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Contrato de gestão: Sejusp apresenta avanços na segurança pública em reunião com a Segov

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Neste ano, secretaria assumiu 14 compromissos que estão em pleno andamento

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou o desempenho do contrato de gestão para a pasta em 2025 durante reunião, na quinta-feira (24), com a equipe da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem). O encontro teve como objetivo avaliar os resultados já alcançados e alinhar os próximos passos dos projetos estratégicos previstos para este ano.

Neste ciclo, a Sejusp tem o desafio de executar 14 projetos, entre eles o MS em Ação: Segurança e Cidadania – SEJUSP, iniciativa realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cidadania. O projeto tem como foco facilitar o acesso a serviços gratuitos, promovendo inclusão social e melhoria na qualidade de vida dos povos originários. Na última edição, realizada no início de abril, na Aldeia Porto Lindo, em Japorã, mais de 3 mil atendimentos gratuitos foram prestados à comunidade indígena.

Outro compromisso de destaque é a criação de novos Conselhos Comunitários de Segurança Indígenas, uma iniciativa que já está presente em 16 aldeias de Mato Grosso do Sul. Os conselhos são considerados instrumentos fundamentais para aproximar a segurança pública das comunidades indígenas e fortalecer ações conjuntas que contribuam para o bem-estar e a proteção social dos povos originários.

O contrato de gestão da Sejusp também contempla metas do Programa Mulher Segura (PROMUSE), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Entre os compromissos firmados, destaca-se a intensificação de operações voltadas à busca, apreensão e prisão de autores de violência doméstica, ampliando a proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Os compromissos também passam pela estruturação dos batalhões ambientais, ampliação do policiamento ostensivo em Campo Grande, estruturação do patrulhamento rural, instalação de salas lilás, inclusão social na identificação civil, além de projetos que contemplam a Superintendência de Assistência Socioeducativa.

“O andamento está dentro do previsto, e a expectativa é de que os avanços continuem nos próximos meses”, avaliou o secretário-executivo da Segem, Thaner Castro Nogueira.

O secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, também ressaltou a importância da atuação integrada e do foco nos resultados:

“Estamos comprometidos com uma gestão eficiente, que entregue resultados concretos para a população. Os projetos em andamento reforçam nossa missão de garantir segurança ao povo sul-mato-grossense”, afirmou Videira.

Iniciado em 2015 com o objetivo de estabelecer metas claras e compromissos anuais para cada secretaria, fundação e autarquia do governo estadual, o contrato de gestão celebra dez anos em 2025 e é coordenado pela Segem.

Também participaram da reunião e apresentaram avanços em seus respectivos contratos representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Comunicação Sejusp

Fonte: Governo MS

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MATO GROSSO DO SUL

Com linguagem simples e atendimento pelo WhatsApp, Glória aproxima o Detran-MS da população

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) deu um passo ousado rumo à transformação digital com o lançamento de sua nova atendente virtual Glória. Com suporte de inteligência artificial e atendimento exclusivo via WhatsApp, a ferramenta já está revolucionando a forma como os sul-mato-grossenses acessam os serviços públicos do órgão.

O nome, escolhido com criatividade e bom humor, remete à expressão popular usada quando se resolve um problema complicado: “Ôh, Glória!”. E é exatamente essa a proposta, tornar simples o que antes era sinônimo de burocracia e demora.

Foto: Rachid Waqued

Com um visual moderno e acolhedor, Glória foi projetada para refletir a simpatia típica dos moradores de Mato Grosso do Sul e os valores de inovação e proximidade com o cidadão. Desenvolvida para se comunicar de forma clara, descomplicada e acessível, ela é capaz de realizar consultas de pontuação da CNH, verificar débitos de veículos registrados no Estado, emitir guias e até encaminhar o usuário para um atendimento humano, sempre que solicitado, tudo isso sem sair da conversa no WhatsApp.

Desde que entrou em operação, no último dia 21 de abril até o lançamento oficial para o governador Eduardo Riedel no dia 7 de maio, Glória já mostrou a que veio. Em apenas 15 dias, foram registrados 2.730 atendimentos pelo número (67) 3368-0500, com impressionantes 68.835 mensagens trocadas com usuários. Nesse período, 1.078 atendimentos foram encaminhados para atendimento humano, demonstrando a eficiência do filtro inicial automatizado.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Lui, o desenvolvimento de Glória foi iniciado em novembro do ano passado. “Foram cerca de seis meses de trabalho até a entrega da primeira versão. Mas ela continua sendo aperfeiçoada constantemente, para acompanhar as necessidades do cidadão e a evolução da tecnologia”, afirma.

Para o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a nova ferramenta faz parte de uma política contínua de modernização e transformação digital da gestão do governador, Eduardo Riedel. Em missão internacional na Estônia, país referência mundial em governo digital, Rudel destaca a importância de seguir investindo em soluções inteligentes que coloquem o cidadão no centro dos serviços públicos.

“Estamos vivendo uma nova era no serviço público. A Glória é só o começo. Queremos que o atendimento ao cidadão seja cada vez mais ágil, intuitivo e resolutivo. Nossa missão na Estônia é justamente buscar ideias, tecnologias e soluções que possam ser adaptadas à nossa realidade, sempre com foco na eficiência e na humanização do serviço”, afirma.

A chegada de Glória representa mais do que uma inovação tecnológica. É um marco na modernização dos serviços públicos no Estado, reafirmando o compromisso do Detran-MS com a excelência no atendimento, com foco na agilidade, comodidade e, acima de tudo, no respeito ao tempo e à experiência do usuário.

Licenciamento 2025

Conforme o Calendário de Licenciamento 2025, os proprietários de veículos com placas finalizadas em 3 devem regularizar a documentação até o fim deste mês. Para facilitar o processo, basta acionar a Glória no WhatsApp e solicitar a emissão da guia de pagamento.

A atendente virtual funciona 24 horas por dia para consultas de CNH e veículos. Já a emissão das guias, que no momento é realizada com suporte de atendentes humanos, está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, também pelo número (67) 3368-0500.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rodrigo Maia (capa)

Fonte: Governo MS

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