TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MS

Comunicação ALEMS: Um ano de sinal aberto e inovação, aproximando a população

Publicados

em

Marcando um momento importante, há um ano a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul inaugurou o sinal de frequências abertas da Rádio e TV ALEMS em parceria com a Rádio Senado. Desde então, a população acompanha as notícias e atividades do Parlamento Estadual em tempo real. Com o sinal aberto, concretizado na 12ª Legislatura, foi possível oferecer a transmissão das sessões plenárias, audiências públicas e dos programas produzidos pelas equipes de comunicação institucional da Assembleia Legislativa, alcançando mais munícipios do Estado por meio do canal da TV ALEMS 7.2. e da frequência da Rádio ALEMS FM 105.5.

Os conteúdos transmitidos são de responsabilidade da secretaria de Comunicação Institucional do Poder Legislativo. Nesse período de um ano de sinal aberto, a TV e Rádio ALEMS realizaram coberturas significativas, incluindo, pela primeira vez, a participação inédita na cobertura ao vivo e completa da apuração das Eleições Municipais 2024, trazendo em tempo real os números dos 79 municípios do Estado, além das principais cidades do Brasil.

O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), destaca esse marco histórico e a aproximação da população ao Legislativo por meio da programação institucional em canal aberto. “A Assembleia vem despontando e conseguindo ter uma comunicação muito presente e forte junto à sociedade. Eu acho que o ápice desse reconhecimento foi a participação das nossas instituições de comunicação nas Eleições 2024. Hoje, o jornalista que quiser saber as atividades que acontecem na Assembleia e no Mato Grosso do Sul, vai ter esse acesso muito fácil via rádio e televisão. Quando você tem a rádio retransmitindo e entrevistando, você sabe o comportamento do parlamentar que você votou, acompanhando o que ele tem feito no Legislativo. Além da abertura da Casa de Leis para a presença física das pessoas, a imagem da ALEMS hoje na sociedade vem muito da comunicação que nós estamos colocando à disposição para todos. Então, neste ano, parabenizo toda a equipe que é bastante competente e comprometida com o desenvolvimento desse trabalho. Hoje a sociedade reconhece a Assembleia Legislativa como uma das instituições mais fortes no Mato Grosso do Sul”, mencionou o presidente.


Deputado Paulo Corrêa enfatiza o trabalho da comunicação em prol do Estado

Foto: Luciana Nassar

Para o deputado estadual e 1º secretário do Parlamento, Paulo Corrêa (PSDB), a comunicação institucional reforça o compromisso com a transparência. “A TV e Rádio ALEMS em canal aberto representam um marco na história da Assembleia Legislativa, um legado que iniciamos na minha gestão como presidente, com o deputado Zé Teixeira como 1º secretário, e que foi concluído com excelência sob a liderança do presidente Gerson Claro, conosco na 1ª secretaria. Esse projeto, parceria nossa com o Senado Federal, reforça o compromisso com a transparência das nossas ações e aproxima a sociedade sul-mato-grossense do trabalho realizado pelos 24 deputados estaduais. É a democracia chegando diretamente à casa de cada cidadão, mostrando o que fazemos em prol do nosso Estado”, enfatizou.

De acordo com o secretário de Comunicação Institucional da ALEMS, Luciano Rodrigues Lima, o canal aberto informa com qualidade, transparência e fortalece a democracia. “É uma grande alegria celebrarmos o primeiro ano da Rádio e TV ALEMS em sinal aberto para todo o Estado. O nosso compromisso foi levar à população o trabalho realizado pelos nossos deputados estaduais com transparência. Esses veículos são ferramentas fundamentais para o fortalecimento da democracia e para aproximar o legislativo da sociedade, além de dar voz às demandas do nosso Estado. A secretaria de Comunicação Institucional trabalha diariamente para evoluir e oferecer conteúdo relevante e acessível. É um marco e também um estímulo para seguirmos em frente inovando e aperfeiçoando a nossa comunicação”, pontuou.

Em operação desde novembro de 2001, os canais institucionais da TV e Rádio do Parlamento transmitem os trabalhos e ações realizadas pelos deputados estaduais, com coberturas ao vivo das sessões plenárias, audiências públicas, reuniões de comissões e frentes parlamentares, entre outros eventos. Segundo o coordenador da TV ALEMS, Alessandro Perin, o ano de 2024 foi de conquistas. “Nossa responsabilidade é muito grande, pois levamos até à população os assuntos debatidos e apresentados pelos parlamentares. Estamos sempre procurando melhorar nossa programação. Foi um ano de muitas conquistas”, comemorou. Ele explica que atualmente há 16 programas de diferentes segmentos na grade programação. “Trabalhamos com uma equipe competente, dedicada e com responsabilidade que entende o papel de uma TV pública, que é o de levar a informação correta à população sul-mato-grossense. Hoje o sinal da TV ALEMS cobre Campo Grande e cidades até cem quilômetros de distância da capital”, frisou.


Rádio ALEMS: Apuração em tempo real

Representando um canal de aproximação entre o Legislativo Estadual e o cidadão, a Rádio ALEMS busca informar com responsabilidade e agilidade o cidadão sul-mato-grossense. A coordenadora da Rádio ALEMS, Karine Cortez, explica que, a partir de 2019, a emissora consolidou sua atuação como um veículo de relevância social, destacando-se também como uma agência de notícias. “Esse avanço foi marcado pela produção e divulgação de boletins jornalísticos que dão visibilidade aos trabalhos realizados pelos 24 deputados estaduais. Há um ano, a Rádio ALEMS ampliou ainda mais essa atuação ao se tornar um canal aberto de comunicação, em parceria com a Rádio Senado. Atualmente, são 24 horas diárias de programação, com foco principal na cobertura ao vivo dos trabalhos legislativos, como audiências públicas, sessões plenárias e solenidades”, ressaltou a coordenadora. A profissional destacou a cobertura nas Eleições Municipais: “Em uma eqiupe formada por quatro mulheres, fizemos a cobertura ao vivo das Eleições 2024 e foi muito gratificante receber da ALEMS e da secretaria de Comunicação Institucional o apoio e estrutura para concretizar essa divulgação de toda apuração em tempo real. Foi uma honra fazer parte desta história. Que venham muitos anos de sucesso, informações e conexão com o cidadão”, concluiu.

Para efetivar o processo e transmissão do sinal aberto, uma torre foi instalada na Assembleia Legislativa. A estrutura principal da torre metálica e piramidal atinge a altura de 70 metros e sete metros quadrados de base, somando mais 12 metros de elevação do tubulão, totalizando 82 metros de altura. Os sistemas de transmissão estão atualmente configurados no formato digital, oferecendo a capacidade de expansão do sinal tanto para a área aberta como para o interior do Estado.

TV ALEMS e Rádio ALEMS

Ligue a TV no canal 7.2 para assistir (Campo Grande e região), além do canal 9 na TV a cabo para Campo Grande e Dourados. Sintonize a frequência FM 105.5 para ouvir a Rádio. As transmissões também podem ser acompanhadas pelo site oficial da ALEMS nas áreas da TV e Rádio. Também é possível assistir online pelo canal oficial da Assembleia Legislativa de MS no YouTube.

Contato

Você pode falar com a TV e Rádio ALEMS e enviar sugestões. Pelo Instagram e Facebook, é só acessar o @tveradioalems. Entre em contato com a produção da TV ALEMS: (67) 3389-6803 e e-mail: [email protected] e com a Rádio ALEMS: (67) 3389-6488 e e-mail: [email protected].

Relembre:

Sinal aberto da TV e Rádio ALEMS é inaugurado na 12ª Legislatura

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MS

Retrospectiva: Meio ambiente, pauta de destaque no trabalho parlamentar em 2024

Publicados

em

O gesto de dois parlamentares de plantar mudas de ipê no dia 5 de junho de 2024, Dia do Meio Ambiente, é simbólico em se tratando de um dos destaques da atuação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no ano passado: o enfrentamento de problemas ambientais e a promoção de um estado mais sustentável.

Apresentação de projetos, aprovação de leis, manifestações de defesa da natureza sul-mato-grossense, sobretudo do bioma do Pantanal, realização de eventos, abertura de espaço para discussão de demandas diversas e debates e encaminhamentos relativos a problemas ambientais estão entre as ações que demonstram o compromisso da ALEMS com o meio ambiente.

No Dia do Meio Ambiente, os deputados Paulo Corrêa (PSDB), 1º Secretário da ALEMS, e Caravina (PSDB) plantaram mudas de ipê roxo como forma de simbolizar a atenção do Parlamento estadual às pautas ambientais. “Este ato tem um simbolismo muito grande. Isso porque a Assembleia Legislativa cumpre a sua missão de proteger o nosso meio ambiente. As leis que aprovamos aqui mostram isso”, afirmou, na ocasião, Paulo Corrêa, acrescentando que o ato atendeu pedido do presidente Gerson Claro (PP) com a concordância dos demais parlamentares.

Em sua simplicidade, esse ato simboliza a atenção que a Casa de Leis tem dado a questões ambientais. Essa preocupação pode ser notada, por exemplo, na realização de reuniões e outros eventos, que possibilitaram debates com atores de segmentos diversos ligados ao meio ambiente. Foram realizados, com temáticas ambientais, três seminários com a iniciativa e a participação da ALEMS: o V Seminário Estadual da Água, no dia 18 de março, o II Seminário Estadual do Leite, em 4 de junho, e o VII Seminário Estadual da Guavira, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Além dos que ocorreram nesses eventos, debates e encaminhamentos sobre meio ambiente também tiveram lugar em outros momentos proporcionados pela Casa de Leis. No dia 6 de junho, por exemplo, durante a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) visitaram a ALEMS e apresentaram pontos de atenção ambiental do estado, como a importância do reconhecimento do Chaco como um bioma.

As discussões aconteceram, ainda, em reuniões de comissões e frentes parlamentares. É o caso de reuniões da Comissão Permanente de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas, como a realizada no dia 26 de junho, quando foram debatidos problemas de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Outro exemplo desses momentos foi a reunião, no dia 27 de maio, com representantes do Fórum Nacional de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênico (FNCIAT). Nesse evento, foi debatida proposta de regulamentação da aplicação aérea de agrotóxicos na agricultura de Mato Grosso do Sul.


Acadêmicos de Ciências Biológicas da UFMS em visita à ALEMS

(Foto: Aline Kraemer)

As sessões ordinárias também foram espaço para debates sobre problemas relativos ao meio ambiente. Na sessão do dia 11 de julho, por exemplo, os deputados discutiram a seca e o assoreamento dos rios de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o deputado Pedro Kemp (PT) subiu à tribuna e mostrou fotos dos rios Miranda e Taquari e apresentou dados sobre a redução acentuada do volume das bacias hidrográficas do estado. Entre outros assuntos, as queimadas no Pantanal foram debatidas em ocasiões diversas, como na sessão ordinária do dia 11 de junho.

Leis

Durante 2024, também foram aprovadas pelos parlamentares leis que reforçam, em frentes diversas, a legislação sul-mato-grossense de defesa do meio ambiente. Na relação de normativas, estão, por exemplo, a Lei 6.224/2024, que estabelece o 3 de setembro como o Dia do Biólogo, e a Lei 6.274/2024, que institui o Dia da Agricultura Irrigada, celebrado em 15 de junho.

Os deputados também aprovaram a Lei 6.292/2024, que cria o Dia Estadual de Observação de Aves, comemorado em 28 de abril. Foi, ainda, instituído pela Lei 6.291/2024 o Dia Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, celebrado, anualmente, em 29 de setembro. Outro exemplo é a aprovação da Lei 6.352/2024, que cria a Semana de Conscientização do Descarte Adequado do Lixo Perfurocortante, realizada na semana em que cai o dia 16 de maio.

Projetos

Além das leis aprovadas, há propostas tramitando no Parlamento que tratam sobre o enfrentamento da violência contra animais, valorização das espécies regionais, preservação ambiental, redução do lixo, entre outras disposições.

Entre essas proposições, estão os Projetos de Lei 289/2024 e 290/2024, ambos de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). A primeira proposta institui a arara-azul como ave símbolo de Mato Grosso do Sul e a segunda torna o tuiuiú a ave símbolo do Pantanal sul-mato-grossense.

Também tramita na ALEMS o  Projeto de Lei 293/2024, proposto pelo deputado Lucas de Lima (sem partido) e que proíbe o acorrentamento e o confinamento de cães e gatos em locais e condições impróprias. Outra matéria em tramitação é o Projeto de Lei 203/2024, do deputado Lidio Lopes (Patriota), que dispõe sobre a implantação de pontos de travessia de animais silvestres por, sob ou sobre as estradas, rodovias e ferrovias, em todo o território estadual.

Como exemplo de propostas ambientais, também estão os Projetos de Lei 136/2024 e 156/2024. O primeiro, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), estabelece diretrizes para implantação do Programa Lixo Zero em Mato Grosso do Sul. Já o segundo, proposto pelo deputado Gerson Claro (PP), institui o Programa Adote uma Nascente, que visa à preservação de nascentes e à recuperação das que estão em áreas degradadas.

Livros infantis


Página do livro “Memórias de um Ipê Amarelo” 

(Arte: Luciana Kawassaki)

Além dessas e outras iniciativas, a ALEMS, por meio da Comunicação Institucional, também desenvolve um produto que ajuda na construção da consciência ecológica. Trata-se da coleção “Cidadania é o Bicho”, que usa animais do Pantanal como personagens para tratar de várias temáticas ligadas a direitos humanos e democracia.

A preocupação com a natureza sul-mato-grossense é enfatizada, de modo direto, em um dos livros: o “Memórias de um Ipê Amarelo: A história de uma amizade nutrida pela preservação ambiental”, escrito pelas jornalistas Fernanda Kintschner e Gláucia Jandre. O livro narra a história de um resistente ipê e de um corajoso beija-flor, que estimulam a bicharada pantaneira na luta contra as queimadas.

Serviço

Para saber mais sobre as atividades legislativas na defesa do meio ambiente, acesse a página multimídia “ALEMS Sustentável” e as seções de projetos e proposições, das comissões e das frentes parlamentares. Há, na ALEMS, três comissões permanentes e cinco frentes parlamentares que tratam, diretamente, de questões ambientais.

Veja a relação de comissões e frentes parlamentares ligadas ao meio ambiente:

Comissões

Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas

Frentes parlamentares

Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca

Frente Parlamentar em Defesa dos Animais

Frente Parlamentar de Recursos Hídricos

Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação

Frente Parlamentar das Energias Renováveis

Fonte: Assembleia Legislativa de MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA