MATO GROSSO DO SUL
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
Entre as ações do movimento Maio Amarelo de 2026, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realizará um evento estratégico voltado à qualidade na formação de novos condutores. O encontro “Qualifica CNH do Brasil: atualização para instrutores” tem como objetivo orientar os profissionais credenciados acerca das recentes mudanças legislativas no processo de habilitação decorrentes da Resolução 1.020/2025.
Conforme dados do portal CNH do Brasil, Mato Grosso do Sul possui, atualmente, 2.846 instrutores de trânsito, sendo 955 em Campo Grande, o que evidencia a relevância da atividade e a necessidade de padronização das informações para garantir segurança jurídica aos profissionais e aos candidatos à habilitação.
O evento, que será no dia 20 de maio, às 18h, será hibrido. Com espaço para público presente no auditório do Detran-MS, saída para Rochedo, e transmitido pelo canal oficial do Detran-MS no Youtube (https://www.youtube.com/@DetranMSoficial).
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio, pelo link https://www.responde.ms.gov.br/pesquisa/608.
A programação traz temas relevantes ao momento, como “Impactos da Resolução CONTRAN nº 1.020/2025”, ministrada por Noêmia Rodrigues da Silva, da Gerência de Controle de Credenciamento, abordando o credenciamento de autoescolas, instrutores e veículos. “Exame Prático de Direção”, palestra conduzida por Lina Issa Zeinab, da Gerência de Exames de Habilitação, com a colaboração do examinador Júlio César de Moura, focando nos novos parâmetros de avaliação.
A roda de conversa será mediada pela Andréa Moringo da Silva, Diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS. “Esta ação reforça o compromisso do Detran-MS com o tema do Maio Amarelo 2026 – “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, investindo na base da formação para novos condutores para garantir um futuro com mais segurança nas vias”, enfatiza a Andrea Moringo.
Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Foto: Divulgação
Fonte: Governo MS
MATO GROSSO DO SUL
Japorã avança em segurança pública e infraestrutura com autorização de obras na área urbana e rural
Japorã entrou em uma nova etapa de investimentos com a presença do governador Eduardo Riedel, na cidade, nesta quinta-feira (14), para autorizar o início de duas obras voltadas à segurança pública e à infraestrutura urbana e rural.
As ações incluíram a construção da nova Delegacia de Polícia Civil e a pavimentação asfáltica com drenagem de águas pluviais no Distrito de Jacareí. O investimento total somou cerca de R$ 5,1 milhões, com impacto direto para aproximadamente 8,4 mil habitantes. O terreno destinado à construção da delegacia foi doado pela administração municipal.

O governador Eduardo Riedel destacou que as obras e investimentos na cidade trazem resultados diretos à população ao longo do tempo.
“Poder caminhar o Estado e acompanhar não só o que a gente inicia, mas também a consequência do que foi plantado lá atrás, daquilo que foi pensado, discutido, ouvido e executado, é uma grande satisfação.”
Ao comentar os avanços locais, mencionou a evolução da infraestrutura e o impacto da gestão urbana na qualidade de vida. “Quando a gente vê uma cidade organizada, com iluminação, ciclovia e cuidado com os espaços, isso mostra zelo com as pessoas e compromisso com o bem-estar da população.”
A nova estrutura passará a abrigar a Sala Lilás, já instalada no município desde outubro de 2025, e que tem a finalidade de oferecer atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência.
Riedel abordou ainda a importância dos investimentos em segurança pública como base para o desenvolvimento. “A segurança pública garante um ambiente de estabilidade e competitividade. O Estado precisa estar presente, assegurando tranquilidade para quem vive e para quem investe”.
Na área de infraestrutura, foi assinado termo para a pavimentação de ruas no Distrito de Jacareí, com investimentos de R$ 2,65 milhões, viabilizado por emenda parlamentar, dentro do programa MS Ativo Municipalismo. A obra foi projetada para concluir o processo de urbanização de 100% das vias do distrito, incluindo a Avenida Perimetral, conhecida como Rua da Invasão, que atende mais de 50 famílias.
A economia local é baseada na agricultura familiar, com produção de soja, milho e pecuária, o que reforça a importância da pavimentação para o escoamento da produção e melhoria das condições de mobilidade.

O prefeito de Japorã, Vitor Malaquias, associou o momento à consolidação de parcerias institucionais e ao avanço de projetos estruturantes no município, ao comentar a agenda de investimentos e entregas ao longo da semana.
“O povo de Japorã é muito grato a essa parceria com o Governo do Estado, e ainda temos muita coisa para conversar e fazer. Tenho certeza de que, ao longo do tempo, vamos conseguir colocar tudo em dia.”
Ao abordar a construção da nova Delegacia de Polícia Civil, Vitor Malaquias apontou o avanço que a estrutura representa para a segurança pública local e reforçou a necessidade de ampliação do atendimento. “A construção da delegacia é um grande avanço para o nosso município. E a gente já deixa registrado também o pedido para que, junto com a estrutura, venha um delegado fixo para Japorã”.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
TRÊS LAGOAS7 dias atrásPrefeito participa da cerimônia de juramento à Bandeira Nacional e entrega de certificados de dispensa militar
-
TRÊS LAGOAS6 dias atrásTrês Lagoas recebe Jogos Escolares da Juventude de MS e reforça protagonismo no esporte sul-mato-grossense
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásPerifeirarte leva formação e mobilização comunitária a Porto Murtinho com programação integrada e atividades culturais
-
MATO GROSSO DO SUL7 dias atrásGoverno de MS concede isenção de imposto para viabilizar doação de mais de 201 mil repelentes a Dourados
-
MATO GROSSO DO SUL3 dias atrásPara conservar e proteger biomas, Governo de MS realiza técnica de queima prescrita em parque estadual
-
MATO GROSSO DO SUL6 dias atrásApós liderar expansão no Centro-Oeste, Telessaúde MS entra em nova fase e já atende 98% dos municípios
-
POLÍTICA MS6 dias atrásTelas: Semana promove conscientização quanto ao uso excessivo de eletrônicos por crianças Pesquisa mostra que 24% das residências não há nenhum livro, mas em 33,2% delas há crianças de até 5 anos que passam mais de duas horas em frente às telas
-
POLÍTICA MS6 dias atrásEscola do Legislativo promove palestra sobre Linguagem Simples na comunicação










