TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO DO SUL

Bioparque Pantanal recebe ponto de entrega voluntária de resíduos e reforça educação ambiental em MS

Publicados

em

A sustentabilidade ganhou um novo aliado em Mato Grosso do Sul. O Bioparque Pantanal passou a abrigar o primeiro Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos (PEV) implantado em uma instituição no Estado, iniciativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) que une educação ambiental, cidadania e conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos.

Instalado em um dos principais espaços de ciência, educação e preservação ambiental do país, o PEV amplia o alcance das ações desenvolvidas pela Agems para incentivar práticas sustentáveis e fortalecer a cultura da reciclagem entre crianças, jovens e toda a sociedade.

Mais do que um local para o descarte adequado de materiais recicláveis, o equipamento passa a atuar como ferramenta permanente de aprendizado e sensibilização ambiental, permitindo que os visitantes compreendam, na prática, a importância da responsabilidade compartilhada na preservação do meio ambiente.

Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos (PEV) é uma ferramenta de aprocimação da comunidade com as práticas de sustentabilidade.

A iniciativa integra o Programa de Educação Ambiental da AGEMS, que já certificou mais de 5 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino, levando conhecimento sobre sustentabilidade, saneamento, consumo consciente e preservação dos recursos naturais para escolas de diversas regiões de Mato Grosso do Sul.

Para o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a entrega representa mais um passo na construção de uma cultura ambiental voltada às futuras gerações.

“Os PEVs representam muito mais do que um local para descarte de resíduos. Eles são instrumentos de educação, conscientização e transformação social. Quando instalamos o primeiro PEV institucional do Estado justamente no Bioparque Pantanal, estamos conectando sustentabilidade, conhecimento e cidadania em um espaço que inspira milhares de pessoas todos os anos. Nosso objetivo é fazer com que cada criança que passe por aqui compreenda que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças para o meio ambiente e para o futuro da nossa sociedade”, destacou.

A escolha do Bioparque Pantanal para receber o primeiro PEV institucional do Estado reforça a sinergia entre duas instituições que compartilham o compromisso com a formação cidadã e a preservação ambiental. Reconhecido nacionalmente por seu trabalho em educação, pesquisa, inovação e conservação da biodiversidade, o Bioparque passa a contar com mais uma ferramenta voltada à conscientização dos visitantes.

A relevância dessa iniciativa e o compromisso da instituição com as melhores práticas corporativas e de preservação foram destacados pela diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri. “Essa entrega tem bastante significado, principalmente pelo fato de um dos nossos pelares ser a educação ambiental. A iniciativa também se alinha a um dos projetos que desenvolvemos sobre a gestão ESG, no qual buscamos sensibilizar todos os visitantes e funcionários”.

A ação também fortalece a parceria entre a AGEMS e a Secretaria de Estado de Educação, ampliando as oportunidades de aprendizado para estudantes da Rede Estadual de Ensino e consolidando a educação ambiental como instrumento de transformação social.

A estudante Fernanda Maisa, da Escola Estadual Maria de Lourdes Toledo Areias, localizada no Bairro Recanto dos Rouxinois, explica a importância dessas ações para a sua aprendizagem. “Muitas pessoas não sabem sobre a reciclagem e acabam jogando o lixo na rua ou em qualquer lugar, o que prejudica o meio ambiente. Eu achei muito importantes as palestras que eles realizaram e esta ação”.

Gabriel Issagawa, Comunicação Bioparque Pantanal
Foto: Bia Marques

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública está com inscrições abertas

Publicados

em

As inscrições para o XXI Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública estão abertas a partir desta sexta-feira (19) e seguem até o dia 5 de agosto. Os interessados poderão submeter propostas exclusivamente por meio do Sistema SIGFUNDECT, conforme as regras estabelecidas no edital publicado hoje (19) no DOE (Diário Oficial do Estado).

O concurso é destinado aos servidores públicos do Poder Executivo Estadual de Mato Grosso do Sul e contempla duas modalidades, “Práticas Inovadoras”, voltada a iniciativas já implementadas e com resultados mensurados, e “Ideias Inovadoras”, destinada a propostas ainda não executadas e passíveis de implementação na administração pública estadual.

As inscrições podem ser realizadas de forma individual ou coletiva, com equipes compostas por até quatro participantes. Para a modalidade “Práticas Inovadoras”, serão aceitas iniciativas implantadas há pelo menos seis meses e no máximo 36 meses, contados da publicação do edital. Já as propostas inscritas como “Ideias Inovadoras” deverão apresentar fundamentação técnica e demonstrar viabilidade de aplicação no setor público.

As propostas deverão estar relacionadas a um dos eixos estratégicos previstos no edital – desenvolvimento social, produção, competitividade e integração, inovação e sustentabilidade, ou governança e gestão para resultados. Também deverão indicar vinculação a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a uma diretriz do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

O processo de seleção será composto por três etapas – enquadramento das propostas, análise de mérito e apresentação de pitch. Na fase de mérito serão avaliados critérios como grau de inovação, viabilidade técnica, pertinência, sustentabilidade e potencial de impacto. As propostas que alcançarem a pontuação mínima prevista no edital poderão avançar para a etapa final de apresentação oral perante banca avaliadora.

Serão classificadas para a etapa de pitch até 15 propostas em cada modalidade. Os finalistas terão acesso a curso preparatório ofertado pela organização do concurso, em formato online e presencial, com orientações sobre a estruturação e apresentação das propostas.

Ao final do certame, serão premiadas dez propostas, sendo cinco em cada modalidade. Os valores da premiação variam entre R$ 4 mil e R$ 24 mil, de acordo com a colocação obtida.

A divulgação da lista preliminar das propostas enquadradas está prevista para ocorrer a partir de 21 de agosto. A lista final de propostas finalistas será publicada a partir de 13 de novembro. As apresentações dos pitches ocorrerão em 24 de novembro e a cerimônia de premiação está prevista para 30 de novembro de 2026.

O edital completo, os anexos e as orientações para submissão das propostas estão disponíveis na página oficial do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. Para inscrições clique aqui.

Para orientações sobre a submissão de propostas no SIGFUNDECT, os candidatos podem consultar os manuais disponibilizados pela FUNDECT em www.fundect.ms.gov.br/manuais-do-pesquisador-2/. Dúvidas sobre o sistema podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-6700. Já os esclarecimentos sobre o edital podem ser solicitados pelo e-mail [email protected].

Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Fotos: Saul Schramm, Secom/MS (destaque/arquivo) / Pedro Santos, Escolagov (arquivo)

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA