MATO GROSSO DO SUL
Contrato de Gestão da Casa Civil com Governo de MS tem 89% das metas executadas

Avançar na execução das metas estabelecidas pelo Governo do Estado no Contrato de Gestão assinado com a Casa Civil para alcançar a excelência nas entregas. Essa foi a tônica na reunião de monitoramento das tarefas estabelecidas pelo governador Eduardo Riedel.
Segundo o secretário-adjunto Flávio Brito, a Casa Civil está trabalhando em todo planejamento para finalizar 2023 com as etapas cumpridas dentro dos prazos determinados. “Estamos atuando no atendimento das metas de 2023 e já vislumbrando algumas ações que podem ser inseridas num projeto futuro”, explicou Flávio.
Na Casa Civil, três projetos foram firmados no documento assinado entre o governador Eduardo Riedel com o secretário Eduardo Rocha: fortalecer a estrutura de atuação no Distrito Federal; sistematização de gerenciamento da execução das emendas federais; e alinhamento político interinstitucional – todos com a média de 89% de execução.
Na reunião desta segunda-feira (20), o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, disse que o nível de execução das metas da Casa Civil está positivo e ainda destacou os avanços que alguns projetos vão gerar para a gestão pública. “É importante ressaltar a importância de alguns planos da Casa Civil, como o da sistematização dos processos das emendas parlamentares que dará mais celeridade como também a possibilidade de acompanhamento da execução tanto por parte do Governo como também dos deputados”, afirmou Thaner.
A secretaria também está com o Portfólio de Ações para Emendas Parlamentares 2024 já concluído. O documento contém projetos e ações do Governo do Estado que podem receber recursos das emendas parlamentares indicadas pelos deputados estaduais, como também da bancada federal. “Esse portfólio é uma espécie de catálogo de assuntos importantes nas mais diversas áreas de atuação da gestão pública”, disse Édio Viegas, superintendente das Emendas Parlamentares da Casa Civil.
A ordem na secretaria é focar nas entregas para concluir o ano com o dever de casa realizado. “Estamos debruçados no atendimento às metas que o governador Eduardo Riedel colocou para a Casa Civil. Essa é uma palavra de ordem dentro da secretaria e uma determinação do secretário Eduardo Rocha”, completou o secretário-adjunto Flávio Brito.
Na ocasião da assinatura do documento, em maio deste ano, o secretário Eduardo Rocha considerou a ação de extrema importância porque define papéis, metas e projetos que cada secretário deve ter como objetivo a ser alcançado ao longo do ano. “Uma gestão programada e organizada, assim como está sendo feito no Governo do Eduardo Riedel, tem maior potencial para se chegar ao sucesso”, disse Eduardo Rocha.
Beatricce Bruno, Casa Civil
Renata Brum, SEGEM
Foto: Max Arantes
Fonte: Governo MS


MATO GROSSO DO SUL
Ampliando atendimento, Funtrab inaugura a Casa do Trabalhador em Jaraguari

O diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, e o prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues Nogueira, inauguram na segunda-feira (10), às 10 horas, em Jaraguari, a 35ª Casa do Trabalhador no Estado.
A implantação das Casas do Trabalhador é um trabalho pioneiro no Estado desenvolvido em parceria com a Funtrab, Ministério do Trabalho e Prefeitura de Jaraguari, proporcionará mais capilaridade do Sistema Público de Emprego de Mato Grosso do Sul e maior integração com as políticas locais de desenvolvimento econômico e social.
Realizará atendimentos nas áreas de intermediação de mão de obra, orientações sobre Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho Digital e qualificação social e profissional. A Casa do Trabalhador fica na Rua Orlando Nogueira, 461 – Centro.
Devido à localização, a Casa do Trabalhador poderá também atender trabalhadores de Bandeirantes, Rochedo e Corguinho. Jaraguari atende ainda a dois critérios exigidos para abertura de novas unidades de atendimento (em municípios com PEA inferior a 10 mil habitantes), que são: servir como polo para o atendimento aos trabalhadores de outros municípios da mesma microrregião e o registro de admitidos ou desligados mais recente é superior que as médias obtidas.
“O município possui diversas comunidades rurais, 19 assentamentos, cooperativas, Agricultura Familiar bastante desenvolvida com uma produção favorável de gêneros alimentícios e o turismo ainda poderá mudar a realidade socioeconômica de Jaraguari”, argumenta o diretor-presidente da Funtrab, Ademar Silva Jr.
A Funtrab, vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação), se empenha em integrar as ações na área do trabalho mais especificamente, na formulação e execução de Políticas Públicas de amparo ao trabalhador desempregado, geração de emprego e renda, elevação da qualidade dos empregos existentes e qualificação profissional.
Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab
Fonte: Governo MS
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Referência em pós-graduação, Impa passa a ter também ensino superior
-
BRASIL6 dias atrás
Electrolux e outras 19 marcas vão patrocinar o BBB24
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Brasil não avança na meta de universalização da educação infantil
-
EDUCAÇÃO5 dias atrás
Ministério da Educação estuda fim dos cursos de licenciatura 100% EaD
-
TURISMO6 dias atrás
5 em cada 10 brasileiros priorizam viagens no fim do ano, diz pesquisa
-
EDUCAÇÃO3 dias atrás
Brasil tem 25 milhões de compradores de livros
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Rio de Janeiro sediará o Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Mapa lança Programa Nacional para Conversão de Pastagens Degradadas