TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MS

Retrospectiva: Assembleia Legislativa foi centro de debates cruciais

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi palco de algumas manifestações e debates importantes durante o ano de 2024. Demonstrando seus anseios, algumas categorias estiveram no Parlamento para expressar e reivindicar, de forma coletiva, suas necessidades. Garantido pela Constituição Federal de 1988, o direito à manifestação e essa participação cidadã representam ferramentas fundamentais da democracia.

Reivindicações

A Assembleia Legislativa intermediou, junto ao Governo do Estado, o pleito da categoria para a isenção do índice de 14% não seja mais descontado dos proventos dos aposentados e pensionistas com comorbidades. Para o debate avançar, foi criada uma Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento e Monitoramento do Déficit Atuarial do Regime de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (MSPrev). Após meses de negociação, em setembro foi encerrada a tramitação do Projeto de Lei 178/2024, que isenta aposentados e pensionistas portadores de comorbidades da contribuição previdenciária de 14% até o limite de três salários mínimos. “Em nome dos deputados estaduais, quero parabenizar todos os aposentados e pensionistas pela caminhada importante. Reconhecemos que a mobilização dos servidores contribuiu para que chegássemos até esse momento. A responsabilidade com o trabalhador não vai falhar ao Mato Grosso do Sul”, destacou naquele o momento o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Gerson Claro (PP). A medida entrou em vigor ainda em setembro e representará um importante alívio para cerca de 90% dos 3.007 servidores estaduais que convivem com doenças crônicas. O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) presidiu a Comissão Temporária.

O Parlamento também discutiu temas importantes para a Segurança Pública. Em agosto, o Legislativo Estadual recebeu policiais civis de várias categorias que buscaram apoio dos deputados para interlocução junto ao Governo do Estado, para a valorização salarial. Com a tarefa de analisar o tema, a ALEMS criou uma Comissão Temporária de Representação de Acompanhamento e Mediação do Processo de Tratativas entre a categoria dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado. Integram a gurpo de trabalho temporário os deputados estaduais Renato Câmara (MDB), Pedrossian Neto (PSD) e Caravina (PSDB).


PRF pediu apoio de deputados para enfrentar desafios na Rota Bioceânica

Foto: Luciana Nassar

Ainda no mesmo mês, Policiais Rodoviários Federais (PRF) estiveram no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pedindo a intermediação dos deputados estaduais para melhorias de demandas relacionadas aos desafios que serão ampliados com a efetivação da Rota Bioceânica. Aumento da Infraestrutura, da fiscalização e incremento da tecnologia foram algumas das solicitações. Dentre os pontos elencados pela categoria, a importância do investimento em comunicação e dados, inteligência, capacitação e expansão do acesso à internet são cruciais. Outra demanda é a cooperação internacional com os países que compartilham a Rota, assim como a amplificação de legislações. O Legislativo institui em 2023 a Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica, coordenada pelo deputado Zeca do PT (PT). A ALEMS terá um espaço especial para acompanhamento de investimentos, debates e definições de ações.

Também em agosto, acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), estiveram na ALEMS para conhecer o funcionamento da Casa de Leis e também apresentar várias reivindicações, como o apoio para que sejam implantadas políticas públicas para que todos os indígenas tenham oportunidade de entrar nas universidades e no mercado de trabalho.

Em novembro, presidentes das colônias de pescadores e associações de pesca e aquicultura, além de representantes da sociedade civil e pública estiveram no Parlamento Estadual para debater as pautas mais críticas relacionadas ao fortalecimento da pesca sustentável e liberação do tamanho máximo do pescado. Um outro ponto solicitado pela categoria foi saber a atualização do estudo a ser realizado pelo Governo do Estado, acerca da viabilidade da lei que proíbe a pesca do Dourado.

E em dezembro, também a pedido dos representantes dos pescadores, foi debatido na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 275/2024 de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que veda a pesca, transporte e comercialização de 29 espécies, por cinco anos no Estado. Representantes dos pescadores manifestaram contrariedade ao projeto. A reunião, marcada pelo deputado Zeca do PT, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, sugeriu a transferência do debate para a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca, coordenada pela deputada Mara Caseiro (PSDB).

Outros Debates

A partir dos plenários da Assembleia Legislativa, diversas reuniões de Frentes Parlamentares e Comissões Temporárias também debateram propostas e soluções para desafios de diversos setores. Em março também foi discutida a situação financeira dos hospitais, proposta pelo deputado Pedrossian Neto (PSD), que coordena a Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas e Filantrópicos.

Profissionais da segurança pública, bombeiros e policiais participaram, em abril, do 2º Seminário para Conscientização sobre o Autismo com Foco na Valorização das Capacidades, proposição do deputado e 1º secretário, Paulo Corrêa (PSDB), atendendo à solicitação oficial do projeto “Guardião Azul – Amigo do Autista”.

Assunto importante foi debatido no dia 23 de maio, por proposição da deputada Gleice Jane (PT). Mães que sofrem em decorrência de um problema de saúde: a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). A doença, que é o tipo de alergia alimentar mais comum em bebês. A solução encontrada foi a implantação no Estado de programa que garanta alimento necessário às crianças com a patologia.


Com audiência na ALEMS, projeto sobre motoristas de aplicativos foi debatido

Foto: Wagner Guimarães

Os direitos trabalhistas aos motoristas de aplicativos também foram dialogados no fim de maio. A proposição foi do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro e do deputado Paulo Duarte. O debate foi sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2024, que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta define diretrizes trabalhistas aos motoristas de aplicativos que atuam no transporte remunerado privado individual de passageiros no país. O PLP 12/2024 busca não só preservar a autonomia dos trabalhadores para escolher seus horários e jornadas, mas também garantir a proteção de seus direitos trabalhistas e previdenciários.

Em junho, seminário definiu elaboração de carta de compromissos para proteção de crianças órfãs. O deputado Pedro Kemp (PT) reuniu psicólogos, assistentes sociais, pesquisadores, organizações da sociedade civil e autoridades do Poder Público, para discutir a situação de orfandade e a desproteção social vivenciada por crianças e adolescentes, no Seminário Estadual Orfandade e Direitos. “Na pandemia do Covid-19 no Brasil foram perdidas mais 777 mil vidas, boa parte poderia ter sido poupada se houvesse outro tratamento naquele momento. Muitas crianças e adolescentes perderam os cuidadores principais, mães, pais e avós, passando a viver a condição de orfandade. Ainda temos uma realidade dramática com relação ao feminicídio no Mato Grosso do Sul, primeiro lugar no Brasil em razão dos altos índices de violência doméstica cotra mulheres, situação responsável também em gerar a orfandade”, destacou Kemp.

A Frente Parlamentar de Recursos Hídricos da ALEMS, coordenada pelo deputado estadual e 1º vice presidente do Legislativo, Renato Câmara (MDB), realizou em julho um debate sobre os Recursos Hídricos do Estado. Na ocasião, foi apresentada a Carta do V Seminário Estadual da Água, documento elaborado com as propostas discutidas e apresentação das proposições para o processo de gestão dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. “O debate é estratégico para nosso Estado. Todos desenvolvimentos agrícola, de produção e humano passam pela disponibilidade de água. Ter esse recurso em qualidade e quantidade suficiente é a discussão que nós temos feito aqui na Assembleia. Temos um mar de água doce embaixo dos nossos pés [águas subterrâneas] e que precisa ser controlado, para que não seja contaminado”, destacou Câmara.

Em junho, a situação do maior estádio universitário da América Latina – o Morenão -; foi discutida com a Comissão Temporária Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento das Obras do Estádio Pedro Pedrossian instituída para acompanhar as obras. A transferência do Morenão ao Estado foi considerada uma vitória pelo presidente do grupo de trabalho, deputado Pedrossian Neto.


Evento no Legislativo Estadual fortaleceu a efetivação de mulheres no Poder

Foto: Wagner Guimarães

Já no segundo semestre, em julho, a pouca presença das mulheres nos espaços de poder foi debatido em evento que contou com a presença da ministra das Mulheres. Além de discutir, de modo geral, a necessidade de se aumentar a participação feminina na política, o encontro também objetivou apresentar informações relevantes às pré-candidatas a vereadoras, que estiveram, em peso, no plenário. “Reunimos aqui para abordar um tema de vital importância para o desenvolvimento justo e equitativo de nossa sociedade: a ocupação de espaço de poder pelas mulheres, especialmente no campo da política”, disse a deputada Mara Caseiro. “Vivemos em um mundo onde, apesar de avanços significativos, a igualdade de gênero está longe de ser alcançada”, acrescentou a parlamentar, apresentando dados da ONU Mulheres, segundo os quais apenas 25% dos parlamentares em todo o mundo são mulheres. “Isso significa que três quartos das decisões políticas ainda são tomadas predominantemente por homens, um desiquilíbrio que precisa ser corrigido”, concluiu.

Em outubro, com a presença maciça da categoria dos papiloscopistas no Plenário Júlio Maia, durante a sessão plenária da ALEMS, os parlamentares celebraram a conquista tão esperada. Projeto que visa reunir na estrutura da carreira Perito Oficial Forense os cargos Perito Oficial Forense e Perito Papiloscopista foi votado e aprovado.

Servidores – ALEMS

No início do ano começou a tramitar o Projeto de Lei 84/2024, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que reajusta salário e benefícios a servidores do Legislativo Estadual. E em abril, a proposta, que reajusta em 2,2% o salário dos servidores (ativos, inativos e pensionistas), além de aumentar o valor do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte, foi aprovada. Os índices resultaram de negociações entre a Mesa Diretora e o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sisalms). “Os reajustes, remuneratórios e dos benefícios para os servidores são justificados em razão da inflação acumulada e da necessidade de garantir uma remuneração justa condizente com as responsabilidades e os desafios enfrentados pelos servidores no exercício de suas funções”, destacou a Mesa Diretora na justificativa da proposta. A nova norma também alterou a redação de dispositivos da Lei 6.064 de 2023, para atualizar os valores do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte.

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MS

Retrospectiva: Meio ambiente, pauta de destaque no trabalho parlamentar em 2024

Publicados

em

O gesto de dois parlamentares de plantar mudas de ipê no dia 5 de junho de 2024, Dia do Meio Ambiente, é simbólico em se tratando de um dos destaques da atuação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no ano passado: o enfrentamento de problemas ambientais e a promoção de um estado mais sustentável.

Apresentação de projetos, aprovação de leis, manifestações de defesa da natureza sul-mato-grossense, sobretudo do bioma do Pantanal, realização de eventos, abertura de espaço para discussão de demandas diversas e debates e encaminhamentos relativos a problemas ambientais estão entre as ações que demonstram o compromisso da ALEMS com o meio ambiente.

No Dia do Meio Ambiente, os deputados Paulo Corrêa (PSDB), 1º Secretário da ALEMS, e Caravina (PSDB) plantaram mudas de ipê roxo como forma de simbolizar a atenção do Parlamento estadual às pautas ambientais. “Este ato tem um simbolismo muito grande. Isso porque a Assembleia Legislativa cumpre a sua missão de proteger o nosso meio ambiente. As leis que aprovamos aqui mostram isso”, afirmou, na ocasião, Paulo Corrêa, acrescentando que o ato atendeu pedido do presidente Gerson Claro (PP) com a concordância dos demais parlamentares.

Em sua simplicidade, esse ato simboliza a atenção que a Casa de Leis tem dado a questões ambientais. Essa preocupação pode ser notada, por exemplo, na realização de reuniões e outros eventos, que possibilitaram debates com atores de segmentos diversos ligados ao meio ambiente. Foram realizados, com temáticas ambientais, três seminários com a iniciativa e a participação da ALEMS: o V Seminário Estadual da Água, no dia 18 de março, o II Seminário Estadual do Leite, em 4 de junho, e o VII Seminário Estadual da Guavira, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Além dos que ocorreram nesses eventos, debates e encaminhamentos sobre meio ambiente também tiveram lugar em outros momentos proporcionados pela Casa de Leis. No dia 6 de junho, por exemplo, durante a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) visitaram a ALEMS e apresentaram pontos de atenção ambiental do estado, como a importância do reconhecimento do Chaco como um bioma.

As discussões aconteceram, ainda, em reuniões de comissões e frentes parlamentares. É o caso de reuniões da Comissão Permanente de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas, como a realizada no dia 26 de junho, quando foram debatidos problemas de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Outro exemplo desses momentos foi a reunião, no dia 27 de maio, com representantes do Fórum Nacional de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênico (FNCIAT). Nesse evento, foi debatida proposta de regulamentação da aplicação aérea de agrotóxicos na agricultura de Mato Grosso do Sul.


Acadêmicos de Ciências Biológicas da UFMS em visita à ALEMS

(Foto: Aline Kraemer)

As sessões ordinárias também foram espaço para debates sobre problemas relativos ao meio ambiente. Na sessão do dia 11 de julho, por exemplo, os deputados discutiram a seca e o assoreamento dos rios de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o deputado Pedro Kemp (PT) subiu à tribuna e mostrou fotos dos rios Miranda e Taquari e apresentou dados sobre a redução acentuada do volume das bacias hidrográficas do estado. Entre outros assuntos, as queimadas no Pantanal foram debatidas em ocasiões diversas, como na sessão ordinária do dia 11 de junho.

Leis

Durante 2024, também foram aprovadas pelos parlamentares leis que reforçam, em frentes diversas, a legislação sul-mato-grossense de defesa do meio ambiente. Na relação de normativas, estão, por exemplo, a Lei 6.224/2024, que estabelece o 3 de setembro como o Dia do Biólogo, e a Lei 6.274/2024, que institui o Dia da Agricultura Irrigada, celebrado em 15 de junho.

Os deputados também aprovaram a Lei 6.292/2024, que cria o Dia Estadual de Observação de Aves, comemorado em 28 de abril. Foi, ainda, instituído pela Lei 6.291/2024 o Dia Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, celebrado, anualmente, em 29 de setembro. Outro exemplo é a aprovação da Lei 6.352/2024, que cria a Semana de Conscientização do Descarte Adequado do Lixo Perfurocortante, realizada na semana em que cai o dia 16 de maio.

Projetos

Além das leis aprovadas, há propostas tramitando no Parlamento que tratam sobre o enfrentamento da violência contra animais, valorização das espécies regionais, preservação ambiental, redução do lixo, entre outras disposições.

Entre essas proposições, estão os Projetos de Lei 289/2024 e 290/2024, ambos de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). A primeira proposta institui a arara-azul como ave símbolo de Mato Grosso do Sul e a segunda torna o tuiuiú a ave símbolo do Pantanal sul-mato-grossense.

Também tramita na ALEMS o  Projeto de Lei 293/2024, proposto pelo deputado Lucas de Lima (sem partido) e que proíbe o acorrentamento e o confinamento de cães e gatos em locais e condições impróprias. Outra matéria em tramitação é o Projeto de Lei 203/2024, do deputado Lidio Lopes (Patriota), que dispõe sobre a implantação de pontos de travessia de animais silvestres por, sob ou sobre as estradas, rodovias e ferrovias, em todo o território estadual.

Como exemplo de propostas ambientais, também estão os Projetos de Lei 136/2024 e 156/2024. O primeiro, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), estabelece diretrizes para implantação do Programa Lixo Zero em Mato Grosso do Sul. Já o segundo, proposto pelo deputado Gerson Claro (PP), institui o Programa Adote uma Nascente, que visa à preservação de nascentes e à recuperação das que estão em áreas degradadas.

Livros infantis


Página do livro “Memórias de um Ipê Amarelo” 

(Arte: Luciana Kawassaki)

Além dessas e outras iniciativas, a ALEMS, por meio da Comunicação Institucional, também desenvolve um produto que ajuda na construção da consciência ecológica. Trata-se da coleção “Cidadania é o Bicho”, que usa animais do Pantanal como personagens para tratar de várias temáticas ligadas a direitos humanos e democracia.

A preocupação com a natureza sul-mato-grossense é enfatizada, de modo direto, em um dos livros: o “Memórias de um Ipê Amarelo: A história de uma amizade nutrida pela preservação ambiental”, escrito pelas jornalistas Fernanda Kintschner e Gláucia Jandre. O livro narra a história de um resistente ipê e de um corajoso beija-flor, que estimulam a bicharada pantaneira na luta contra as queimadas.

Serviço

Para saber mais sobre as atividades legislativas na defesa do meio ambiente, acesse a página multimídia “ALEMS Sustentável” e as seções de projetos e proposições, das comissões e das frentes parlamentares. Há, na ALEMS, três comissões permanentes e cinco frentes parlamentares que tratam, diretamente, de questões ambientais.

Veja a relação de comissões e frentes parlamentares ligadas ao meio ambiente:

Comissões

Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas

Frentes parlamentares

Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca

Frente Parlamentar em Defesa dos Animais

Frente Parlamentar de Recursos Hídricos

Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação

Frente Parlamentar das Energias Renováveis

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA