TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Agrishow 2025 começa nesta segunda-feira em Ribeirão Preto

Publicados

em

Começa nesta segunda-feira (28.04), em Ribeirão Preto (320 km da capital, São Paulo) a 30ª edição da maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow, que segue até 2 de maio. O evento pretende atrair 200 mil visitantes de mais de 50 países, com destaque para inovações tecnológicas, melhorias na infraestrutura e incentivo à participação feminina no agronegócio.

Com o tema “O Futuro do Agro de A a Z”, a feira celebra três décadas de história com uma linha do tempo que mostrará a evolução do evento desde sua origem até os dias atuais. Conteúdos especiais também foram preparados para valorizar essa trajetória.

Para receber com mais conforto os milhares de visitantes, a feira contará com melhorias importantes. Foram feitas obras de asfaltamento, ajustes na sinalização e mudanças no fluxo de trânsito. Em parceria com a Polícia Rodoviária, haverá liberação do acostamento nos horários de pico, o que deve facilitar o acesso ao local. O estacionamento foi reestruturado e o número de bilheterias ampliado, visando reduzir as filas na entrada.

A Agrishow 2025 também avança na valorização da presença feminina no agro. Dados do Censo Agropecuário de 2017 indicam que 19% dos estabelecimentos rurais no Brasil já são comandados por mulheres. Hoje, elas representam cerca de 30% do público da feira.

Para ampliar ainda mais essa presença, o espaço “Agrishow Pra Elas” ganhou área coberta e climatizada, pensada especialmente para promover troca de experiências e oferecer oportunidades. Outro ponto alto da edição 2025 é o projeto voltado à educação. Estudantes de 16 escolas públicas de Ribeirão Preto participarão da feira. Ao todo, 1.150 alunos do 9º ano e 84 professores farão visitas monitoradas, com transporte garantido em 38 viagens de ônibus.

SERVIÇO:
Agrishow 2025 – 30ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

De 28 de abril a 2 de maio de 2025
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Das 8h às 18h
Mais informações: www.agrishow.com.br

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Rota pelo Pacífico pode reduzir custo e ampliar exportações do agro

Publicados

em

O governo federal deu mais um passo para tirar do papel uma antiga demanda do agronegócio: criar uma rota de exportação pelo Oceano Pacífico para reduzir a dependência dos portos brasileiros. O Ministério da Agricultura instituiu nesta semana o Programa de Integração Produtiva e Logística Brasil-Bolívia-Pacífico, iniciativa que pretende estruturar um corredor internacional de transporte ligando Mato Grosso aos portos do Chile e do Peru.

Na prática, o programa não constrói estradas nem define um cronograma de obras, mas cria um comitê gestor responsável por coordenar ações entre os governos brasileiro e boliviano, facilitar acordos sanitários e aduaneiros e atrair investimentos para tornar o corredor operacional.

A proposta interessa principalmente a Mato Grosso, maior produtor de grãos do país. Hoje, boa parte da soja, do milho, do algodão e da carne produzidos no Estado percorre entre 2 mil e 2,3 mil quilômetros até portos como Santos (SP), Paranaguá (PR), Itaqui (MA), Miritituba (PA) e Barcarena (PA). Além da longa distância, o elevado fluxo de cargas pressiona o custo do frete durante a safra.

Pela nova alternativa, a produção seguiria da região oeste de Mato Grosso até Vila Bela da Santíssima Trindade, na fronteira com a Bolívia. A partir dali, cruzaria cidades bolivianas como San Ignacio de Velasco e Santa Cruz de la Sierra, seguindo pela malha rodoviária do país até alcançar portos no Oceano Pacífico, como Arica, Iquique e Antofagasta, no Chile, ou Ilo, no Peru.

À primeira vista, o trajeto terrestre não representa uma redução expressiva da distância em relação aos portos brasileiros. O principal ganho está no transporte marítimo. Para cargas destinadas à China, ao Japão, à Coreia do Sul e a outros mercados asiáticos, a saída pelo Pacífico reduz o tempo de navegação em comparação com as rotas que partem do Atlântico, além de diminuir a dependência dos corredores logísticos hoje concentrados no Sul, Sudeste e Arco Norte.

A proposta também amplia as alternativas para o escoamento da safra em períodos de maior demanda. Mato Grosso deverá colher mais de 100 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), volume que exige investimentos permanentes em infraestrutura de transporte.

Outro ponto considerado estratégico é o abastecimento de insumos agrícolas. A integração com a Bolívia pode facilitar a chegada de fertilizantes e outros produtos utilizados na produção rural, diversificando as rotas de abastecimento e reduzindo a dependência de corredores já sobrecarregados.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, classificou a iniciativa como um avanço para o setor. Segundo ele, o Estado sempre enfrentou o desafio da distância entre as áreas produtoras e os portos de exportação, o que reduz a competitividade do agronegócio mato-grossense.

Apesar do potencial, o corredor ainda depende de uma série de investimentos. Mato Grosso já executa obras de pavimentação em direção à fronteira, mas será necessário melhorar a infraestrutura rodoviária em território boliviano, além de harmonizar procedimentos alfandegários, sanitários e de fiscalização entre os dois países.

Para especialistas em logística, a rota bioceânica não substituirá os portos brasileiros, mas funcionará como uma alternativa estratégica. Quanto maior o número de corredores disponíveis para o escoamento da produção, menor tende a ser a pressão sobre o frete, aumentando a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA