TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Programa de incentivo à qualificação transforma carreira e amplia perspectivas profissionais 

Publicados

em

A necessidade de ampliar a capacidade de atendimento da empresa e a busca por novos rumos profissionais levaram Adenilza Ribeiro, de 41 anos, a investir em uma nova qualificação. Com experiência na área de vendas de veículos, ela decidiu mudar de carreira para suprir a falta de motoristas no mercado e acompanhar o crescimento da empresa criada pela família em 2020, especializada em turismo e transporte de funcionários.

Beneficiada pelo programa Voucher Transportador, Adenilza iniciou em 2023 o processo de mudança da categoria da habilitação e concluiu a formação em 2024. A qualificação permitiu que ela passasse a conduzir ônibus e vans, contribuindo diretamente para a expansão do negócio e para o aumento da renda da família.

“Eu já era habilitada há bastante tempo, mas não podia dirigir ônibus e vans. Fiz a transição da categoria B para a D e isso aumentou significativamente a nossa renda. Hoje, dependendo da quantidade de veículos em operação, eu mesma faço o trabalho e conseguimos ampliar o nosso negócio”, conta.

A qualificação profissional tem sido uma ferramenta importante para ampliar a renda, criar oportunidades no mercado de trabalho e acompanhar o desenvolvimento econômico do Estado. O programa MS Qualifica, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), já beneficiou milhares de pessoas desde 2023. Uma das iniciativas é o Voucher Transportador, criado para atender à demanda por mão de obra no setor de transporte e que já possibilitou a qualificação de quase 3 mil profissionais para atuação nas categorias D e E. Um detalhe importante é que a mudança de categoria é realizada sem custos para o trabalhador ou a trabalhadora.

Adenilza iniciou em 2023 o processo de mudança da categoria da habilitação

Ao lado do marido, Adenilza administra uma frota composta por três vans, um ônibus e um carro executivo utilizado como apoio. O casal atende contratos fixos de transporte de funcionários e também organiza pacotes turísticos para diversas regiões do país. “Ele vai para um lado e eu para o outro. Com isso, conseguimos ampliar os serviços, fortalecer a empresa e transformar em realidade sonhos que antes pareciam distantes. Renovamos a frota, ampliamos a estrutura do negócio e até realizamos nossa primeira viagem internacional, para Portugal. Foi uma conquista muito especial para nós”, conta, entusiasmada.

Adenilza afirma que conheceu o Voucher Transportador por meio do marido, que viu uma divulgação do programa. Ela realizou todo o processo de qualificação no Sest/Senat, em Campo Grande, e destaca que, apesar de o setor ainda ser predominantemente masculino, incentiva outras mulheres a ingressarem na profissão.

“Existe ainda um certo preconceito, porque é um ambiente predominantemente masculino. Mesmo assim, aconselho outras mulheres a entrarem nesse ramo. É uma profissão muito boa, que permite conhecer lugares, trabalhar e conquistar independência”, afirma.

Na turma em que participou, Adenilza era uma das quatro mulheres entre dezenas de alunos. A experiência resultou em amizades que permanecem até hoje e reforçou a convicção de que a qualificação profissional pode transformar vidas. “Hoje incentivo minha irmã e outras colegas a tirarem a habilitação. É um mercado com muitas oportunidades e que pode mudar a vida das pessoas, assim como mudou a minha”, acrescenta.

Com a mudança para a categoria D, a renda da família aumentou e a empresa ganhou mais capacidade de atendimento. A atuação da própria empresária ao volante reduziu custos e permitiu ampliar as operações.

“Se eu tivesse que fazer todo esse processo por conta própria, gastaria entre R$ 5 mil e R$ 6 mil. Foi um dinheiro que economizei e, além disso, tive uma formação de muita qualidade. No início, eu tinha muitas dúvidas, aquele medo natural de não conseguir, principalmente por estar em uma turma predominantemente masculina. Mas consegui concluir todas as etapas sem reprovar em nenhuma disciplina”, relata.

Natural do Acre e morando em Campo Grande desde 2019, Adenilza conta que parte da família já vivia em Mato Grosso do Sul quando decidiu se mudar para o Estado. Pouco tempo depois, conheceu o marido, que trabalhava no setor de transporte. Após ser desligado da empresa em que atuava, o casal decidiu empreender e criou a Três Marias Transportes.

“Se eu tivesse que fazer todo esse processo por conta própria, gastaria entre R$ 5 mil e R$ 6 mil. Foi um dinheiro que economizei, e ainda tive uma formação de muita qualidade”, conta Adelniza

“Nós tínhamos acabado de nos casar e resolvemos apostar no negócio próprio. Graças a Deus, conseguimos nos manter, crescer e eu fui buscando cada vez mais qualificação”, afirma. Vivendo a rotina tanto de empresária quanto de motorista, Adenilza avalia que Mato Grosso do Sul oferece oportunidades para quem deseja crescer profissionalmente, mas ressalta que ainda faltam trabalhadores qualificados.

“Eu vejo os dois lados, como empregadora e como profissional. O Estado tem muitas oportunidades, mas o que falta é qualificação e pessoas comprometidas. Quem se prepara encontra espaço para crescer”, enfatiza.

O marido e também empresário, Thiago Amaral de Carvalho, de 44 anos, afirma que a qualificação profissional foi decisiva para ampliar a atuação da empresa. “Minha esposa sempre me acompanhou e conhecia as dificuldades que enfrentávamos por causa da falta de mão de obra. Quando surgiu a oportunidade, falei do programa para ela e tivemos a felicidade de ela ser convocada. Ela se dedicou muito, fez toda a formação no Sest/Senat e hoje tem uma condução muito técnica e econômica”, afirma.

Segundo o empresário, a participação feminina é um diferencial para o setor.“Não é porque ela é minha esposa, mas ela dirige muito bem. O cuidado que as mulheres têm faz diferença, principalmente no atendimento aos clientes. Isso agrega valor ao serviço e faz toda a diferença”, destaca.

Adenilza avalia que Mato Grosso do Sul oferece oportunidades para quem deseja crescer profissionalmente

Para Thiago, o crescimento econômico e logístico de Mato Grosso do Sul tende a ampliar ainda mais a demanda por profissionais qualificados. “O mercado está precisando de mão de obra, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas. Quem tiver a oportunidade de participar de um programa como esse deve aproveitar. O retorno é garantido”, afirma.

O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, avalia que o Voucher Transportador se consolidou como uma das iniciativas mais inovadoras do programa MS Qualifica, contribuindo para o fortalecimento da economia e para a formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o crescimento acelerado do Estado exige profissionais cada vez mais preparados para atender às demandas do mercado.

“O Mato Grosso do Sul vive um momento de expansão econômica e está entre os maiores PIBs per capita do país. Para sustentar esse ritmo de crescimento, precisamos de profissionais qualificados. Foi justamente para suprir uma necessidade urgente do setor de transporte, que enfrentava escassez de motoristas para veículos de grande porte, que o Governo do Estado, em parceria com o Sest/Senat, criou o Voucher Transportador”, afirma.

Esaú pontua que, desde o lançamento do programa, em 2023, quase 3 mil profissionais foram qualificados para atuar nas categorias D e E, sem qualquer custo para os trabalhadores. “Todo o processo de mudança de categoria é custeado pelo Estado, que assume integralmente as taxas e a formação. Isso elimina barreiras financeiras e abre oportunidades para quem deseja ingressar ou crescer no setor de transporte”, ressalta.

“O Voucher Transportador não é apenas um programa de habilitação, mas um verdadeiro motor de produtividade, geração de emprego e desenvolvimento social”, avalia Esaú Aguiar (foto: Álvaro Rezende – Secom/MS)

De acordo com o secretário-executivo, os benefícios também alcançam as empresas, que passam a contar com profissionais preparados para atuar com segurança, eficiência e responsabilidade. “As transportadoras recebem trabalhadores que passaram por uma qualificação teórica e prática rigorosa. O Voucher Transportador não é apenas um programa de habilitação, mas um verdadeiro motor de produtividade, geração de emprego e desenvolvimento social. É a prova de que, com os incentivos certos e parcerias de qualidade, conseguimos impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado”, enfatiza.

Já o diretor da unidade do Sest Senat em Campo Grande, Herivelto Moisés, pontua que o Voucher Transportador, lançado em 2023 pelo Governo do Estado em parceria com a instituição, nasceu com a proposta inicial de oferecer mil vagas para mudança de categoria e qualificação profissional, com o objetivo de suprir a demanda por mão de obra no setor de transporte. No entanto, a grande procura fez com que o alcance do programa fosse ampliado.

“Durante os 15 dias de inscrições, em 2023, tivemos mais de 7,3 mil interessados. Ao longo de praticamente três anos, convocamos todas as 7.290 pessoas que tiveram a inscrição validada. Dessas, mais de 2.800 aderiram ao projeto e cerca de 2.400 concluíram a mudança de categoria. Foi um projeto extremamente importante para o Sest Senat, para o Governo do Estado e, principalmente, para o setor de transporte, que precisava de profissionais qualificados”, assinala.

“Em muitos casos, entregamos o certificado de qualificação profissional e a habilitação em uma mão, e a carteira de trabalho assinada na outra. Muitas pessoas não tinham experiência, mas foram acolhidas pelas empresas transportadoras, passaram por processos internos de integração e hoje estão atuando no transporte de passageiros e de cargas”, ressalta.

Diante do crescimento econômico e logístico de Mato Grosso do Sul, Herivelto observa que a necessidade por profissionais capacitados é hoje ainda maior do que em 2023 e defende uma nova etapa do programa.

“A demanda atual é superior àquela que tínhamos quando o projeto foi lançado. Por isso, há necessidade de uma nova fase do Voucher Transportador, para continuarmos formando profissionais e atendendo às necessidades do setor”, enfatiza.

ATENÇÃO: confira o pack imprensa com as imagens e sonoras.

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Filhote de cachorro-vinagre resgatado recebe cuidados no CRAS e representa marco na conservação da espécie

Publicados

em

Animal ameaçado de extinção não era recebido pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Mato Grosso do Sul há mais de 20 anos

Um filhote fêmea de cachorro-vinagre (Speothos venaticus), espécie considerada vulnerável à extinção, está sob cuidados especializados do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), unidade vinculada ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O caso é considerado de grande relevância para a conservação da fauna brasileira, uma vez que há mais de 20 anos o centro não recebia um exemplar da espécie.

O animal foi encontrado por uma moradora em uma estrada vicinal do município de Água Clara, sem a presença da mãe ou do grupo familiar nas proximidades. Diante da situação de vulnerabilidade e do risco de atropelamento, foi realizado o recolhimento preventivo.

Após comunicação aos órgãos responsáveis, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio) acionou o CRAS/MS, que efetuou o resgate e o transporte seguro do filhote.

Espécie rara e ameaçada

O cachorro-vinagre é um dos canídeos mais raros da América do Sul e está classificado como Vulnerável (VU) nas listas de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre as principais ameaças enfrentadas pela espécie estão a perda e a fragmentação dos habitats naturais, além da transmissão de doenças provenientes de animais domésticos.

Além da raridade em vida livre, a população mantida em instituições zoológicas e programas de conservação é extremamente reduzida. Estima-se que existam atualmente entre 150 e 200 indivíduos distribuídos em instituições credenciadas em todo o mundo, submetidos a rígidos programas internacionais de manejo e conservação genética.

Para o diretor-presidente do Imasul, André Borges, o atendimento ao filhote representa mais um exemplo da importância do trabalho desenvolvido pelo Estado em prol da fauna silvestre.
“Receber um animal tão raro e ameaçado de extinção reforça a relevância do trabalho realizado pelo CRAS e pelo Imasul. Cada atendimento representa uma oportunidade de contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira e demonstra a capacidade técnica instalada em Mato Grosso do Sul para atuar na proteção das espécies silvestres”, destaca André Borges.

Animal foi encontrado em estrada vicinal do município de Água Clara

Quadro clínico crítico

Ao chegar ao Hospital Veterinário do CRAS, o filhote apresentava quadro clínico grave. Com apenas 700 gramas de massa corporal, a paciente encontrava-se em estado de prostração, com desidratação severa, desconforto abdominal intenso e diarreia.

Diante da situação, a equipe técnica instituiu imediatamente um protocolo de suporte intensivo, com monitoramento durante os primeiros dias de internação.
O tratamento teve como objetivo estabilizar o estado geral do animal, corrigir os distúrbios hidroeletrolíticos e promover o controle da dor. Atualmente, a paciente permanece sob vigilância clínica contínua, com acompanhamento veterinário 24 horas por dia.

Recuperação apresenta evolução favorável

Após a fase crítica inicial, o filhote vem apresentando excelente resposta ao tratamento. O peso corporal passou de 700 gramas para 1 quilo, demonstrando um desenvolvimento físico consistente e compatível com a idade estimada entre seis e oito semanas de vida.

A paciente encontra-se ativa, responsiva aos estímulos ambientais e sem sinais dos problemas gastrintestinais observados no momento do resgate. O manejo inclui alimentação balanceada, cuidadosamente adaptada à faixa etária e à fase de transição alimentar, além do suporte medicamentoso necessário para a manutenção do quadro clínico.

Segundo a gestora do CRAS, Aline Duarte, a recuperação do animal é resultado do trabalho integrado e da dedicação permanente das equipes envolvidas. “Casos como este evidenciam a importância do atendimento especializado prestado pelo CRAS. O acompanhamento contínuo e o manejo adequado são fundamentais para garantir a recuperação do filhote e ampliar as possibilidades de sucesso em sua reabilitação, contribuindo para a conservação de uma espécie rara e ameaçada”, afirma Aline Duarte.

Conservação exige alta complexidade técnica

Segundo a médica-veterinária do CRAS, Paloma Gabrieli da Silva, o atendimento a indivíduos de Speothos venaticus demanda elevado grau de especialização e reforça a importância dos centros de reabilitação na conservação da fauna silvestre.

“O manejo de cachorro-vinagre ressalta a importância dos centros de reabilitação na conservação. A reabilitação de filhotes exige alta complexidade técnica, envolvendo monitoramento contínuo, biometria periódica, manejo nutricional adaptado aos ciclos etários e análise do desenvolvimento ponderal, demandando esforço técnico concentrado para garantir a sobrevivência e a higidez do espécime”, destaca a médica-veterinária.

Marco para a conservação da fauna sul-mato-grossense

O caso representa um importante avanço para os esforços de conservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul. A recuperação bem-sucedida do filhote reforça o papel desempenhado pelo Imasul e pelo CRAS no atendimento especializado à fauna silvestre e na preservação de espécies ameaçadas, contribuindo para a manutenção do patrimônio natural brasileiro.

Infraestrutura do Hospital Ayty

O Ayty, considerado o maior hospital de animais silvestre da américa latina, unidade do Imasul, foi fundamental na reabilitação desses indivíduos. O hospital conta com infraestrutura avançada, incluindo farmácia, salas de controle, setor de esterilização, antissepsia, raio-X e centro cirúrgico completo, garantindo suporte integral para a recuperação de espécies resgatadas.

A iniciativa do Imasul reforça o compromisso do Estado com a preservação da fauna pantaneira, proporcionando aos animais resgatados uma segunda chance de retornar ao ambiente natural de forma segura e sustentável.

“O trabalho desenvolvido pelo Imasul por meio do CRAS e do Hospital Ayty é essencial para garantir que esses animais tenham uma nova oportunidade na natureza, sempre com acompanhamento técnico especializado”, destaca André Borges, diretor-presidente do Imasul.

Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Fotos: Divulgação/Imasul

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA