MATO GROSSO DO SUL
Incêndios são controlados no Pantanal e equipes continuam trabalho de rescaldo e monitoramento da região

As chuvas que caíram nos últimos dias no Estado e o trabalho intenso do Corpo de Bombeiros amenizaram a situação das queimadas no Pantanal Sul-Mato-Grossense. O boletim divulgado nesta segunda-feira (20) destaca que as imagens de satélite não apontam nenhum foco de incêndio na região.

De acordo com o Corpo de Bombeiros 72 militares continuam nos locais que tiveram os incêndios no Pantanal para fazer o trabalho de rescaldo e monitoramento de toda região, já que a previsão é que as altas temperaturas ainda continuem nos próximos dias. A Operação segue estendida até o momento que não for mais necessária a atuação.
A Operação Pantanal 2023 está sendo realizada nas últimas semanas pelo Corpo de Bombeiros com ampliação na estrutura de combate a incêndios na região, com o objetivo de proteger a fauna, flora e propriedades que estejam localizadas no bioma pantaneiro. O trabalho coletivo também tem a participação de brigadistas e apoio de trabalhadores rurais.
No último sábado (18) os trabalhos se concentraram na região do Paiaguás, que faz divisa com o Mato Grosso, com objetivo de extinguir parte do incêndio que estava chegando a algumas propriedades. No mesmo dia em Cipolândia equipes combateram focos que estavam na região de pastagens, também localizadas em propriedades rurais.
Na última semana três aeronaves apoiavam os trabalhos de combate às chamas, duas delas ‘air tractor’ que transporta até 3 mil litros de água para áreas de difícil acesso, com atuação no Paiaguás e no Rio Negro.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Fonte: Governo MS


MATO GROSSO DO SUL
Ampliando atendimento, Funtrab inaugura a Casa do Trabalhador em Jaraguari

O diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, e o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, inauguram na segunda-feira (10), às 10 horas, em Jaraguari, a 35ª Casa do Trabalhador no Estado.
A implantação das Casas do Trabalhador é um trabalho pioneiro no Estado desenvolvido em parceria com a Funtrab, Ministério do Trabalho e Prefeitura de Jaraguari, proporcionará mais capilaridade do Sistema Público de Emprego de Mato Grosso do Sul e maior integração com as políticas locais de desenvolvimento econômico e social.
Realizará atendimentos nas áreas de intermediação de mão de obra, orientações sobre Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho Digital e qualificação social e profissional. A Casa do Trabalhador fica na Rua Orlando Nogueira, 461 – Centro.
Devido à localização, a Casa do Trabalhador poderá também atender trabalhadores de Bandeirantes, Rochedo e Corguinho. Jaraguari atende ainda a dois critérios exigidos para abertura de novas unidades de atendimento (em municípios com PEA inferior a 10 mil habitantes), que são: servir como polo para o atendimento aos trabalhadores de outros municípios da mesma microrregião e o registro de admitidos ou desligados mais recente é superior que as médias obtidas.
“O município possui diversas comunidades rurais, 19 assentamentos, cooperativas, Agricultura Familiar bastante desenvolvida com uma produção favorável de gêneros alimentícios e o turismo ainda poderá mudar a realidade socioeconômica de Jaraguari”, argumenta o diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Jr.
A Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), se empenha em integrar as ações na área do trabalho mais especificamente, na formulação e execução de Políticas Públicas de amparo ao trabalhador desempregado, geração de emprego e renda, elevação da qualidade dos empregos existentes e qualificação profissional.
Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab
Fonte: Governo MS
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Referência em pós-graduação, Impa passa a ter também ensino superior
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil
-
BRASIL6 dias atrás
Electrolux e outras 19 marcas vão patrocinar o BBB24
-
EDUCAÇÃO5 dias atrás
Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
-
TURISMO6 dias atrás
5 em cada 10 brasileiros priorizam viagens no fim do ano, diz pesquisa
-
EDUCAÇÃO3 dias atrás
Brasil tem 25 milhões de compradores de livros
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Rio de Janeiro sediará o Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável
-
TRÊS LAGOAS3 dias atrás
Atletas de Três Lagoas conquistam 4 medalhas de Ouro no 10º Open de Jiu-Jitsu em Dracena