TRÊS LAGOAS

MATO GROSSO DO SUL

Com apoio da Fundesporte, canoagem de MS resgata o Rali de Bonito com prova no domingo

Publicados

em

Realizado pela primeira vez em outubro de 1989, o Rali de Canoagem de Bonito foi uma das provas mais concorridas e ganhou destaque na mídia nacional, contribuindo também para alavancar o ecoturismo na Serra da Bodoquena. Apesar da repercussão da disputa em um ambiente natural incrível e alto grau de dificuldades, atraindo atletas de todo o país, a competição rendeu apenas cinco edições.

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e prefeitura de Bonito, a Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul está resgatando este ano o rali como uma prova emblemática com a proposta de torná-lo novamente uma prova de referência para este esporte. Uma nova edição será disputada neste fim de semana, no Rio Formoso.

Rafael Girotto, de Aquidauana, presidente da CBCa

“O Rali de Bonito é histórico, surgiu numa época (entre os anos de 1980 e 90) em que era realizado em várias regiões do Brasil, e ficou marcado pelas características de um lugar ideal, com muita adrenalina e cercado de muita natureza”, afirma o sul-mato-grossense Rafael Girotto, presidente da CBCa e ex-presidente da federação de MS.

Popularizar a canoagem

1º Rali de Bonito foi destaque no Jornal do Brasil

Rafael é também atleta ranqueado pela CBCa e fala com entusiasmo da categoria: “a ideia é resgatar essa prova emblemática, que agrega todos os canoístas, promovendo ao mesmo tempo um intercâmbio entre os veteranos e novos atletas”. O dirigente realça o apoio do Governo do Estado a esta prova e ao campeonato regional, que segue no próximo dia 29, em Porto Murtinho, e adianta que o rali voltou para ficar.

“A nossa meta é tornar o Rali de Bonito novamente uma prova nacional, como forma de fortalecer e popularizar a canoagem do Estado e divulgar nossas belezas naturais”, observa. “Estamos resgatando a prova, com uma disputa aberta, sem contar ponto para o ranking, e estamos trabalhando para difundir mais a canoagem do Estado, que é forte, mas pouco praticada, envolvendo apenas oito dos 79 municípios.”

Rio Formoso: adrenalina em um ambiente fantástico

Percurso de cachoeiras

As cinco primeiras edições do Rali de Bonito foram realizadas no Rio Formoso, cujo percurso se estendia do Balneário Municipal ao antiga Ilha do Padre (hoje Eco Park Porto da Ilha). A prova deste domingo (15), às 9h, terá a metade (6 km) do trajeto no mesmo rio – do Hotel-Fazenda Cachoeira ao Porto da Ilha -, com quatro cachoeiras. O rali é disputado por equipes de três atletas e se caracteriza pelos obstáculos naturais.

“O rali volta sem a dimensão do que foi no passado, mas se tornará com certeza em nível nacional a partir de 2023”, aposta o bonitense Eurípedes Pinho, 50. Ele é um dos principais atletas do Estado na sua categoria – venceu a primeira prova do Campeonato Estadual, disputada em março, em Campo Grande – e participou com destaque das edições anteriores do rali. A prova de domingo terá a participação de uma equipe de São Paulo.

Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Divulgação

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO DO SUL

Governo do Estado entrega mais de 14 mil cobertores para Campo Grande que promete entrega imediata

Publicados

em

Campo Grande recebeu nesta quarta-feira (25) cobertores adquiridos pelo Governo do Estado com recursos do Fundo de Investimento Social (FIS). As 14.534 unidades foram entregues para o secretário Municipal de Assistência Social, José Mario Antunes, em solenidade no programa Rede Solidária, no Jardim Noroeste.

Adriano Chadid, secretário em exercício da Secretaria de Estado de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realizou a entrega ao lado do secretário de Estado de Governo, Eduardo Rocha, e da secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Nardes, com a participação do deputado estadual Herculano Borges.

José Mario Antunes disse que os cobertores chegaram em excelente hora. “Muito importante essa entrega. Todo ano estamos com essa parceria para atender as famílias em extrema situação de vulnerabilidade. Esses cobertores serão distribuídos pelos nossos 21 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) localizados nas sete regiões do município de Campo Grande e também no distrito de Anhanduí. Imediatamente vamos encaminhar [os cobertores] para as nossas unidades, pois está prevista uma grande frente fria em breve”, pontuou o secretário.

Moradora do Jardim Noroeste, Simone Silva, 33 anos, mãe de quatro filhos, enfatizou que a entrega chega no momento em que precisa e vai ajudar a sua família a se manter aquecida. “Vai ajudar bastante. Minha família e as outras também que estão precisando. Deus abençoe a todos por essa coberta”, disse a moradora.

Chadid reforçou a parceria com o município de Campo Grande em situações que atendem as famílias em vulnerabilidade social, como a entrega de cobertores, o programa Mais Social e o Energia Social. Os secretários Eduardo Rocha e Ana Nardes enfatizaram o momento oportuno da entrega, possibilitando a utilização plena dos cobertores durante o inverno.

Ao centro, a moradora do Jardim Noroeste, Simone Silva, recebeu o cobertor pelo município de Campo Grande

Os 80 mil cobertores adquiridos pelo Governo do Estado estão sendo entregues também para os demais 78 municípios. A quantidade de cobertores foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartire da assistência social (CIB/MS), com deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). Corumbá, por exemplo, receberá 3.007 cobertores. Dourados fica com 5.052 e Três Lagoas, 3.038. A lista completa pode ser conferida no Diário Oficial do Estado (DOE/MS), 10.820.

O cobertor entregue é do tipo casal, com material em manta em microfibra, 100% poliéster, medindo 1,80 x 2,20 m e gramatura de 190 g. Cada unidade saiu por R$ 40,44, totalizando investimento de R$ 3.235.600,00 reais.

Para a Defesa Civil de MS foram destinados 1,5 mil cobertores, para atendimentos específicos via órgão, que muitas vezes alcança localidades de difícil acesso em nosso estado. Essa destinação também foi pactuada na CIB/MS.

Leomar Alves Rosa, Sedhast
Fotos: Monique Alves

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO DO SUL

MAIS LIDAS DA SEMANA