TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Secretaria de Saúde destaca parceria histórica na inauguração da nova sede da Fiocruz MS

Publicados

em

Secretaria de Saúde foi a primeira instituição a acolher a Fiocruz no Estado e mantém cooperação estratégica em ensino, pesquisa, inovação e fortalecimento do SUS

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) participou, segunda-feira (22), da inauguração da nova Sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em Campo Grande. A nova estrutura amplia a capacidade científica da instituição no Estado e reforça a integração entre pesquisa, inovação e SUS (Sistema Único de Saúde), consolidando uma parceria construída ao longo de quase duas décadas.

O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou o papel estratégico da Fiocruz diante das transformações econômicas e sociais vividas por Mato Grosso do Sul.

“Não haverá crescimento sustentável sem qualidade de vida. Não haverá prosperidade econômica sem uma população saudável”, afirmou.

A nova sede fortalece a atuação da Fiocruz em um território considerado estratégico pela sua biodiversidade, interculturalidade e posição geográfica de fronteira, ampliando a capacidade de desenvolvimento de estudos e ações voltadas à saúde da população sul-mato-grossense e brasileira.

Parceria construída desde os primeiros passos

Durante a cerimônia, a coordenadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Jislaine de Fátima Guilhermino, ressaltou que a SES foi a primeira instituição a acolher a Fiocruz no Estado, ainda nos primeiros anos de implantação da unidade.

“A SES foi a nossa primeira casa. Desde os tempos da Escola de Saúde Pública, desenvolvemos uma parceria histórica e extremamente importante, especialmente nas áreas de educação e qualificação profissional”, enfatizou.

Segundo Jislaine, a cooperação entre as instituições se expandiu ao longo dos anos e hoje contempla ações nas áreas de saúde digital, pesquisa, formação profissional e resposta a emergências em saúde pública.

Durante a pandemia da Covid-19, a parceria entre Fiocruz, SES, municípios e diversas instituições resultou na constituição de uma ampla força-tarefa para o enfrentamento da emergência sanitária.

“Entregamos hoje muito mais do que um prédio. Entregamos um espaço dedicado à construção de redes de colaboração, à produção de conhecimento e ao fortalecimento do SUS”, destacou a coordenadora.

Ciência para responder aos desafios do desenvolvimento

Ao representar o Governo do Estado, Maurício Simões ressaltou que Mato Grosso do Sul vive um intenso processo de industrialização, diversificação econômica e atração de investimentos, cenário que impõe novos desafios à saúde pública.

O secretário citou empreendimentos instalados em municípios como Ribas do Rio Pardo, Inocência e Bataguassu, que demandam monitoramento constante dos impactos sociais e sanitários decorrentes do crescimento econômico.

“Nesse contexto, a presença da Fiocruz em Mato Grosso do Sul torna-se ainda mais estratégica”, afirmou.

Para o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira, a nova sede simboliza um modelo de atuação baseado na cooperação institucional e na integração entre ciência, inovação e desenvolvimento social.

“A pandemia demonstrou que os desafios da saúde ultrapassam fronteiras nacionais. Precisamos fortalecer permanentemente o SUS, a ciência e a capacidade nacional de produção de conhecimento”, afirmou.

Moreira também destacou que temas como mudanças climáticas, envelhecimento populacional, emergências sanitárias e os impactos da Rota Bioceânica exigem respostas cada vez mais integradas entre governos, instituições de pesquisa e sociedade.

Legado para o SUS

Instalada em área compartilhada com a Embrapa Gado de Corte, a nova sede é resultado de anos de articulação institucional, apoio parlamentar e cooperação entre diferentes parceiros.

A estrutura foi concebida para integrar as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Fiocruz, permitindo o compartilhamento de equipamentos, tecnologias e competências entre diferentes grupos científicos, além de otimizar recursos públicos.

“Esta estrutura está aberta aos nossos parceiros e à sociedade sul-mato-grossense. Este é um legado para o SUS e para toda a população de Mato Grosso do Sul”, concluiu Jislaine.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Mutirão transforma atendimentos e oportunidades para famílias dos assentamentos de Nioaque

Publicados

em

A distância entre a propriedade e a cidade costuma ser um dos maiores desafios para quem vive da agricultura familiar. Mas, nesta quinta-feira, esse caminho ficou mais curto. O primeiro dia do Mutirão Agraer – Juntos pelo Campo, realizado na Escola Municipal Noé Nogueira, na Colônia Conceição, em Nioaque, aproximou serviços, crédito e oportunidades das famílias rurais, transformando um dia de atendimentos em novas possibilidades para quem vive e produz no campo.

Ao longo do dia, cerca de 600 atendimentos foram realizados. Enquanto moradores atualizavam documentos, buscavam orientações técnicas e acessavam diversos serviços públicos, produtores também conquistavam condições para investir na propriedade e fortalecer a produção.

Somente por meio do Banco do Brasil, foram assinados projetos que somam R$ 12 mil em operações do Pronaf B, R$ 99 mil pelo Pronaf Mais Alimentos, R$ 40 mil em crédito de custeio e entre R$ 80 mil e R$ 90 mil pelo programa Fomento Mulher.

Moradora da Colônia Conceição há 41 anos, Gilda Maria Souza dos Santos chegou ao mutirão para encaminhar um financiamento destinado à compra de uma vaca. Criadora de gado, porcos e galinhas, ela conta que levar os atendimentos até a comunidade representa economia de tempo e menos dificuldades para as famílias.

“É muito importante, porque a gente sai da propriedade, vem aqui, resolve tudo e volta para casa. Quando precisa ir para a cidade, muitas vezes é necessário fazer várias viagens. Esse tipo de ação deveria acontecer mais vezes.”

Nem sempre o atendimento termina no mesmo dia, mas o caminho para resolver um problema já começa ali. Foi o que aconteceu com Anildo Belmonte da Silva. Ele pretendia emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, mas percebeu que um documento havia ficado em Jardim. O arquivo foi enviado pelo celular, impresso no próprio mutirão e agora ele poderá concluir o processo no segundo dia da ação.

“Para nós é muito bom. Antigamente esse tipo de atendimento nem chegava até aqui. Hoje ficou muito mais fácil resolver as coisas.”

O mutirão também fortaleceu projetos futuros. Uma produtora rural procurou a equipe para atualizar o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), etapa necessária para que sua filha possa buscar acesso ao Pronaf Jovem e ampliar as oportunidades de permanecer produzindo na propriedade da família.

“Nossa intenção é incentivar nossa filha a continuar no campo. Vamos atualizar o cadastro, conhecer as opções do programa e escolher o melhor caminho. Esse mutirão tem grande valor para quem mora aqui. Muitas pessoas têm dificuldade para ir até a cidade, e trazer esses serviços para perto facilita muito a vida da comunidade. Basta olhar para as pessoas para perceber o quanto elas estão satisfeitas.”

Mais do que reunir serviços em um único local, o primeiro dia do Mutirão Agraer – Juntos pelo Campo mostrou que políticas públicas ganham ainda mais força quando chegam diretamente às comunidades rurais. Cada documento emitido, cada orientação prestada e cada projeto financiado representam menos obstáculos para quem produz alimentos e mais oportunidades para que as famílias continuem vivendo e prosperando no campo.

Ricardo Campos Jr, Comunicação Agraer

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA