TRÊS LAGOAS

TURISMO

Destino dos Famosos: Olímpia, a cidade do folclore e parques aquáticos

Publicados

em

Luan Santana, a atriz Any Gabrielly, MC Loma e Mariely
Divulgação

Luan Santana, a atriz Any Gabrielly, MC Loma e Mariely

Olímpia , a cidade no interior do estado de São Paulo, é conhecida como a Capital Nacional do Folclore . Além disso, o local é famoso por seus parques aquáticos , como o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach Olímpia, que são algumas das principais atrações que tornam o destino popular.

A história da cidade remonta ao século passado, quando o mineiro Antônio Joaquim Miguel dos Santos explorou e conquistou as terras virgens da região. Ele nomeou a área como Sertão dos Olhos D’Água devido ao grande número de nascentes encontradas. Em 1924, Olímpia já era considerada a quarta cidade mais rica do estado de São Paulo. Na década de 1930, tornou-se uma das maiores cidades produtoras de café.

O destino já atraiu celebridades como o cantor Luan Santana, a atriz Any Gabrielly, MC Loma e Mariely, entre muitos outros.

A estudante de Turismo, Leticia Araújo, que sempre viaja para Olímpia no final do ano para visitar parte da família que mora na região, afirma que o destino se tornou um lugar especial para passar as férias, tanto pela sua família quanto pelas atrações que existem na cidade.

Ela conta que o destino é maravilhoso e já perdeu as contas de quantas vezes já foi. “É uma cidade ideal para quem busca relaxar, e com várias atrações para visitar.” Para ela, a cidade é um local ideal para esquecer a vida na cidade grande e ter um momento de paz.

Moradora da capital paulista, ela afirma que não precisa se preparar demais para viajar, pois a família dela em Olímpia sempre a acolhe muito bem.

Atrações

Hot Beach Olímpia
Divulgação

Hot Beach Olímpia

Na sua passagem pela cidade, Leticia compartilha que já foi no “Thermas, Espaço do Folclore, Museu de Cera, Parque dos Dinossauros e a Praça principal da cidade, que é um espaço lindo”. Para ela, a cidade é um pouco cara, então sempre que ela realiza essa viagem no fim do ano, fica alguns meses juntando dinheiro. “As atrações do lugar são ótimas, mas para você experienciar tem que gastar um pouco.”

Pelé no Dreamland Museu de Cera de Olímpia
Papa Francisco no Dreamland Museu de Cera de Olímpia
A estátua de Lionel Messi está na recepção do Dreamland Museu de Cera de Olímpia
Morgan Freeman no Dreamland Museu de Cera de Olímpia
Vladimir Putin, Donald Trump, Barack Obama e Kim Jong-un no Dreamland Museu de Cera de Olímpia
Snoop Dog e Michael Jackson no Dreamland Museu de Cera de Olímpia
Marilyn Monroe no Dreamland Museu de Cera de Olímpia
O personagem Jack Sparrow, interpretado por Johnny Depp, no Dreamland Museu de Cera de Olímpia
A personagem Arlequina, do Esquadrão Suicida, no Dreamland Museu de Cera de Olímpia
Rainha Elizabeth, Kate Middleton, Príncipe William e Diana Spencer no Dreamland Museu de Cera de Olímpia

Além disso, ela sempre viaja acompanhada. “Ir sozinha não é uma opção, pois tenho família lá e acredito que se eu tivesse ido sozinha não iria aproveitar tanto. As atrações da cidade não foram feitas para você aproveitar sozinha, sabe? São coisas que você faz entre amigos e familiares”, defende a estudante.

Leonardo Damião, que trabalha no GuiaOlímpia , lista também outros destaques da cidade, como o Parque Hot Beach Olímpia, a Praia do Mirante, a Estação Cultural, o Museu de História e Folclore Maria Olímpia, o Pit Stop da Neve, o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, o Parque Dolce Dulce, a Praça da Matriz e a Igreja Matriz de São João Batista.

Os parques aquáticos são um destaque, com o Thermas dos Laranjais se destacando como o maior da América Latina, oferecendo uma infinidade de piscinas e toboáguas, enquanto o Hot Beach Olímpia é conhecido por suas emocionantes atrações e águas termais. Para os interessados na história local, o Museu de História e Folclore Maria Olímpia resgata a trajetória da cidade por meio de objetos antigos.

Para os amantes de dinossauros, o Vale dos Dinossauros Olímpia é imperdível, apresentando 38 dinossauros animatrônicos, incluindo o temido Tiranossauro Rex e o gigantesco Brachiosaurus, réplicas importadas que se movem e emitem sons, proporcionando uma experiência realista. Além disso, o Museu de Cera oferece uma experiência imersiva com 70 personagens em mais de 30 cenários.

Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids
Hot Beach Olímpia - Área Kids

A Praia do Mirante é um convite ao lazer, com sua orla estilizada lembrando a famosa Praia de Ipanema. Para os interessados em cultura, a Estação Cultural de Olímpia, instalada na antiga Estação Ferroviária restaurada, oferece galerias e espaços culturais. O Museu de Arte Sacra, no “Palacete Giosué Tonanni”, expõe arte popular, esculturas e obras de artistas brasileiros consagrados, sem cobrança de ingresso e com opções de visitas guiadas ou autoguiadas.

E para momentos tranquilos, a Praça da Matriz, com seus comércios locais, e a majestosa Igreja Matriz de São João Batista, um monumento histórico que remete à colonização da região, são opções encantadoras.

“Olímpia também é conhecida por sediar o Festival do Folclore, evento anual que ocorre em agosto e celebra a diversidade cultural da região e atrai visitantes de todo o país. Durante o festival, grupos folclóricos locais e nacionais apresentam danças típicas, músicas tradicionais e trajes característicos.”

Ele também sugere que a noite em Olímpia oferece opções de restaurantes locais e bares aconchegantes. Além disso, alguns dos resorts e hotéis possuem entretenimento noturno. “Na Avenida Aurora Forti Neves, principal avenida da cidade, você encontrará a maioria das opções de gastronomia e entretenimento da cidade.” Ele também menciona o Olímpia Open Mall, uma galeria instalada em frente ao Thermas que tem no mesmo lugar diversas opções de alimentação, choperia e shows ao vivo.

“Existe também a Villa Guarani, um espaço composto por sete lojas que englobam: choperia, sandalaria, gelateria, moda praia, empório de vinhos, pizzaria, loja de fotografia, além de espaço Sabores e Tradições, que traz exposições folclóricas e uma loja colaborativa de artesanato.”

A entrada do Vale dos Dinossauros, em Olímpia
O Dilophosaurus é muito conhecido dos filmes de Jurrasic Park e está em exposição no Vale dos Dinossauros, em Olímpia
Os animais também interagem com os elementos da floresta
Um dos cenários feitos para os visitantes tirarem fotos
"Encubadora" de dinossauros chama atenção no meio do Vale dos Dinossauros
Uma caixa de areia oferece atividade interativa no parque
Um parquinho foi montado com ossos de dinossauro

“Em resumo, Olímpia oferece uma diversidade incrível de atividades e atrações para todos os visitantes, desde parques aquáticos emocionantes até experiências culturais e históricas enriquecedoras”, destaca Leonardo.

Quando ir à cidade?

Hot Beach Olímpia - Área Kids
Cleber Mattos / iG

Hot Beach Olímpia – Área Kids

Como Leticia só vai à cidade no final do ano, ela sempre vai no verão, e aconselha se preparar para o calor, pois a região é muito quente e raramente faz frio nessa estação. “Sempre é uma experiência positiva visitar Olímpia, às vezes a cidade está muito cheia e isso pode gerar alguns desconfortos, mas nada que tenha me gerado alguma experiência negativa.”

Leonardo afirma que a melhor época para visitar Olímpia é durante a primavera e o verão, quando as temperaturas são mais quentes, ideais para aproveitar as atrações aquáticas. “Embora a maioria das piscinas sejam aquecidas, algumas são com água gelada e você pode aproveitar bem no calor, mas a dica principal é evitar os períodos de férias escolares para evitar grandes aglomerações”, destaca.

Conselhos

Thermas dos Laranjais
Divulgação/Thermas dos Laranjais

Thermas dos Laranjais

Leticia conta que nunca precisou usar alguma agência de viagem, e crê que nenhuma pessoa precisa também. “A cidade é muito bem equipada para receber turistas e todas as atrações são bem sinalizadas, sem contar que na internet há várias listas com guias para cada lugar da cidade. Você só precisa se organizar internamente para realizar essa viagem que é muito fácil, pois a cidade é receptiva e organizada, além de ser muito segura, fazer caminhadas de madrugada se tornou algo que eu sempre faço por lá, pois você se sente tão segura que isso não se torna problema”, defende.

Leonardo aconselha a pesquisar pacotes que incluam hospedagem e ingressos para os parques aquáticos. O preço médio pode variar de acordo com a época do ano, mas planejar com antecedência e buscar promoções ajuda a economizar. Ele também sugere usar roupas leves, protetor solar e manter-se hidratado, especialmente nos parques aquáticos. “Reserve um tempo para explorar a história local e experimentar a culinária regional.”

Agora você pode acompanhar o iG Turismo também no Instagram e no Facebook!

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TURISMO

Destinos dos Famosos: Itu, a cidade dos exageros e berço da República

Publicados

em

Ana Hickmann, Carlos Alberto de Nóbrega e Neymar
Reprodução/Instagram – 07.12.2023

Ana Hickmann, Carlos Alberto de Nóbrega e Neymar

A cidade de Itu, localizada no estado de São Paulo , a 100 km de distância da capital, tem uma história rica e fascinante. A economia local foi se desenvolvendo com as monções e expedições fluviais, e depois com o estabelecimento de famílias e o surgimento das fazendas que exploravam o cultivo da cana-de-açúcar. A partir de 1777, Itu cresceu em função da exportação de açúcar para a Europa.

Em 1842, a região foi elevada à cidade e, a partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica da região.

Além de sua história, hoje Itu é conhecida pelos muitos títulos que ganhou ao longo dos anos, como “Boca do Sertão”, “A Fidelíssima”, “Roma Brasileira”, “Berço da República”, “Cidade Cinema” e “Cidade dos Exageros”, tornando-a famosa por todo o país. A cidade do interior paulista já recebeu famosos como Ana Hickmann, Neymar e Carlos Alberto de Nóbrega.

“A cidade de Itu foi fundada em 1610 em um período colonial marcado pela exploração e descobertas dos Bandeirantes, que fixaram moradias ao longo do curso do rio Tietê, criando grandes fazendas que supriram o ciclo do açúcar e cafeeiro ao longo dos séculos”, contextualiza Débora Candiani, guia de turismo.

Atrações

Entre as atrações turísticas da cidade estão opções como:

  • Praça dos Exageros;
  • Parque do Varvito;
  • Centro Histórico de Itu;
  • Museu do Quartel;
  • Fazenda do Chocolate;
  • Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária;
  • Museu Republicano;
  • Museu da Energia de Itu;
  • Praça da Matriz

“A Praça dos Exageros conta com objetos em tamanho gigante e atende a todas as idades, mexe com o lúdico de cada pessoa e principalmente das crianças. A praça foi criada em homenagem ao comediante Simplício”, conta a guia de turismo Camila Melo.

Itu é conhecida como a “Cidade dos Exageros”, graças ao humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, que interpretava o caipira Simplício no programa “A Praça é Nossa”, do SBT. Na atração televisiva, o ator contava histórias sobre sua terra natal, sempre de forma exagerada.

Essa brincadeira ganhou fama nacional e intensificou o fluxo de turistas interessados em conhecer os objetos gigantes da cidade, como, por exemplo, o orelhão e o semáforo, que se tornaram ícones emblemáticos de Itu.

Já o Parque do Varvito é um local que remonta à era glacial, de aproximadamente 280 milhões de anos atrás, destacando a importância dessa rocha para a região. No centro de Itu, a Igreja Nossa Senhora da Candelária, o maior exemplo do Barroco Paulista; o coreto na praça; as lojas de souvenirs; e o conjunto arquitetônico do século 19 são outros pontos turísticos imperdíveis.

O Museu do Quartel abriga um acervo histórico que conta a história do Exército da cidade e do Colégio São Luís. O acervo inclui uniformes militares do século 20, material de saúde usado nas Guerras Mundiais e homenagens aos homens que contribuíram para a construção da cidade e do Exército Brasileiro.

Já a Fazenda do Chocolate oferece uma visão do caminho percorrido pelos Bandeirantes. Localizada às margens do rio Tietê, os visitantes podem conhecer animais da fazenda e desfrutar de várias atividades, como passeios de trenzinho e quadriciclo, além de uma loja de chocolates, adega, restaurante e cafeteria. “É uma excelente opção de lazer para famílias e grupos de excursão”, afirma Camila.

O Museu Republicano de Itu era originalmente a casa da família Almeida Prado. “Foi neste local que ocorreu, em 18 de abril de 1873, a reunião da Convenção que resultou na criação do Partido Republicano Paulista (PRP). A reunião contou com a participação de 133 ricos fazendeiros que desejavam substituir o governo imperial pela República. No entanto, a mudança só ocorreu 16 anos depois. Em 1923, durante o governo de Washington Luís, o sobrado foi adquirido e adaptado para marcar este fato histórico. Por isso, Itu ganhou o título de ‘Berço da República’”, explica Janete Vieira Beltrame, guia de turismo regional.

“Itu ainda abriga os frondosos casarões bandeirantistas nas fazendas históricas. O turista pode conhecer alguns deles: Fazenda Concórdia, Chácara do Rosário, Fazenda da Serra — conhecida por Fazenda do Chocolate —, Fazenda Capoava, Fazenda Cana Verde e Fazenda Santo Antônio da Bela Vista. Algumas fazendas são abertas ao público, outras somente mediante agendamento prévio”, completa Débora.

“O turista que vem a Itu não pode deixar de fazer o passeio do Trem Republicano. Este passeio, que dura em média 50 minutos, é uma volta ao passado, uma homenagem aos nossos antepassados e uma forma de entender como o Brasil cresceu e se desenvolveu a partir da chegada da ferrovia”, destaca a guia Janete.

O que fazer de dia e à noite?

Camila afirma que todas as atrações podem ser visitadas durante o dia, e de preferência sem chuva.

“A vida badalada de uma cidade do interior, como Itu, é mais tranquila, mas temos ótimas opções de restaurantes como Bar do Alemão. Aos que preferem comida japonesa, temos o Hioki Sushi e o Hoka Hoka, outra opção também é o Plaza Shopping Itu. O centro também possui seus barzinhos, localizados na Praça da Independência [Praça do Carmo] e temos também opções de lanches gigantes na Praça Padre Miguel [Praça do Orelhão]”, afirma Camila.

“À noite temos restaurantes que fazem a felicidade do turista, principalmente com o prato tradicional que é a Parmegiana”, completa Janete.

Preço médio e conselhos

“Itu não é uma cidade muito barata, no entanto, mesmo no Centro Histórico é possível encontrar lugares para almoçar bem e pagando pouco. Alguns restaurantes ao redor da Praça da Independência, por exemplo, oferecem self-service a baixo custo”, afirma Débora.

Além disso, grande parte dos atrativos turísticos de Itu possuem entrada gratuita, e quando não, são com preços acessíveis. “Na Fazenda do Chocolate, por exemplo, paga apenas o que consumir”, expõe Camila. “Em restaurantes, temos pratos com preços a partir de R$ 40 chegando até a opções à la carte mais sofisticadas, que custam R$ 159.”

“Venham preparados para aproveitar ao máximo essa experiência, porém, os atrativos não são tão próximos, e exigem o descolamento. Outra dica muito importante é pesquisar os horários de funcionamento deles, mas isso o guia de turismo pode orientar também”, aconselha Camila.

Quando ir a Itu?

Itu acolhe turistas de todo o Brasil durante o ano inteiro, independentemente da estação, afirmam as guias. “Os visitantes são sempre bem-vindos, mas é importante lembrar que o interior paulista pode ser bastante quente, mesmo no inverno, que é frequentemente abafado. É recomendado que os turistas usem roupas leves, calçados confortáveis, protetor solar, óculos de sol e bonés, e sempre tenham uma garrafinha de água à mão.”

Janete complementa dizendo que a cidade tem pouca chuva, mas nos meses de março a agosto, a temperatura tende a diminuir.

“Itu é uma cidade abençoada em termos climáticos. No entanto, não é recomendado visitá-la durante períodos chuvosos, pois o Parque do Varvito fecha por questões de segurança. Mas se a visita for no verão, os turistas podem aproveitar para experimentar o famoso Sorvetão de Itu”, conclui Débora.

Acompanhe o iG Turismo também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter) , Facebook e Comunidade no Whatsapp.

Fonte: Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA