TRÊS LAGOAS

MATO GROSSO DO SUL

Tempo deve permanecer instável nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul

Publicados

em


A previsão do tempo para esta quinta-feira (25) é de chuvas e tempestades em Mato Grosso do Sul, conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC).

O destaque é para a região sudoeste do Estado, onde há probabilidade de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de ventos entre 40km/h e 70km/h e eventual queda de granizo.  De acordo com a coordenadora do CEMTEC, Valesca Fernandez, o fato se dá devido a aproximação de uma frente fria, aliada a passagem de cavados. “Além disso, o aquecimento diurno e o transporte de umidade favorecem o tempo instável”, completou.

Em Campo Grande e Dourados, o dia deve ser de céu encoberto com chuvisco. Na Capital, os termômetros devem registrar mínima de 24°C e máxima de 34°C, e a umidade relativa do ar deve variar entre 45% e 90%. Já na segunda maior cidade do Estado, a mínima deve ser de 25°C e 36°C, e a umidade em torno de 40% e 85%.

Veja no mapa abaixo a previsão para algumas das principais cidades das cinco regiões do Estado.

Joilson Francelino, Subcom

Foto: Chico Ribeiro

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Representantes da CGE farão palestra sobre PMSI e LGPD em encontro estadual

Publicados

em


Representantes da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE/MS) foram convidados a participarem do 19º Encontro Anual da Coordenadoria Estadual de Controle Avaliação e Auditoria que será realizado de 1º a 3 de dezembro, a partir das 13h30, virtualmente.

A abertura oficial ficará por conta do assessor da CGE e coordenador do Programa MS de Integridade (PMSI), João Francisco Arcoverde Lopez. A palestra com o mesmo nome do programa vai tratar sobre a cultura da integridade e ética no serviço público; apresentar algumas ferramentas de prevenção a fraudes e à corrupção; transparência, eficiência e qualidade no meio público.

João Arcoverde conta que esclarecer sobre um assunto tão complexo e importante sempre é desafiador. “O PMSI é árduo e dinâmico, pois não tem fim. É importante não só os profissionais, mas toda a sociedade entender a dimensão e os reflexos positivos que ele pode trazer para a gestão pública”, afirma.

Após o intervalo, quem compartilhará dos conhecimentos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais será a auditora do Estado da CGE/MS, Rosely Pereira Maia, com a temática “LGPD no âmbito do Poder Executivo Estadual”, que contará ainda com a participação auditora de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS), Nara Luzia Silveira Coelho.

O conteúdo que será abordado faz parte da Cartilha LGPD, elaborada pelo “Comitê de implementação e adequação à LGPD em Mato Grosso do Sul” – criado em fevereiro de 2021 – e composto por integrantes da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Superintendência de Gestão da Informação (SGI) no qual Rosely preside a equipe.

A auditora aponta que a implantação da LGPD ocorre ao longo do tempo. “Os servidores ainda estão conhecendo os detalhes por ser uma lei relativamente nova. Sendo assim, são fundamentais a adesão e o conhecimento de todos, pois o poder público é o maior acumulador de dados e na área da saúde não é diferente”, pontua.

No segundo dia, os trabalhos começam com a palestra “Efeitos da covid-19 sobre as pessoas” ministrada pelo psiquiatra Juberty Antônio de Souza. Logo após, será a vez da enfermeira e doutora em Ciências, Letícia Yamawaka de Almeida falar sobre “Práticas de Saúde Baseada em Evidências e Política informada por Evidências”.

O encerramento das atividades ficará por conta do escritor e procurador do Estado do Paraná, Hamilton Bonatto, que discorrerá sobre “Lei nº 14.133 – principais Mudanças”. Confira aqui a programação completa.

Karla Tatiane, CGE

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA