrenta dificuldades para acompanhar essas mudanças, o que pode comprometer o acesso a serviços e até mesmo a direitos básicos.

Foi pensando nessa realidade que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) criou o Guichê 60+, um atendimento especializado voltado às pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa oferece acolhimento, orientação e suporte personalizado para que o público idoso consiga acessar serviços cada vez mais digitais de forma segura e autônoma.

Em sintonia com os princípios do Junho Prata, campanha estadual de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, o serviço reforça a importância da inclusão, do respeito e da garantia de direitos para essa parcela da população.

Mais do que um atendimento prioritário, o Guichê 60+ busca aproximar os idosos das ferramentas digitais utilizadas no dia a dia. O cidadão pode receber orientação para acessar a conta GOV.BR , utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, consultar documentos do veículo, acessar benefícios e esclarecer dúvidas relacionadas aos serviços de trânsito.

Outro diferencial é a facilidade de acesso. O atendimento não exige agendamento prévio. Basta procurar uma das unidades para receber orientação individualizada e resolver suas demandas com mais tranquilidade.

Desde a implantação do serviço, em outubro de 2024, na Agência Híbrida de Dourados, o atendimento especializado vem se consolidando como uma importante ferramenta de inclusão. O Guichê 60+ também está disponível na Agência do Shopping Campo Grande. Juntas, as unidades já realizaram mais de 11,7 mil atendimentos.

Somente em 2025, as duas agências registraram 7.755 atendimentos. Em 2026, já são mais de 3,4 mil atendimentos realizados até maio de 2026, demonstrando a relevância do serviço para a população idosa sul-mato-grossense.

Na Agência Híbrida de Dourados, onde o projeto teve início, a gerente Elizangela Ximenes acompanha diariamente histórias que mostram o impacto da iniciativa na vida das pessoas.

“Estamos felizes por ter aqui esse tipo de atendimento. É gratificante ver as pessoas com mais de 60 anos recuperando acesso ao GOV, sendo capazes de acessar suas CNHs e documentos dos veículos pelo aplicativo, acessando suas vagas especiais. Isso é dar acesso às pessoas a um mundo que está aqui”, afirma.

Outros benefícios

Além do atendimento especializado, Mato Grosso do Sul também oferece benefícios específicos aos condutores idosos. O desconto nas taxas de emissão, renovação e reemissão da Carteira Nacional de Habilitação acompanha o prazo de validade do documento.

“A pessoa com 60 anos, tem um desconto correspondente a 50% da taxa integral do Detran. Já a partir dos 70 anos, em que a CNH tem validade de três anos, o desconto é de 70%, pagando apenas 30% da guia”, explica o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira dos Santos.

Para ele, o cuidado com a população idosa vai além da prestação de serviços. “É uma forma de reconhecer a importância dessa geração, que ajudou a construir o Estado e continua ativa. Nosso papel é garantir que eles tenham acesso fácil e seguro aos serviços, com acolhimento e respeito.”

Atualmente, não existe limite máximo de idade para dirigir no Brasil. O que há é a necessidade de avaliações médicas mais frequentes, conforme previsto na legislação, reforçando o compromisso com a segurança e a saúde dos condutores sem comprometer sua independência.

Ao promover acesso, orientação e inclusão digital, o Guichê 60+ demonstra que acolher também é garantir autonomia. Em um mundo cada vez mais tecnológico, iniciativas como essa ajudam a assegurar que nenhuma pessoa fique para trás.

O planejamento estratégico do Detran-MS prevê a ampliação do atendimento 60+ para outras agências do Estado em 2027.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran-MS

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Turismo de MS amplia conectividade com mais um voo da Latam entre São Paulo e Bonito

Publicados

em

A conectividade aérea de Bonito, considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil, será fortalecida a partir de 25 de outubro com a ampliação da operação da LATAM Airlines entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e Bonito (MS). A companhia aérea passará a oferecer três voos semanais, o que amplia a integração de Mato Grosso do Sul com o principal hub aéreo do país.

Atualmente com operações às quartas-feiras e aos sábados, a LATAM incluirá um novo voo aos domingos e ajustará sua malha para operações às quartas, sextas e domingos. Os voos seguirão os seguintes horários: saída de Guarulhos (GRU) às 9h30, com chegada em Bonito (BYO) às 10h30, e retorno às 11h10, pousando em São Paulo às 14h05.

A ampliação da frequência representa um importante avanço para o turismo sul-mato-grossense, proporcionando mais opções de deslocamento aos visitantes, maior flexibilidade na programação das viagens e ampliação das conexões nacionais e internacionais por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O elevado índice de ocupação dos voos foi determinante para viabilizar a expansão da operação, resultado do trabalho contínuo desenvolvido pelo Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur MS), em parceria com o trade turístico.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a nova frequência representa mais um avanço na estratégia de fortalecimento da malha aérea do estado. “A ampliação da operação da LATAM demonstra que o mercado responde positivamente aos investimentos realizados na promoção do destino. O bom desempenho da taxa de ocupação dos voos comprova o protagonismo de Bonito e a confiança da companhia em ampliar sua oferta. Além de facilitar o acesso ao principal destino de ecoturismo do Brasil, essa nova frequência amplia as possibilidades de conexão com diversos destinos nacionais e internacionais via Guarulhos, tornando Mato Grosso do Sul ainda mais competitivo no mercado turístico”.

Débora Bordin, comunicação FundturMS
Foto: Infraero

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:

Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA