TRÊS LAGOAS

MULHER

Medicina do Estilo de Vida: mudar hábitos pode curar e prevenir doenças

Publicados

em


source

Alto Astral

Medicina do Estilo de Vida: mudar hábitos pode curar e prevenir doenças
Reprodução: Alto Astral

Medicina do Estilo de Vida: mudar hábitos pode curar e prevenir doenças

Estilo de vida é um tema que vem sendo amplamente discutido nos últimos tempos, pois, cada vez mais, as pessoas saem em busca de alternativas para levar uma vida mais saudável e equilibrada, principalmente aqueles que vivem em correria constante.

E a importância de adquirir e manter hábitos melhores para a saúde física, mental e emocional é tanta que o “lifestyle” se tornou uma possível especialização dentro da medicina. Agora, quem se formar como médico poderá optar por trabalhar com a chamada Medicina do Estilo de Vida.

Mas, afinal de contas, o que essa área propõe? A ideia é olhar para doenças e condições que são desencadeadas ou agravadas por um estilo de vida pouco saudável. Assim, obesidade, diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer, que figuram entre as maiores causas de mortes no mundo, podem ter seus quadros revertidos ou estagnados com mudanças no dia a dia.

“Essa especialização tem como finalidade cuidar do paciente de forma global, mudando seus hábitos para prevenir e tratar doenças. É uma maneira de fornecer as ferramentas necessárias para tal mudança”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

A médica exemplifica ainda sobre a relação entre essa nova medicina e as cirurgias estéticas, contando que quando um paciente com sobrepeso, busca a lipoaspiração, por exemplo, mas existe outra alternativa ao procedimento: trabalhar questões como alimentação, exercícios e outros costumes. A ideia, portanto, é compreender a importância da saúde para o futuro.

Você viu?

“A Medicina do Estilo de Vida é baseada em seis pilares — alimentação, controle do estresse, prática de atividade física, cessação do tabagismo , qualidade de sono e relações interpessoais — e é destinada a todas as faixas etárias”, esclarece a cirurgiã vascular Aline Lamaita.

Segundo ela, é fundamental compreender que esse campo de estudo não atua apenas prevenindo condições, mas também evitando tais aparecimentos, dado que muitas doenças podem ser causadas exclusivamente por hábitos prejudiciais à saúde.

Com base nas seis vertentes trabalhadas, as especialistas deram dicas para começar a colocar em prática hoje mesmo essas medidas que, embora pareçam pequenas, trarão um forte impacto ao futuro. Confira!

  • Alimente-se corretamente: as dietas restritivas não são mantidas por muito tempo, justamente por isso a recomendação das médicas é preocupar-se com aquilo que você coloca no prato e não com o que retira dele. Aposte em alimentos com base vegetal, diminuindo o consumo animal e deixando de lado os industrializados.
  • Largue o cigarro: “além de 80% dos cânceres de pulmão ocorrerem em fumantes, o tabagismo também está associado a uma série de outros problemas, incluindo o envelhecimento precoce da pele e o tromboembolismo”, informa Beatriz.
  • Socialize, se possível: a pandemia e o isolamento social podem ter gerado um afastamento no grupo de amigos, mas manter em contato, mesmo que distante, é fundamental para a vida social. Ligue, converse, faça chamadas de vídeo. Esses momentos contribuem muito para a felicidade e bem-estar. E, claro, quando for seguro, deixe a amizade virtual de lado e prefira o encontro com abraços!
  • Gerencie o estresse: “a cada hora trabalho pare cinco minutos para respirar, tomar um café, olhar pela janela ou simplesmente fechar os olhos. Um tempo de descanso é extremamente importante para manejar o estresse “, destaca Aline. Ela indica ainda a meditação como uma forma de limpar a mente.
  • Durma bem: as médicas lembram que a quantidade de horas de sono é individual, mas, de modo geral, dormir em torno de 7h pode ser o suficiente. Além disso, o ideal é ficar longe dos aparelhos eletrônicos por, pelo menos, 1h antes de se deitar e avaliar sempre sua disposição diária.
  • Exercite-se: esteja sempre em movimento, independentemente de qual seja ele. Nessas horas, vale aumentar os passos e até mesmo subir escadas. “É comprovado que exercícios físicos previnem muitas doenças e até revertem casos de diabetes tipo II, hipertensão e depressão. Então, o ideal é realizar semanalmente 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada”, orienta a cirurgiã plástica.

Fontes: Aline Lamaita , cirurgiã vascular, membro da American College of Lifestyle Medicine com formação em Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard; Beatriz Lassance , cirurgiã plástica, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 24 de julho de 2021

Publicados

em


source
Confira o horóscopo do dia
Marcelo Dalla

Confira o horóscopo do dia


ÁRIES 

Vale sim pensar no futuro, olhar pra frente, encontrar caminhos de realização para ideias inovadoras. Mas hoje a Lua cheia faz aspectos desafiadores, é bom evitar decisões apressadas. Evite discussões também, pois Mercúrio confronta Plutão. Fique atento para as manipulações. Liberdade e independência são as palavras de ordem, você pode refletir sobre situações opressoras e buscar caminhos alternativos. Excelente momento para praticar o desapego e livrar-se de algo que não quer mais. Porém, sem passar por cima dos outros!


TOURO  

Muitas situações continuam chegando ao clímax e ao limite. É hora de decidir: o que é preciso ser deixado para trás? A Lua cheia segue em Aquário, mas hoje faz aspectos tensos, é importante aperfeiçoar projetos. Evite críticas rígidas, não dê margem para o desânimo, a descrença ou o pessimismo. Evite também acumular muitos compromissos ou acelerar demais. O melhor mesmo é pegar mais leve consigo mesmo e com os outros. A flexibilidade, a calma, a sensibilidade e a diplomacia é que garantem o avanço em seus projetos. 

GÊMEOS  

Cultivar liberdade, mas com responsabilidade. Sem negligenciar os compromissos ou abandonar as pessoas que ama. O bem estar individual deve ser levado em consideração, tanto quanto o bem estar da coletividade. Uma reflexão importante para a Lua, que segue na fase cheia em Aquário. É tempo de liberar velhas mágoas e promover limpezas emocionais. Há disposição para seguir em busca do que deseja, mas procure comunicar-se com amor. Mercúrio e Netuno favorecem o refinamento e a sensibilidade na comunicação.

CÂNCER

A Lua cheia de Aquário inspira libertações. Pode ser que seja preciso mudar a rota, encontrar novos caminhos, abandonar velhos vícios e apegos. O período revela sua maturidade nos intercâmbios, a verdade, a cumplicidade e o comprometimento em suas relações. Hoje a Lua desafia Saturno e Urano, procure ganhar tempo para refletir antes de tomar decisões importantes. O que deve ser reinventado? Quais as velhas estruturas que já não se sustentam? O que já não condiz com sua consciência e deve ser deixado para trás?

LEÃO 

Com a Lua cheia em Aquário vale tomar mais cuidado com os relacionamentos. Evite pecar pela agressividade, prefiro promover limpezas e mudanças em hábitos e comportamentos. Preste atenção para não idealizar uma pessoa ou situação, nem intoxicar-se com relações negativas. Mercúrio desafia Plutão, é importante equilibrar a autonomia com o respeito. Abrir-se para a ternura, a imaginação, o romantismo e a compaixão, sem atitudes agressivas, tanto nos assuntos profissionais quanto na vida amorosa.

VIRGEM 

Você viu?

Você pode agir com autonomia, com cuidado para não parecer muito crítico. Com a Lua cheia em Aquário, todos ficam mais sensíveis e avessos às restrições de qualquer espécie. É importante cultivar diplomacia, gentileza e prudência ao se relacionar. Mercúrio desafia Plutão: esteja atento para evitar disputas e manipulações. O desafio é lidar com as demandas práticas, as responsabilidades e o ritmo acelerado dos acontecimentos, ao mesmo tempo em que evita a impaciência, a intolerância e a imprudência.

LIBRA 

Época ideal para se desfazer de tudo o que impede seu crescimento. Qual é seu objetivo no trabalho? Quais são suas metas e seus projetos de longo prazo? O que é preciso finalizar de vez e já não condiz com sua consciência e maturidade? A Lua cheia segue em Aquário: é importante refletir, cultivar momentos de introspecção, analisar melhor propostas e negociações para evitar enganos. Cultivar compreensão, alegria e gratidão acima de tudo. Vale prestar mais atenção à sua intuição também.

ESCORPIÃO 

Evite cobranças: a Lua cheia em Aquário pede liberdade, independência e autonomia. Com o coração aberto, você pode esclarecer mal-entendidos e dissolver desconfianças. Muitas situações chegam ao limite. Mercúrio confronta Plutão, pedindo um cuidado maior com discussões, confrontos e disputas de poder. Atenção para não embarcar numa mentira ou ilusão, nem perca tempo com conflitos improdutivos. É importante ser mais diplomático, cordial e profissional, menos passional. 

SAGITÁRIO 

A Lua em Aquário beneficia as mudanças e a quebra de velhos condicionamentos. Mas é importante ganhar tempo para cuidar bem de si mesmo. Mercúrio e Plutão se desentendem: cuidado com especulações financeiras, não tome grandes decisões em compras e negócios sem antes pesquisar. Invista numa comunicação competente, não acredite na primeira impressão. Com a Lua cheia, não é hora de provocar ninguém. É bom desacelerar, evitar exigências e cultivar mais independência.

CAPRICÓRNIO  

Vale fazer algo diferente e deixar velhos hábitos para trás com a Lua cheia em Aquário. Se suas relações estão desgastadas, você pode fazer um convite original, mostrar-se mais aberto. Cuidado para não incomodar as pessoas com críticas e reclamações! A Lua desafia Saturno e Urano, pedindo cuidado com a pressa, a impaciência e a intolerância. Procure não se estressar inutilmente e mantenha a calma para avaliar suas ações com mais tranquilidade. Ensinamentos elevados são antídotos para o pessimismo. 

AQUÁRIO 

A Lua cheia segue em seu signo, procure desacelerar e refletir antes de tomar grandes decisões. O cuidado deve ser com a inquietação, pois fica mais difícil realizar tarefas repetitivas, ou ficar por muito tempo parado num só lugar. Procure colocar-se em movimento. Cuidado para não bater de frente com parceiros e colegas de trabalho. Você pode rearranjar situações que se arrastam, transformar ou libertar relações que se tornaram difíceis ou emperradas. Tudo o que favoreça a quebra de velhos hábitos e padrões está favorecido.

PEIXES

Cultive a independência emocional com a Lua cheia em Aquário. Perceba agora o que já não condiz com sua consciência e deve ser deixado para trás. É importante dialogar com amor, consultar diversas opiniões, buscar clareza antes de tomar decisões. O desafio é equilibrar os compromissos e responsabilidades com a vontade de se recolher, fantasiar e viajar para outras realidades. Ainda bem que Mercúrio se alinha a Netuno, favorecendo a expressão sensível e inspirada. A prosa se mistura com a poesia!

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA