MATO GROSSO DO SUL
Governo de MS anuncia R$ 60,6 milhões para Três Lagoas e garante universalização do saneamento
O governador Eduardo Riedel cumpriu agenda em Três Lagoas na sexta-feira (19) e no sábado (20), onde entregou obras, assinou ordens de serviço e autorizou novos investimentos que somam mais de R$ 60 milhões para fortalecer a infraestrutura, a saúde, a habitação e a qualidade de vida da população.
Durante a agenda, foi assinada a ordem de serviço para instalação de climatizadores na Feira Central e entregues das obras de pavimentação nos bairros Vila Haro e Chácara Eldorado, além da ampliação da rede de esgotamento sanitário, que contribuiu para o município alcançar 98% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto e 99% no abastecimento de água.
“Tenho uma história com a feira do município, a gente fica feliz em trabalhar com parceria para melhorar a condição de vida da população. Três Lagoas segue nessa direção de desenvolvimento”, destacou o governador Eduardo Riedel, ressaltando a importância da atuação conjunta para promover o desenvolvimento do município.
Também foram autorizadas licitações para novas obras de pavimentação em diferentes bairros, a construção da Policlínica de Três Lagoas, o protocolo de intenções para implantação da área de radioterapia no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e a construção de 96 unidades habitacionais no loteamento Vila Piloto.
O prefeito Cassiano Maia destacou que a parceria entre Estado e município amplia a capacidade de investimentos da administração municipal.
“Agradecer a visita do governador que vem à cidade lançar obras como a policlínica, no valor de R$ 23 milhões. Quando o Governo atua para lançar esse grande pacote, nos ajuda a direcionar investimentos do município em outros setores, para podermos colocar recurso, por exemplo, na climatização da feira, que vai diminuir em 10 graus a temperatura aqui dentro. A soma de todos esses esforços se torna grandiosa”, afirmou.
Já no início do sábado, às 7h, o governador acompanhado da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, deu a largada do ‘treinão’ que aconteceu na cidade, uma das etapas preparativas para a Corrida dos Poderes.
Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Tecnologia, música e horta transformam aprendizado dos alunos nas escolas da rede estadual de MS
Com tecnologia, música e horta, os alunos da Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira, no bairro José Abrão, em Campo Grande, aprendem de forma significativa e desenvolvem habilidades em diferentes áreas do conhecimento. Os métodos de ensino são integrados e aliados as necessidades dos estudantes, valorizando conhecimentos já adquiridos e direcionados para o futuro.
O governador Eduardo Riedel esteve na escola nesta segunda-feira (22) e acompanhou parte da rotina dos alunos. “Estou impressionado com a escola e com os alunos. A estrutura é ótima e tudo acontece de maneira muito organizada. Atender a todos é o nosso objetivo”, disse.
Amanda Nogueira Bispo, 12 anos, é aluna do 7° ano do ensino fundamental e pode aprender sobre o período renascentista durante uma aula de artes no laboratório de informática. “Eu gosto de aula assim, que envolve a gente. Isso facilita o aprendizado”, explicou.
A professora de artes e coordenadora da área de Linguagem, Leide Monteiro, explica que o a atuação integrada entre as disciplinas possibilita o aprendizado mais amplo e eficiente para os alunos. “A tecnologia auxilia muito na minha disciplina, porque eu trabalho com imagens, eles têm que ver as obras”.
No projeto de robótica, os alunos também são estimulados a partir de situações que envolvem tecnologia para programação e construção de robôs. “Inserimos recentemente os drones, e a gente já tinha programação. Tudo isso chama a atenção dos alunos. E várias disciplinas se encontram nas nossas aulas, como matemática e física. Os alunos passam a ver a ciência na prática, usam raciocínio lógico, é interessante”, explicou o professor de Física – responsável pelas aulas de robótica –, Leonardo da Costa.
Aluno do 3° ano do ensino médio, Guilherme Miyagi, 17 anos, começou no projeto há três meses, e já comemora as primeiras programações e robôs construídos. “Eu gosto da área. Quero fazer engenharia da informação. Eu aprendi a programar, entender a linguagem da programação. Isso estimula muito qualquer área de conhecimento, matemática, física”, disse Guilherme.
Para abrigar diferentes laboratórios e espaço para horta, a escola passou por uma reforma total com investimento de mais de R$ 9,3 milhões, que beneficiou os 300 alunos do 5° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. A reforma da escola, concluída há pouco mais de um ano, foi oficialmente entregue hoje (22).
“Nós estabelecemos regras e explicamos tudo para os alunos no início do ano letivo. A conservação da escola é resultado do respeito ao bem público, ao patrimônio. É um bem de todos e precisar ser cuidado”, disse o diretor da escola, Domingos Nogueira.
O espaço onde funciona a horta é disputado entre hortaliças e os próprios alunos que aprendem a cultivar sem uso de agrotóxicos. “Eu comecei a partir do projeto este ano porque senti interesse em descobri como se faz o plantio de algo. Gostei muito por ser uma horta totalmente natural”, disse Brain de Oliveira, 15 anos.
Ele tem o desejo de fazer a própria horta em casa e ri quando é questionado se apenas pessoas mais velhas conhecem as diferentes espécies de plantas. “Eu ainda não consegui fazer minha horta em casa, mas eu quero. As únicas plantas que tem no quintal são comigo-ninguém-pode e espada-de-são-jorge. É coisa de pessoas mais velhas, mas aqui na escola aconteceu de os mais novos conhecerem os tipos de plantas”, disse Brain.
Os alunos têm liberdade para escolher os projetos que querem participar, com orientação da escola e direcionamento em caso de alguma habilidade. “O aluno fica livre para escolher e a gente direciona de acordo com o que ele demonstra interesse, além do talento ou afinidade. No caso da horta, alguns dos nossos alunos são da área rural, por isso acabam se envolvendo, ajudando e contribuindo para o aprendizado dos demais. E a gente alia conhecimentos de tecnologia e química, quando precisa, por exemplo fazer um inseticida natural, tudo isso se integra no aprendizado”, explicou o diretor Domingos.
Para a aluna Sofia Franco, 14 anos – do 9° ano –, a escolha feita há cinco anos, quando decidiu tocar trombone na banda da escola, trouxe muitos benefícios para ela no ambiente de ensino e aprendizagem, e em outras áreas. “Eu acredito que desenvolve muita coisa, além do nosso cognitivo. Eu aprendi muito, a música e a banda contribuíram para isso”, disse.
O professor da banda marcial, Brian Coronel, explica que os alunos escolhem os instrumentos na banda, sem ter qualquer conhecimento anterior. “Eles começam do zero aqui. E muitos dos alunos chegam na banda porque viram algum ensaio aberto. Tocamos uma variedade grande de músicas e desperta o interesse dos demais, para participarem”, disse o professor.
Oferecer educação pública de qualidade é uma das prioridades do Governo de MS, que amplia os investimentos em infraestrutura e na expansão de vagas. Atualmente, a REE (Rede Estadual de Ensino) atende aproximadamente 190 mil alunos.
Com mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos, o Governo já realizou reformas em 70% das unidades escolares estaduais, totalizando 240 escolas revitalizadas, medida que reforça o compromisso com a qualidade do ensino e com a inclusão.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásServidora da Prefeitura de Três Lagoas recebe prêmio nacional de excelência em gestão pública e apresenta caso de sucesso em evento do Governo Federal
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásPrefeitura informa interdição temporária da rampa de barcos do Balneário durante realização do Treinão dos Poderes.
-
TRÊS LAGOAS5 dias atrásPrefeitura informa interdições de trânsito e alteração no transporte coletivo devido ao Desfile Cívico de 111 anos de Três Lagoas
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásPrefeitura de Três Lagoas recebe prêmio nacional de excelência em gestão pública e servidora apresenta caso de sucesso em evento do Governo Federal
-
TRÊS LAGOAS5 dias atrásPrefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil iniciam segunda etapa da Operação Aproximatus no bairro Vila Guanabara
-
MATO GROSSO DO SUL5 dias atrásPenitenciária de Paranaíba amplia segurança com instalação de alambrados e telas de proteção nos pavilhões
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásVeja como foi a Missa de Santo Antônio, tradição que integra comemorações dos 111 anos de Três Lagoas
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásInvestimentos em pesquisa ajudam a elevar produtividade e competitividade do agro de Mato Grosso do Sul





































