TRÊS LAGOAS

TRÊS LAGOAS

Empresários propõem passeio público e isenções para estabelecimentos da região da Lagoa

Publicados

em


O presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia, juntamente com o vice-prefeito, Paulo Salomão, reuniram-se com representantes da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes); da APETL (Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas), do Sindicato Rural de Três Lagoas e do Conselho Integra Costa Leste.

O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), na Sala da Presidência. O objetivo foi apresentar duas propostas, para a região da Lagoa Maior.

A primeira ideia dos empresários é a implementação de um projeto piloto, de atendimento público, de bares, restaurantes e similares, nas extensões da Av. Aldair Rosa de Oliveira. No caso, os estabelecimentos passariam a ter incentivos fiscais municipais, para se  instalarem na via, que seria denominada Rua Gastronômica. Tudo mediante o compromisso de investimento e contratação de mão de obra local.

Os benefícios em questão, seriam: redução de 50%, no valor de IPTU, até o ano de 2026; a redução de 50%, no valor do Alvará Municipal, na implantação no novo estabelecimento e da taxa anual, até o ano de 2026; redução de 50%, no valor da guia da Vigilância Sanitária, na implantação do novo estabelecimento e da taxa anual, até o ano de 2026.

A intenção é que tudo seja regulamentado via Decreto do Poder Executivo.

A segunda ideia, também é um projeto piloto, para instalação, manutenção e remoção de passeio público, denominado Parklet´s. O termo foi usado para definir a ampliação e passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre área, antes ocupada pelo leito carroçável da via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, equipamentos de som, guarda sóis e outros elementos de mobiliário, com a função de utilização exclusiva do estabelecimento mantenedor.    

Pelo projeto apresentado pelos empresários, haverá critérios específicos de instalação. Além disso, pedidos de instalação, análise de requisitos e diretrizes técnicas, ficariam sob responsabilidade de uma Secretaria Municipal e haverá a estipulação e um valor para ser destinado ao Fundo de Turismo, do Município.

Os questionamentos do presidente da Câmara, foram sobre as vagas de estacionamento, como seriam administradas; instalação de bueiros, além de outras questões como comprometimento de trânsito.

O vice-prefeito pontuou sobre a necessidade de repassar as propostas ao secretário municipal de Infraestrutura e talvez incluir as ideias no momento de revisão do Plano Diretor.

“É um desafio sabemos, mais é algo transformador. É um projeto robusto, para mudar a cara da cidade”, ressaltou o advogado André Milton.

O grupo buscou apoio da Câmara para tentar viabilizar as propostas, pedir a intermediação junto a administração municipal.

Participaram da reunião: João Ricardo Ramalho Siqueira; Marcos Antônio  Gomes Júnior, pela Abrasel; André Miltom e Joaquim Romero, pelo Conselho Integra Costa Leste; Ivan Roberto Carrato Junior, pelo Sindicato Rural de Três Lagoas; Romulo Tabox, pela Associação dos Jovens Empresários; Júlio Roberto da Silva, da Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TRÊS LAGOAS

Para vereadores, novas praças são sonhos retirados do papel

Publicados

em


Lazer, qualidade de vida, prática de esportes, local para entretenimento familiar. Estes são alguns dos conceitos enaltecidos na inauguração da praça da Quinta da Lagoa, na tarde da última terça-feira (30), evento que contou com a participação dos vereadores Doutor Cassiano Maia, Negu Breno, Marcus Bazé, Evalda Reis, Sirlene Pereira, Sargento Rodrigues, Doutor Issam Fares e Jorginho do Gás. O equipamento público faz parte do programa municipal “Nossa Praça”, que conta com oito novos espaços.

A praça conta com parquinho, quadra esportiva, campo de futebol, espaço verde, palco e pergolado. O parquinho recebeu o nome de Thaís dos Santos Silva, jovem moradora da localidade, vítima de um acidente. A mãe dela, Neuza Aparecida, participou do descerramento da placa em homenagem à filha.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ângelo Guerreiro informou aos moradores do bairro que a pavimentação no entorno da praça já conta com projeto e faz parte de uma segunda etapa que contempla a rua João Tomes.

A vereadora Evalda Reis ressaltou que os vereadores têm apoiado a administração municipal ao aprovar o orçamento, como ocorreu na última segunda-feira.

O vereador professor Negu Breno afirmou que os espaços de esportes e lazer priorizam toda a família. Já o vereador Tonhão lembrou que as praças representam a realização de um sonho de toda a população e das autoridades do município. “Com muita responsabilidade, os sonhos foram retirados do papel”, afirmou.

Na próxima semana, a prefeitura entrega a oitava praça, desta vez no Jardim dos Ipês.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA