MATO GROSSO DO SUL
Glória 2.0 passa a emitir guias a qualquer hora do dia e reforça transformação digital do Detran-MS
Nova versão da assistente virtual incorpora inteligência artificial, permite interação por áudio e amplia a autonomia dos cidadãos no acesso aos serviços do Detran-MS.
Depois de registrar mais de 2,2 milhões de interações em seu primeiro ano de funcionamento, a Glória, atendente virtual do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), ganha uma nova versão. Mais inteligente, autônoma e eficiente, a Glória 2.0 chega para ampliar o acesso aos serviços digitais, permitindo, entre outras novidades, a emissão automática de guias de pagamento diretamente pelo WhatsApp.
A atualização integra o processo de transformação digital conduzido pelo Detran-MS, que vem apostando na tecnologia para simplificar processos, reduzir burocracias e oferecer mais comodidade aos cidadãos.
Uma das principais novidades da Glória 2.0 é a emissão automática de guias de pagamento. Antes, esse procedimento dependia da atuação de um atendente para ser concluído. Agora, o próprio sistema realiza a geração da guia de forma instantânea, permitindo acesso ao serviço a qualquer hora do dia, inclusive fora do horário de expediente.
A evolução também incorpora recursos de inteligência artificial, tornando a interação mais dinâmica e eficiente. A assistente virtual passa a compreender melhor as solicitações dos usuários, oferecendo respostas mais precisas e ampliando as possibilidades de atendimento. A nova versão também permite interações por áudio, tornando a comunicação mais natural e acessível para diferentes perfis de usuários.
Licenciamento 2026
A nova funcionalidade chega em um momento importante para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul: o início do calendário de licenciamento 2026. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1,2 ou 3, tem até terça-feira, dia 31 de junho para efetuarem o pagamento. A partir de quarta-feira, 1° de julho, inicia o prazo para os veículos de final 4,5 e 6.
Agora os cidadãos já podem utilizar a Glória para emitir automaticamente a guia de pagamento do documento diretamente pelo WhatsApp. Disponível pelo número (67) 3368-0500, a assistente virtual oferece atendimento 24 horas por dia e conta com o selo de verificação da Meta, garantindo mais segurança e autenticidade aos usuários.
A novidade elimina a necessidade de aguardar atendimento humano para a emissão da guia, tornando o processo mais rápido, prático e acessível.
Entre maio de 2025 e abril de 2026, a plataforma registrou 2.225.619 interações, sendo mais de 1 milhão de mensagens recebidas e cerca de 1,2 milhão de respostas enviadas. Os números demonstram a crescente adesão dos sul-mato-grossenses aos canais digitais e consolidam a Glória como uma importante ponte entre o Detran-MS e a população.
“As mais de 2,2 milhões de interações registradas em apenas um ano demonstram que a população confia e utiliza cada vez mais os serviços digitais do Detran-MS. A evolução da Glória acompanha esse movimento e amplia as possibilidades de atendimento ao cidadão, oferecendo mais praticidade e conveniência no acesso aos serviços. Seguimos investindo em tecnologia para tornar o Detran-MS cada vez mais acessível, eficiente e próximo da população”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
Atualmente, a Glória 2.0 permite a emissão da guia única para pagamento integral dos débitos vinculados ao veículo. Novas funcionalidades já estão em desenvolvimento e devem ampliar ainda mais a autonomia dos usuários, incluindo a possibilidade de selecionar débitos específicos para pagamento individualizado.
Disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (67) 3368-0500, a Glória 2.0 reforça o compromisso do Detran-MS com a inovação e a oferta de serviços cada vez mais acessíveis, rápidos e eficientes.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Mireli Obando
—
Relacionada:
Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital no Portal Meu Detran
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
MEC confirma: Mato Grosso do Sul atinge os melhores indicadores de ensino na educação básica
Publicação no portal do INEP apontou importantes avanços em todas as etapas e indicadores observados em MS, com melhorias na aprovação, reprovação e abandono
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul atingiu seus melhores índices já observados na Educação Básica. A confirmação veio nesta sexta-feira (26), em publicação realizada pelo MEC (Ministério da Educação) via portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Os dados fazem parte do Censo Escolar 2025, divulgado hoje, e refletem o sucesso de políticas voltadas para o fortalecimento de todas as etapas, com um destaque especial para o Ensino Médio que registrou melhoras nos indicadores de aprovação, reprovação e abandono.
“Se observarmos o ciclo de quatro anos, desde 2022, os dados apontam importantes crescimentos. Isso é reflexo de um investimento sistêmico, que envolve toda a Rede. Foram reformas, valorização dos profissionais, investimentos em tecnologia, aquisição de materiais de qualidade e um cuidado especial com a equidade no atendimento, sem deixar ninguém para trás”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.
Em 2022, o abandono registrado na Rede Estadual de Ensino era de 5,1% na etapa do Ensino Médio, e de 1,3% no Ensino Fundamental. Em 2025, o percentual chegou à marca de 0,8% no Ensino Médio e 0,2% no Fundamental.
No mesmo ciclo, o aumento da aprovação também foi destaque. Em 2022, o Ensino Médio registrava 82,5% neste indicador, enquanto o Ensino Fundamental estava em 91,3%. Agora, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2025, são 95,2% de estudantes aprovados no Ensino Médio e 97% no Ensino Fundamental.
Os indicadores de reprovação também acompanharam a melhora. Em 2022 o percentual observado era de 12,4% para o Ensino Médio e 7,4% para o Ensino Fundamental. Em 2025, os dados avançaram para 4% no Ensino Médio e 2,8% no Ensino Fundamental.
Para o secretário, os avanços também estão diretamente atrelados à ampliação de ofertas como o Ensino em Tempo Integral e Educação Profissional, que atingiram seus maiores percentuais na história de MS na Rede Estadual.
“Chegamos à universalização das duas ofertas neste ciclo, ou seja, presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Hoje, temos 213 escolas em todo o Estado com turmas de Ensino em Tempo Integral. Na Educação Profissional, chegamos à marca R$ 230 milhões investidos no decorrer do ano, com mais de 50 mil estudantes atendidos. Essa diversificação nas ofertas e a garantia de boa estrutura para todos, faz com que os nossos jovens permaneçam na escola, aprendendo com mais qualidade”, destacou.
Vinícius Espíndola, Comunicação SED
Foto de capa: Cid Nogueira/SED/Arquivo
Artes: Reprodução
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS3 dias atrásAtendendo pedido da população, Prefeitura inicia pavimentação de estacionamento e melhorias de acessibilidade na Lagoa Maior
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrásBairro Novo Oeste receberá, no dia 27, a 1ª Feira da Cidadania com diversos serviços para a população
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásOperação inédita destrói 1 tonelada de medicamentos irregulares e reforça combate ao mercado clandestino
-
TRÊS LAGOAS2 dias atrásExpotrês movimenta R$ 16 milhões na cidade e demonstra importância do turismo para Três Lagoas, diz pesquisa
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásDestaque nacional: Estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásDa oficina de costura ao acolhimento hospitalar, trabalho prisional beneficia pacientes e promove ressocialização
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásRessonância no Hospital Regional de Dourados reduz viagens e anos de espera por diagnóstico no SUS
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásDas redes sociais à ciência: aos 13 anos, adolescente conhece por dentro a perícia oficial







