MATO GROSSO DO SUL
Em dia de jogo do Brasil, agências do Detran de MS terão horário especial e mudanças nos exames
Em razão do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (29), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) terá alterações no horário de atendimento em suas agências e ajustes na aplicação de exames teóricos e práticos de habilitação agendados.
A medida busca adequar o funcionamento das unidades sem prejudicar os serviços prestados à população. Os cidadãos que tinham atendimento presencial agendado nas agências da Capital e forem impactados pela alteração no horário de funcionamento poderão comparecer à mesma unidade, ao longo da semana, para realizar o atendimento, sem necessidade de novo agendamento e sem qualquer prejuízo.
Já os candidatos com exames teóricos ou práticos afetados pelas alterações serão orientados pelas autoescolas, que já receberam orientação para realizar os reagendamentos.
Atendimento nas agências
Em Campo Grande, as unidades funcionarão nos seguintes horários:
Agência do Shopping Campo Grande: 16h30 às 22h.
Agência do Shopping Bosque dos Ipês: 10h às 12h.
Agências Fácil, Sest Senat, Agência Digital Shopping Norte Sul Plaza, Sindicato dos Despachantes e Pátios de Apreensão PMAX e Autotran: 7h30 às 11h.
Nas demais agências do interior do Estado, o atendimento ao público será realizado das 7h30 às 11h.
Alterações nos exames de habilitação
Alguns municípios também terão mudanças na programação dos exames teóricos e práticos.
Exames práticos
Em Campo Grande, os exames serão realizados apenas no período da manhã.
Em Ladário, os exames agendados para o dia 29 de junho foram cancelados e deverão ser reagendados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para o dia 30 de junho, no período matutino.
Em Três Lagoas e Alcinópolis, os exames previstos para o dia 29 de junho foram cancelados e serão remarcados para o dia 3 de julho.
Já em Rio Verde de Mato Grosso, os exames que estavam programados para o dia 3 de julho foram antecipados para o dia 29 de junho período da manhã.
Exames teóricos
Nos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Rio Brilhante, Sonora, Mundo Novo, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Corumbá e Ponta Porã, serão aplicados apenas os exames agendados para o período da manhã.
As provas marcadas para o período da tarde serão reagendadas sem qualquer custo aos candidatos.
Em Fátima do Sul, ainda está sendo avaliada a possibilidade de transferir os exames da tarde para o período matutino. Caso a alteração seja confirmada, a informação será divulgada pelos canais oficiais do Detran-MS.
Os candidatos devem acompanhar as orientações repassadas pelos CFCs e pelas agências para confirmação dos novos horários e datas, quando necessário.
Digital 24 horas
Os canais digitais do Detran-MS funcionarão normalmente, sem qualquer alteração. Os cidadãos podem acessar diversos serviços pelo portal Meu Detran, pelo aplicativo Meu Detran MS ou pela assistente virtual Glória, disponível no WhatsApp, pelo número (67) 3368-0500.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued/Detran
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
MS avança na modernização das rodovias estaduais para qualificar infraestrutura e favorecer o cidadão
Para interligar regiões, facilitar acessos e impulsionar a infraestrutura e logística de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado promove grandes investimentos para melhorar e qualificar as rodovias estaduais. A previsão é que até o final do ano 5.988 km da malha (rodoviária) esteja pavimentada. Benefícios diretos à população e para economia regional.
De 2023 até o final de 2026 serão pavimentados 857 km de novas rodovias (estaduais), executados nesta atual gestão. O início deste ano este patamar já estava em 5.662 km. A expectativa e planejamento do Governo do Estado é pavimentar mais de 1.500 km no período de 2023 a 2030.
“Nosso objetivo é preparar o Estado com uma infraestrutura e logística moderna, que estará pronta para acompanhar o desenvolvimento e o crescimento econômico. Ao mesmo tempo levar segurança para quem trafega pelas rodovias estaduais, interligando regiões, reduzindo distâncias e melhorando a vida do cidadão. Estamos no caminho certo”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Estes investimentos públicos (rodovias) em todas as regiões do Estado fazem parte da estratégia de tornar Mato Grosso do Sul competitivo e preparado para receber grandes empresas privadas, que possam gerar empregos, aumento de renda e novas oportunidades.

Ambiente positivo de prosperidade. Esta evolução ainda tem muito caminho para percorrer para um próximo ciclo de crescimento do Estado. Nos próximos quatro anos (2030) o Estado pode conquistar um feito inédito, que é inverter o cenário, tendo malha pavimentada estadual (6.660 km) superior a não pavimentada (5.940 km).
Os grandes investimentos públicos nas rodovias contribuíram para a diversificação na produção estadual, com a chegada da nova fronteira da celulose, a expansão da citricultura e a consolidação do parque industrial em diferentes frentes do Estado. Estradas em boas condições são peças essenciais para o bom escoamento da produção.

Este planejamento estratégico do Estado foi reconhecido por institutos e entidades que representam o setor. Mato Grosso do Sul ficou na terceira colocação em “qualidade de rodovias” no levantamento feito pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em 2024.
Também fica na sexta posição entre os estados que mais promovem investimentos públicos (per capita) no país. Este cenário contribuiu par vinda de mais de R$ 81 bilhões de capital privado aqui nos últimos anos, principalmente na área da celulose, com a chegada de gigantes do setor, como Suzano, Arauco e Bracell, além da Eldorado que já estava instalada em Três Lagoas.
Mudança de realidade
Quando as obras de pavimentação chegam nas rodovias, não é apenas a economia que ganha fôlego, mas a própria população que mora no entorno e se beneficia desta estrutura. Mudança direta de vida, fora da poeira e da lama nos dias de chuva. Viagem mais curta e rápida.

Foi o caso de Luzia Torres. Ela mora nos arredores da MS-352 e presenciou a entrega da pavimentação da rodovia no ano passado. Lá foi asfaltado um trecho de 40 km, do entroncamento com a BR-262 até a Ponte do Grego, em Terenos. Investimento estadual de R$ 86,5 milhões.
A chegada do asfalto foi um sonho realizado. “Nunca pensei que o asfalto chegaria aqui, só temos que agradecer ao governador por fazer está obra e realizar o sonho de muita gente. Estamos todos felizes”, descreveu ela.

Josiel Custódio, morador do Assentamento Boa Vista, também comemorou quando foi entregue em 2024 a obra de pavimentação da MS-270, que ligou os trechos do Copo Sujo à Cabeceira do Apa, em Ponta Porã. O trecho de 35,56 faz uma integração entre as cidades de como Dourados, Maracaju, Guia Lopes, Jardim, Bela Vista e Antônio João.
A obra facilitou a vida dos moradores e ainda valorizou as propriedades e casas da região. “Agora ficou 100% melhor, aqui ficou valorizado. Sou nascido aqui na região e posso dizer que a rodovia era muito ruim e complicada. A viagem era demorada para gente seguir a Ponta Porã ou Antônio João”.

Referência do ecoturismo do Brasil, o município de Bonito também recebeu grandes investimentos nas rodovias estaduais e vicinais. Entre elas a “Estrada do 21”, que liga Bonito a Anastácio e reduz em até 40 km a distância de Campo Grande. A estrada ganhou pavimentação de 100 km, sendo uma nova alternativa e ligação da região.
Outra obra inaugurada na cidade foi a Rodovia do Turismo, com investimentos de R$ 46,8 milhões. Facilidade para chegar às atrações do Rio Formoso como o Balneário do Sol e o Ecopark Porto da Ilha, que agora estão com os acessos asfaltados. Incentivo e apoio ao turismo.

Leôncio de Souza Brito Neto, presidente do Sindicato Rural de Bonito, destacou que as melhorias e os investimentos nas rodovias da região fazem muita diferença para economia e setor produtivo.
“Sem estradas em boas condições nossos negócios ficam inviabilizados. Quando temos estes investimentos em pavimentação e manutenção das rodovias é essencial para escoamento da produção, principalmente quando coincide na época de safra, onde temos muita carga pesada na estrada”.
Brito ponderou que os investimentos constantes em infraestrutura são fundamentais na cidade. “Agora será feito por exemplo o anel viário que vai tirar o tráfego de caminhão do centro da cidade, vai ser um alívio para manter as ruas de Bonito conservadas. Uma obra muito esperada”, concluiu.

Obras em andamento
As obras na malha rodoviária continuam em andamento. Com recursos próprios o Governo do Estado tem obras na MS-040 (Santa Rita do Pardo a Brasilândia), acesso a BR-262 em Corumbá, além de novo acesso na MS-377 e a implantação do anel viário em Bonito.
Com recursos e financiamento do BNDES, também seguem os projetos na MS-134, MS-244, MS-245, MS-289, MS-316, MS-320, Ms-324, MS-347, MS-355, MS-380 e MS-444. São projetos de integração e qualificação de diferentes regiões do Estado, para que além de fomentar a economia regional, possam dar mais segurança viária à população.
Além da pavimentação, também existe a preocupação com a restauração das rodovias para que tenham boas condições de uso. Neste sentido o governo estadual promove melhorias na MS-436 (Figueirão a Alcinópolis), MS-180 (Iguatemi até Juti), MS-156 (Amambai até Tacuru), MS-295 (Tacuru até Eldorado), MS-276 (Deodápolis – Dourados) e MS-377.

Concessão
Além dos investimentos próprios, o Governo do Estado também aposta no modelo de concessão para alavancar a infraestrutura e logística das rodovias estaduais. Depois dos bons resultados com a MS-306 e MS-112, foi assinado neste ano o projeto da Rota da Celulose.
O contrato prevê obras, restauração e melhorias nas rodovias estaduais MS-040, MS-338, MS-395 e as federais BR-262 e BR-267. Ao todo serão investidos R$ 10,1 bilhões em obras e manutenção, sendo R$ 6,9 bilhões em despesas de capital e R$3,2 bilhões em custos operacionais.

Já em vigor e com as atividades em andamento, o projeto terá 115 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 245 km de terceiras faixas, 12 km de marginais, 38 km de contornos urbanos, 62 dispositivos em nível, 4 em desnível, 25 acessos, 22 passagens de fauna, 20 alargamentos de pontes e 3.780 m² de novas infraestruturas, como pontes, viadutos e passarelas. Ainda dispondo de 100% de acostamento em todo o sistema rodoviário.
Para o governador Eduardo Riedel esta nova modelagem nasce tecnológica, moderna, trazendo uma responsabilidade social e ambiental. “Um modelo com segurança jurídica, flexibilidade, em que o Estado por exemplo é sócio do projeto. Mudança de conceito. Vai dar principalmente ao usuário a garantia que ele vai pagar e vai receber aquilo que foi contratado. Além disto o contrato não é estagnado, permite avançar em investimentos em função do nível e aumento de tráfego”.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Foto da capa: Bruno Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS3 dias atrásAtendendo pedido da população, Prefeitura inicia pavimentação de estacionamento e melhorias de acessibilidade na Lagoa Maior
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásOperação inédita destrói 1 tonelada de medicamentos irregulares e reforça combate ao mercado clandestino
-
TRÊS LAGOAS4 dias atrásBairro Novo Oeste receberá, no dia 27, a 1ª Feira da Cidadania com diversos serviços para a população
-
TRÊS LAGOAS2 dias atrásExpotrês movimenta R$ 16 milhões na cidade e demonstra importância do turismo para Três Lagoas, diz pesquisa
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásDestaque nacional: Estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento
-
POLÍTICA MS7 dias atrásArraiá da Assembleia Legislativa une cultura, solidariedade e tradição em sua 4ª edição Festa junina da ALEMS será realizada em 27 de junho, com atrações culturais, comidas típicas e participação de entidades beneficentes
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrásSETURC abre inscrições para curso gratuito de fotografia em Três Lagoas
-
MATO GROSSO DO SUL4 dias atrásRessonância no Hospital Regional de Dourados reduz viagens e anos de espera por diagnóstico no SUS




