MATO GROSSO DO SUL
Procon/MS orienta sobre falsas mensagens enviadas em nome da instituição

Há mais de cinco meses, mensagens sobre falsos processos de abertura de reclamação têm sido atribuídas ao Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor). Por conta disso, a instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) orienta para que cuidados adicionais sejam adotados e os casos denunciados.
Em outubro, os canais de atendimento do Procon/MS receberam 87 contatos referentes a tentativa de golpe. As falsas mensagens, em sua maioria enviadas a empresas, notificam sobre abertura de reclamação de consumidor, sendo acompanhadas de um link para que se visualize o processo. O conteúdo, nesse caso, é malicioso e não deve ser acessado.
“Temos reforçado o alerta para que fornecedores e consumidores estejam atentos ao receber esse tipo de mensagem. Na dúvida, procure o atendimento do Procon/MS pelos telefones (67) 3316-9800 ou Disque Denúncia 151”, esclarece o secretário-executivo do Procon/MS, Antonio José Angelo Motti. O caso já foi encaminhado para investigação policial.
Recomendações
Sempre verifique a origem da mensagem. As comunicações oficiais do Procon/MS utilizam o domínio “@procon.ms.gov.br”. Desconfie de e-mails que não sigam esse padrão.
Não clique em links. Os golpes têm se utilizado dessa prática para enganar os fornecedores e consumidores, sugerindo que acessem um link ou façam download para acessar a reclamação.
Denuncie o caso. Não esqueça de informar ao Procon/MS sobre a ocorrência, enviando texto do e-mail recebido para [email protected].
Texto e fotos: Kleber Clajus, Procon/MS
Fonte: Governo MS


MATO GROSSO DO SUL
Ampliando atendimento, Funtrab inaugura a Casa do Trabalhador em Jaraguari

O diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, e o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, inauguram na segunda-feira (10), às 10 horas, em Jaraguari, a 35ª Casa do Trabalhador no Estado.
A implantação das Casas do Trabalhador é um trabalho pioneiro no Estado desenvolvido em parceria com a Funtrab, Ministério do Trabalho e Prefeitura de Jaraguari, proporcionará mais capilaridade do Sistema Público de Emprego de Mato Grosso do Sul e maior integração com as políticas locais de desenvolvimento econômico e social.
Realizará atendimentos nas áreas de intermediação de mão de obra, orientações sobre Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho Digital e qualificação social e profissional. A Casa do Trabalhador fica na Rua Orlando Nogueira, 461 – Centro.
Devido à localização, a Casa do Trabalhador poderá também atender trabalhadores de Bandeirantes, Rochedo e Corguinho. Jaraguari atende ainda a dois critérios exigidos para abertura de novas unidades de atendimento (em municípios com PEA inferior a 10 mil habitantes), que são: servir como polo para o atendimento aos trabalhadores de outros municípios da mesma microrregião e o registro de admitidos ou desligados mais recente é superior que as médias obtidas.
“O município possui diversas comunidades rurais, 19 assentamentos, cooperativas, Agricultura Familiar bastante desenvolvida com uma produção favorável de gêneros alimentícios e o turismo ainda poderá mudar a realidade socioeconômica de Jaraguari”, argumenta o diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Jr.
A Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), se empenha em integrar as ações na área do trabalho mais especificamente, na formulação e execução de Políticas Públicas de amparo ao trabalhador desempregado, geração de emprego e renda, elevação da qualidade dos empregos existentes e qualificação profissional.
Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab
Fonte: Governo MS
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Referência em pós-graduação, Impa passa a ter também ensino superior
-
BRASIL6 dias atrás
Electrolux e outras 19 marcas vão patrocinar o BBB24
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil
-
EDUCAÇÃO5 dias atrás
Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
-
TURISMO6 dias atrás
5 em cada 10 brasileiros priorizam viagens no fim do ano, diz pesquisa
-
EDUCAÇÃO3 dias atrás
Brasil tem 25 milhões de compradores de livros
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Rio de Janeiro sediará o Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Mapa lança Programa Nacional para Conversão de Pastagens Degradadas